Ir para o conteúdo InovaTec Ir para o menu InovaTec Ir para a busca no site InovaTec Ir para o rodapé InovaTec
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Duas startups da Pulsar Incubadora Tecnológica estão entre as mais promissoras do Brasil



O Pequenas Empresas & Grandes Negócios lançou, na última terça-feira (21), a lista Startups To Watch 2025, reconhecendo as 100 startups mais promissoras do ecossistema de inovação brasileiro. Dentre elas, estão três empresas de Santa Maria, duas delas sendo incubadas na Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM, a Weecaps e a Zeit. 

Em sua oitava edição, o objetivo da lista é evidenciar as empresas de base tecnológica que se destacaram no país em 2025. Neste ano, foram 1955 inscrições, e as avaliações tiveram como base critérios como grau de inovação, potencial de mercado, negócio e escalabilidade, equipe e maturidade da solução.

A escolha de duas startups vinculadas ao InovaTec UFSM Parque Tecnológico demonstra uma grande evolução do ecossistema de inovação da Universidade Federal de Santa Maria. Além de valorizar os empreendimentos provenientes da cidade. 

 

As startups santa-marienses selecionadas

 

Weecaps

A Weecaps, selecionada na categoria “Saúde e bem-estar”, é uma Foodtech e Deeptech que desenvolve soluções inovadoras para o melhoramento de alimentos, tornando-os mais saudáveis através da tecnologia de microencapsulação de ingredientes ativos. A startup foi pioneira na área no Brasil, desenvolvendo o primeiro equipamento nacional para escalabilidade de microcápsulas para o setor alimentício.

Para as sócio-fundadoras da startup, Thaiane Marques e Cassandra de Deus, esse reconhecimento representa mais do que um prêmio, mas o reflexo da trajetória construída pela startup:

Cada desafio superado e cada conquista alcançada nos trouxeram até aqui, e ver esse esforço ser reconhecido entre tantas startups inspiradoras é uma grande realização. Essa conquista não é apenas da Weecaps, mas também do Rio Grande do Sul, de Santa Maria, da UFSM, do nosso Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e de todo o ecossistema de inovação que nos apoia.

 

Zeit

A Zeit, selecionada na categoria “Agronegócio”, é uma startup que atua no ramo há 5 anos, focada no desenvolvimento de soluções com inteligência artificial para otimizar os processos de análise das commodities agrícolas. As soluções tecnológicas da Zeit focam em resolver problemas do campo. Elas são elaboradas a partir da análise de resultados, que são transformados em dados para o desenvolvimento de tecnologias com Inteligência Artificial.

Para a cofundadora e diretora de operações da startup, Paula Dalla Vecchia, fazer parte das 100 STW é motivo de orgulho:

Estar nessa lista mostra que somos parte importante para o desenvolvimento tecnológico do nosso país. Esse reconhecimento reforça que estamos desenvolvendo soluções reais para desafios reais do campo, com a força da ciência, da tecnologia e da colaboração de produtores, pesquisadores, técnicos e parceiros.

 

Jusfy

A Jusfy, selecionada na categoria “Jurídico”, é uma startup que contempla uma gama de ferramentas necessárias para o dia a dia de um profissional da advocacia. Sua atuação busca simplificar a realização de diversos cálculos jurídicos, além de oferecer soluções que otimizam o dia a dia de profissionais de direito em todo o Brasil.

Texto: Júlia Petenon, bolsista de jornalismo do InovaTec UFSM. 

Revisão: Jéssica Medeiros, assistente de comunicação do InovaTec UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-884-3689

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes