Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec

InovaTec UFSM Parque Tecnológico marca presença no South Summit Brasil 2024 em Porto Alegre

Entre os dias 20 a 22 de março, Porto Alegre se tornou o ponto de encontro de startups, empresas e investidores do mundo todo. Neste ano o evento, sediado no Caís Mauá, reuniu mais de 23 mil pessoas de 55 países, 800 palestrantes, 7 mil empresas e mais de 3 mil startups. O InovaTec UFSM Parque Tecnológico e demais atores do ecossistema santa-mariense através de seus representantes, e com apoio do Sebraex e Inova Centro, marcaram presença ao longo destes 3 dias, criando networking, desenvolvendo projetos e novas perspectivas sobre as tendências em inovação e empreendedorismo.

Da esquerda para a direita: Eduardo Soriano/PECEGE; Thaiane Marques/Weecaps; Anderson Paim/ InovaTec; e Joaquim H. Cunha Filho/ WBGI. Crédito de Imagem: WBGI

No primeiro dia de South Summit, Anderson Paim, gestor da Pulsar Incubadora Tecnológica, vinculada ao InovaTec, e Thaiane Marques, CEO da Weecaps, startup incubada no Parque, participaram do painel “AgTech Valley Piracicaba: Estratégias para fomentar negócios entre as Foodtechs gaúchas e o Sudeste Brasileiro” no palco RS Innovation, com a participação de Joaquin H. Cunha Filho, co-fundador e diretor da AgTech We Believe in Great Ideas/WBGI, e mediação de Eduardo Soriano, gestor no Instituto PECEGE. Thaiane descreveu a participação no South Summit Brasil 2024 como uma experiência enriquecedora. “No painel, compartilhei minha visão sobre as oportunidades e desafios enfrentados por mim e pela Weecaps ao conectar com o Sudeste brasileiro, principalmente considerando a relevância do Agtech Valley Piracicaba como um polo de inovação.” afirmou.

No painel, a CEO da Weecaps destacou a importância do networking entre as pessoas e a colaboração entre empresas, universidades e instituições para criar um ecossistema propício ao desenvolvimento e crescimento das Foodtechs, incentivando a troca de conhecimentos e experiências. “Saí do palco com um sentimento de gratidão por ter tido a oportunidade de contribuir para uma conversa tão relevante e estimulante. Participar do RS Innovation Stage no South Summit Brazil foi gratificante, pois me permitiu compartilhar meu conhecimento e contribuir para impulsionar a inovação e o crescimento das Foodtechs brasileiras.” finalizou.

Ao final do evento, Anderson Paim fez um panorama sobre a participação do InovaTec UFSM Parque Tecnológico neste que é um dos mais relevantes na área de inovação e empreendedorismo. No primeiro ano viemos descobrir o que este evento de classe mundial tinha para oferecer para nosso ecossistema de Santa Maria, para a Incubadora, e agora para o Parque Tecnológico. No segundo ano viemos com várias ações, participamos de talks, assinamos parcerias. E neste terceiro ano a nossa participação foi muito mais específica, com a continuação de alguns programas e ações, parcerias que foram firmadas em anos anteriores, e também para conferirmos o que o South Summit está visualizando para esses próximos anos que virão.” afirmou.

Segundo Anderson, é uma oportunidade para oxigenar a própria administração e levar este movimento para Santa Maria, que também respira esse momento de inovação. “A cidade toda está imbuída nesse compromisso, de nós levarmos cada vez mais nossos empreendimentos, tanto startups quanto os empreendedores para estar em conexão com ecossistemas, para que possamos gerar a partir disso tudo mais produtos, mais empresas, mais desenvolvimento e muito mais inovação.” completou.

Felipe S. Dalla Porta (esq.) e Mauricio Fornalski (dir.), membros da Crops Team

A equipe da Crops Team, startup do Parque, foi um dos mais de 150 expositores na área do Marketplace, destinado a diferentes nichos de atuação, que iam desde startups, hubs de negócios, parques, entre outros. Maurício Fornalski, doutor em Recursos Hídricos pela UFPEL e membro da Crops, explica como se deu a participação da startup, fruto da parceria com o E-Kakashi, um IoT para manejo de agricultura desenvolvido pelo Softbank do Japão, maior instituição financeira do mundo para investimento em startups. A parceria também inclui o CIAT (Centro de Agricultura Tropical) com sede na Colômbia. “A Crops Team desenvolve os algoritmos de predição para manejo de doenças e irrigação na produção de grãos. A nossa participação no evento foi, portanto, representando o projeto do e-kakashi. Os principais objetivos quando foi decidido participarmos do evento era a divulgação e estabelecimento de networking para visibilidade e possíveis novas oportunidades de negócios.” explicou.

Segundo ele, os objetivos foram alcançados, uma vez que foram estabelecidos diversos contatos com possíveis interessados, sejam estes investidores ou clientes.

Mauricio salientou que somado a isto, a participação em diversas palestras pelos membros da Crops Team representa uma oportunidade de crescimento intelectual e profissional, atualizando e aprimorando nossos conhecimentos. Ele finalizou agradecendo a parceria da comitiva da InovaTec que esteve dando suporte durante o evento.

O South Summit Brasil encerrou este ano superando as duas edições anteriores em números gerais, com fundos de investimento com mais de 213 bilhões de dólares. Na edição anterior, foram 123 bilhões. A próxima edição já tem data marcada, desta vez para o mês de abril, entre os dias 9 a 11.

Texto: Izadora Lemes Rocha, bolsista de jornalismo no InovaTec UFSM

Fotos: Izadora Lemes; Pauline Sagrilo; WBGI