A Pulsar Incubadora Tecnológica, ambiente de incubação do InovaTec UFSM, divulgou na última sexta-feira (24/07) a lista dos 25 projetos selecionados para a 4ª edição do programa Eleva Start, realizado com o apoio do Inova Centro e Sebrae, fundamentando-se na metodologia da Wadhwani Foundation.
Consolidado como um dos principais focos para novos negócios da região central, o programa tem atraído a atenção de empreendedores de todo o estado. Nesta edição, a disseminação da inovação gaúcha se torna evidente: ainda que a maioria dos projetos selecionados seja de Santa Maria (17), reafirmando a força do município como polo tecnológico e de inovação, o programa também irá impulsionar ideias com origens em Porto Alegre (2), Cachoeira do Sul (2), Dois Irmãos (1), Jaguari (1), Uruguaiana (1) e Santo Antônio da Patrulha (1).
Conheça os projetos aprovados (em ordem alfabética):
- AcessibilizAI – Santa Maria
- AgeClinic – Santa Maria
- Agro+ – Santa Maria
- AgroMec – Santa Maria
- Atmora – Resposta territorial para cidades resilientes – Santa Maria
- Brenner Educational – Santa Maria
- Bullion BR – Porto Alegre
- Eletrolisador Inteligente com Líquidos Iônicos para Produção de Hidrogênio Verde – Santo Antônio da Patrulha
- ENGENHARIA DIGITAL PARA UNIDADES DE GRÃOS – ArmazenIQ – Cachoeira do Sul
- Enraíze Mudas Nativas do RS – Santa Maria
- Evoris Labs – Santa Maria
- Explora POA – Porto Alegre
- Farm On Alert – Santa Maria
- FatiaPay – Dois Irmãos
- FUTURA PEOPLE – Santa Maria
- GeoValida – Engenharia Geotécnica e Controle Tecnológico – Santa Maria
- Innova Flowers, Ecossistema de inovação e sustentabilidade no Agronegócio das flores – Jaguari
- Intelium – Cachoeira do Sul
- meVOU – Santa Maria
- MÓDULO HABITACIONAL PORTÁTIL E REMONTÁVEL PARA ABRIGO EMERGENCIAL DE USO FLEXÍVEL – Santa Maria
- MOLBAC Diagnósticos – Santa Maria
- PampaVita Tech – Uruguaiana
- Senzia – Santa Maria
- TEAON – Santa Maria
- ToolScout – Edge AI: uma abordagem de baixo custo para inspeção e auditoria pós manutenção de ambientes industriais – Santa Maria
A jornada de 14 semanas começa oficialmente com o Kick-off de Boas-Vindas, que integra os empreendedores e marca o primeiro encontro da nova turma com a equipe e estrutura do InovaTec UFSM. Além da recepção, o cronograma do programa inclui:
- 12 Labs Práticos focados em mapeamento de oportunidades, desenvolvimento de Produto Mínimo Viável (MVP), estratégias de marketing, vendas e finanças.
- Mentorias Exclusivas (1:1) e acompanhamento direto com empreendedores e especialistas de mercado.
- Demoday, o ápice do programa, onde as startups farão seus pitches (apresentações rápidas) para uma banca de investidores, parceiros estratégicos e agentes do ecossistema de inovação.
O resultado oficial e o edital completo podem ser acessados diretamente pelo portal do programa:
🔗 [Clique aqui para acessar os resultados do Eleva Start 2026]
Para acompanhar o desenvolvimento desses projetos fique ligado em nossas redes sociais!
Texto: Eduardo Dalla Corte Vissoto, Bolsista de Comunicação do InovaTec UFSM.
Revisão: Luciana Ribeiro, Analista de Eventos do InovaTec UFSM.