As inscrições para a Batalha de Startups, evento que promete ser uma oportunidade única de aceleração, investimento e visibilidade no ecossistema de inovação, estão abertas até o dia 18 de setembro. Podem se inscrever startups de todo o território nacional, com ou sem CNPJ constituído. A competição acontece no dia 24 de setembro, na Gare da Estação Férrea, durante o Santa Summit.
A Batalha Startup é uma competição de pitches que conecta startups em diferentes estágios de maturidade a investidores, parceiros e líderes do ecossistema de inovação. Serão três categorias para disputar, com prêmios estratégicos e proporcionando visibilidade aos participantes. A banca avaliadora será composta por representantes de grandes fundos de investimentos em startups.
Para inscrever-se, as startups precisam se enquadrar em uma das três categorias abaixo:
- Startup Revelação: negócios em estágio inicial (ideia, validação, MVP), com faturamento anual de até R$100.000,00.
- Startup Consolidada: negócios com produto validado, tração e métricas de crescimento comprovadas, e faturamento anual superior a R$100.000,00.
- Startup de Impacto: negócios que possuam uma clara missão de gerar impacto socioambiental positivo e mensurável, independentemente do estágio.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente através do formulário oficial. No ato da inscrição, é obrigatório encaminhar um deck de apresentação em formato PDF. Apesar de ser opcional, os organizadores recomendam o envio de um vídeo de apresentação de até 2 minutos.
Nesta fase inicial, os inscritos passarão por uma triagem para ver se seu envio corresponde ao solicitado. Em segundo momento, o comitê avaliador, composto por analistas e empreendedores experientes, avaliará todas as inscrições elegíveis com base nos critérios:
- Problema e Tamanho do Mercado (25%): avalia se o problema é real, relevante e se o mercado endereçado é grande o suficiente.
- Solução e Produto (25%): avalia o quão inovadora, escalável e eficaz é a solução para resolver o problema proposto.
- Equipe (20%): analisa a capacidade, experiência e complementaridade dos fundadores para executar o plano de negócios.
- Modelo de Negócio e Tração (20%): verifica a clareza do modelo de receita e as métricas de crescimento já alcançadas pela startup.
- Qualidade do Pitch (10%): mede a clareza, o poder de convencimento e a qualidade da apresentação.
Cada projeto será avaliado por no mínimo 2 avaliadores. As 10 startups com as maiores médias serão as finalistas. Na terceira etapa, os selecionados participarão de sessões de mentoria para refinar seus pitches, além de um workshop de comunicação e oratória.
Em um quarto momento, os finalistas irão apresentar sua ideia ao vivo no palco do Santa Summit, no dia 24 de setembro. O formato será de 5 minutos para o pitch e 7 minutos para perguntas e respostas com a banca de jurados, que será composta por investidores-anjo, sócios de fundos de Venture Capital e fundadores de sucesso. Os prêmios listados no edital incluem uma missão para o Mercopar e ingressos para o Santa Summit 2026. Haverá também um prêmio de voto popular, no qual os presentes no Demo Day poderão votar em sua startup favorita.
Para mais informações, acesse o regulamento.