Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Ambientes Moodle

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da UFSM disponibiliza três Ambientes Virtuais de Ensino-aprendizagem:

Moodle Presencial:

Utilizado pelos cursos presenciais de graduação e pós-graduação da UFSM e pelos projetos de pesquisa, extensão e capacitação da UFSM. Clique para acessar o Moodle Presencial.

Moodle UAB/EAD:

Utilizado pelos cursos de graduação e pós-graduação a distância oferecidos pela UFSM com o apoio financeiro da Universidade Aberta do Brasil. Clique aqui para acessar o Moodle UAB/EAD.
As disciplinas dos semestres de 2009/1 a 2012/1 podem ser acessadas no Moodle UAB/EAD HISTÓRICO

Moodle Capacitação:

Utilizado pelo NTE nos seus cursos anuais de capacitação continuada. Clique aqui para acessar o Moodle Capacitação.

Tutoriais e Dúvidas Moodle
Ambiente Presencial

Para acessar o Portal antigo, o usuário pode ir em:
 
Ou acessar o novo Portal: https://portal.ufsm.br/professor/

e ir no menu “Outros“, opção “Portal do Professor antigo

Os Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão podem utilizar o Moodle UFSM para a disponibilização de cursos ou como espaço de interação e colaboração entre os participantes do projeto. Para isso, o projeto precisa já estar cadastrado no Portal de Projetos.

Para exportar para o Moodle é preciso ter cadastrados pelo menos os seguintes participantes no Projeto:

• 1 professor (curso) e/ou 1 tutor (curso) e/ou 1 instrutor (curso)
• 1 aluno

Para realizar a exportação do projeto para o Moodle, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Selecionar o botão/opção “Exportação” da figura abaixo, que permite a liberação do acesso ao Ambiente Moodle para: 1) Aluno 2) Professores, tutores e instrutores 

  • Quando for selecionada a opção de exportar alunos pela pela primeira vez, selecione a opção 1: Exportar os alunos para uma nova disciplina e informe um nome para o curso ou para esta área de colaboração do projeto dentro do Moodle, selecione a(s) turma(s) que serão criadas e clique no botão azul “Salvar”.

  • Se não for a primeira vez, selecione a opção 2: Exportar os alunos para uma disciplina existente selecionando o mesmo nome informado anteriormente. Esta opção deve ser utilizada para sincronizar os participantes no Moodle toda vez que novos alunos são incluídos ou quando alunos são retirados do projeto.
  • Após a exportação dos alunos, professores, tutores ou instrutores no Portal de Projetos, estas pessoas poderão acessar o ambiente Moodle Presencial e encontrarão uma disciplina/curso com o mesmo nome informado, conforme exemplo abaixo.

O bloco “Meus Cursos” do painel do Moodle, pode não apresentar diretamente o curso do projeto de pesquisa / ensino / extensão, pois a lógica padrão é demonstrar inicialmente disciplinas de cursos presenciais de graduação/pós-graduação do semestre corrente.

Neste caso, vá em “Filtrar por:” e selecione o Projeto (exemplo: AÇÕES EXTENSIONISTAS …) ou selecione a opção “Todos”, como na figura abaixo

Caso ainda haja dúvidas, acesse o tutorial completo para a exportação de projetos de pesquisa para o Moodle clicando aqui.

Caso o professor tenha realizado a duplicação de uma turma na exportação, é possível fazer a exclusão da turma duplicada.

Para resolver a situação, o professor precisa:

  • Acessar a disciplina duplicada que deseja excluir;
  • Clicar em “ativar edição”
  • Buscar a engrenagem de edição do Sumário da Disciplina 
  • Escrever o texto: Excluir esta disciplina, e após salvar o texto.
  • Enviar e-mail para a Equipe do Suporte Moodle <suportemoodleufsm@gmail.com> solicitando a exclusão das disciplinas juntamente com o(s) nome(s) da(s) disciplina(s).
  • A equipe do Suporte Moodle irá verificar o nome da disciplina informada e excluirá as versões (turmas) que possuírem o texto “Excluir esta Disciplina” no sumário.
  • Após a exclusão, o Suporte Moodle responderá o e-mail da exclusão e a disciplina aparecerá corretamente no Moodle

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, acesse o tutorial completo para exclusão da disciplina.

Para realizar o processo de exportação de turmas para o Moodle Presencial, o professor precisa acessar o seu “Portal do Professor” antigo e clicar no link “Minhas turmas”

São então apresentadas as turmas/disciplinas do professor no semestre corrente. Ao clicar na disciplina, irá parar na tela da figura abaixo:

Procure no lado esquerdo da tela a opção “Exportar turma para o Moodle presencial” e clique nela.

Caso for a primeira turma do semestre que o professor exporta para o Moodle, selecione a opção “Criar nova turma no Moodle” e clique no botão “Exportar Turma”.

Se não ocorrer nenhum erro, será apresentada a mensagem “Exportação realizada com sucesso”.

Caso o professor já tenha exportado alguma turma do semestre, então ele poderá ter duas opções, conforme figura abaixo:

1ª opção: Criar nova turma no Moodle presencial:

  • Cria um novo curso dentro do moodle presencial. Só utilize esta opção para disponibilizar novas turmas, isto é, somente se você nunca fez exportação desta turma/disciplina no semestre
  • não utilize esta opção se você já tiver exportado a mesma turma anteriormente, pois irá gerar uma nova turma (duplicada) com os mesmos alunos

2ª opção: Selecionar uma turma já existente para o qual a turma atual será exportada.

  • Esta é a opção para somente atualizar os novos estudantes que entram na turma (ajuste de matrícula). Se for este o caso, é importante selecionar a mesma disciplina/turma que foi selecionada anteriormente, isto é, a mesma turma que aparece no cabeçalho da tela;
  • Também pode ser utilizada para agrupar duas ou mais turmas/disciplinas em um único curso/disciplina no Moodle, de modo que o professor pode compartilhar o mesmo material didático para todas as suas turmas da mesma disciplina. Cada turma gera um grupo separado no Moodle Presencial.

Quando se seleciona uma turma diferente da turma do cabeçalho é apresentada uma mensagem de confirmação da turma diferente. Caso o professor clique no botão “Exportar Turma”, e não ocorrer nenhum erro, será exibida uma mensagem “Exportação realizada com sucesso”. 

Caso necessite de informações mais detalhadas, clique aqui para fazer o download do manual completo de exportação.

A funcionalidade de importação de conteúdo esta disponível apenas para o Moodle presencial, no qual o professor da disciplina importa o conteúdo para a sua disciplina criada a partir da exportação da turma do Portal do Professor ou exportação de turmas do Sie para cursos de extensão.

Para realizar a importação deve seguir os seguintes passos:

1) Importar conteúdo no Moodle Presencial

Para realizar a importação o professor deve estar no curso/disciplina que receberá as atividades e recursos importados. No bloco Administração, clique em Importar conforme mostra a figura abaixo.

Na página seguinte, aparecerá os cursos/disciplinas em que o professor foi docente, selecione o curso desejado. Caso o curso desejado não apareça na listagem, o professor pode digitar o nome do curso (ou parte do nome) no local indicado pela seta vermelha e depois clicar em “Buscar”.

Após escolher qual o curso/disciplina terá seu material importado, clique em “Continuar”. A página seguinte mostra os passos que devem ser efetuados para a conclusão da importação.

O professor visualiza as caixas de seleção previamente selecionadas para importação do conteúdo da disciplina. Clique em próximo para dar sequência à importação.

2) Seleção do material que será importado

O professor poderá importar todo o material ou parte dele conforme sua necessidade, para a nova disciplina.

Após optar por exportar todo o material ou parte dele, o professor clica em Próximo.

O professor visualiza os itens do material que foi selecionado para exportação e também os itens que não foram selecionados.

O professor poderá, se desejar, retornar a tela anterior para selecionar mais itens, clicando em Voltar. Caso a seleção esteja de acordo com a necessidade do professor para ser importada para a disciplina do semestre atual, clique em “Executar a importação”.

Após clicar em executar a importação, o professor visualizará a informação que a exportação foi concluída. 

Caso ainda haja dúvidas, acesse aqui o tutorial completo de importação ou entre em contato com a equipe atráves do email: suportemoodleufsm@gmail.com.

No Portal do Professor é possível que o docente responsável pela disciplina de Docência Orientada informe em qual de suas outras turmas o aluno estará realizando o estágio.

Para isso, o professor deve seguir os seguintes passos:

  • Acessar a disciplina de Docência Orientada desejada e selecionar a opção de “Definir turmas para alunos em docência orientada”

Tela Portal do Professor - Clicar no link Exportar Turma para o Moodle

  • Apertar o botão de “Vincular Turma” ao lado do aluno a quem deseja vincular a turma:

  • Professor irá selecionar qual disciplina o docente orientado ficará responsável.

Realizada a vinculação do aluno a turma, a qual o  aluno ficará responsável na função de Docente Orientado

Após este procedimento, ao selecionar uma turma que tenha aluno em docência orientada vinculado, o professor pode usar a opção de “Exportar turma para o Moodle Presencial”, para que este aluno também tenha acesso à disciplina no ambiente virtual.

Realizado o processo  de exportação para o Moodle, o aluno será inscrito na função de Docente Orientado no Ambiente Moodle.

Dúvidas quanto a exportação, entrar em contato com o Suporte Moodle, através do e-mail suportemoodleufsm@gmail.com

O Ambiente Moodle da UFSM permite no máximo o envio de um arquivo, seja ele vídeo, PDF ou outros, de 120 Megabytes. O professor pode diminuir este valor na configuração do curso, aba arquivos e uploads.

Docente Orientado é um estudante da UFSM que leciona algumas aulas em alguma disciplina de seu professor orientador. As suas aulas são avaliadas pelo professor orientador, que pode também incluí-lo em suas disciplinas do Moodle Presencial.

O usuário (login) dos docentes orientados é o seu Número de Matrícula. Geralmente o número de matrícula começa com o ano de ingresso no curso.

Exemplo de usuário (login) de docente orientado: 201220139 

A senha do docente orientado no Moodle será  igual a sua senha do estudante no Portal do Aluno.

Se o docente orientado alterar a senha no Portal do Aluno, a mesma também será alterada no ambiente Moodle.

Caso não lembre de sua senha, pode-se gerar uma nova senha acessando o Portal do Aluno da UFSM e clicando no link “Esqueci minha senha” conforme figura 1:

Figura 1 – Portal do Aluno – UFSM

Caso necessite de informações mais detalhadas, clique aqui para fazer o download do manual de troca de senha.

Se mesmo após ter lido e seguido os passos do manual, você continua com algum problema ou dúvida, dependendo do seu caso:

1) Caso a página do Portal do Aluno – UFSM estiver fora do ar:

   => Atendimento ao usuário do SIE: (55) 3220-8314 

2) Caso não conseguir se logar ou trocar a senha no Portal do Aluno:  

   =>  DERCA: (55) 3220-8204    

3) Caso tenha conseguido se logar no Portal do Aluno, mas continua não conseguindo se logar no Ambiente Moodle, com o mesmo usuário e senha utilizado no portal do aluno:

   => Entre em contato com o professor da disciplina no qual você é Docente Orientado e pergunte se ele realizou o procedimento de indicação de docente orientado no portal do professor e depois realizou a re-exportação da disciplina para o Moodle

4) Qualquer outra situação diferente das anteriores:

  => Suporte Moodle: e-mail: suportemoodleufsm@gmail.com

O usuário (login) dos estudantes dos cursos de extensão da UFSM são gerados automaticamente pelo sistema SIE – UFSM e iniciam com a sequência de letras e números, Exemplo: AEXT123456 (sem espaço entre letras e números). 

O login e a senha são enviados automaticamente por e-mail no momento que o coordenador do projeto realiza a exportação do curso para o Ambiente Moodle.

Para efetuar o acesso selecione a opção “Presencial” conforme ilustrado na figura abaixo, colocando seus dados e clicando em ‘Acesso’:

imagem do bloco de acesso para aluno de extensão

Caso não tenha recebido o e-mail, entre em contato com o coordenador ou o professor do curso de extensão e pergunte a ele se você foi cadastrado no curso de extensão no sistema de projetos (SIE – UFSM) e se o curso foi reexportado para o Moodle.

O professor do curso de extensão pode também consultar no Moodle, no bloco participantes, se seu cadastro já existe no Moodle.

Caso seu cadastro já exista no Moodle, você pode gerar uma nova senha clicando aqui , sendo então enviado um e-mail para você com mais informações sobre a troca de senha.

Caso isto não funcionar entre em contato com a equipe do Suporte Moodle via e-mail: suportemoodleufsm@gmail.com

O usuário (login) dos estudantes dos cursos de graduação ou pós-graduação da UFSM é o seu Número de Matrícula. Geralmente o número de matrícula começa com o ano de ingresso no curso.

Exemplo de usuário (login) de aluno: 201320139 

A primeira senha do estudante (calouro) será igual a sua data de nascimento, no seguinte formato: DDMMAAAA , sem barras, sempre 8 dígitos.  Exemplo de primeira senha: 05031994 

A senha do estudante no Moodle será sempre igual a senha do estudante no Portal do Aluno.

Se o estudante alterar a senha no Portal do Aluno, a mesma também será alterada no ambiente Moodle.

Caso o estudante não lembre de sua senha, ele pode gerar uma nova senha acessando o Portal do Aluno da UFSM e clicando no link “Esqueci minha senha” conforme figura 1:

Figura 1 – Portal do Aluno – UFSM

Caso necessite de informações mais detalhadas, clique aqui para fazer o download do manual de troca de senha.

Se mesmo após ter lido e seguido os passos do manual, você continua com algum problema ou dúvida, dependendo do seu caso:

1) Caso a página do Portal do Aluno – UFSM estiver fora do ar:

   => Atendimento ao usuário do SIE: (55) 3220-8314 

2) Caso não conseguir se logar ou trocar a senha no Portal do Aluno:  

   =>  DERCA: (55) 3220-8204    

3) Caso tenha conseguido se logar no Portal do Aluno, mas continua não conseguindo se logar no Ambiente Moodle, com o mesmo usuário e senha utilizado no portal do aluno:

   => Entre em contato com o professor da disciplina no qual você é Docente Orientado e pergunte se ele realizou o procedimento de indicação de docente orientado no portal do professor e depois realizou a re-exportação da disciplina para o Moodle

4) Qualquer outra situação diferente das anteriores:

  => Suporte Moodle: e-mail: suportemoodleufsm@gmail.com

O usuário (login) dos estudantes dos cursos EaD da PROGEP / UFSM são gerados automaticamente pelo sistema SIE – UFSM e iniciam com a sequência de letras e números, Exemplo: AEXT123456 (sem espaço entre letras e números). 

O login e a senha são enviados automaticamente por e-mail no momento que o coordenador do projeto realiza a exportação do curso para o Ambiente Moodle.

Para efetuar o acesso selecione a opção “Presencial” conforme ilustrado na figura abaixo, colocando seus dados e clicando em ‘Acesso’:

imagem do bloco de acesso para aluno de extensão

Caso não tenha recebido o e-mail, entre em contato com o coordenador ou o professor do curso da PROGEP e pergunte a ele se você foi cadastrado no sistema de projetos (SIE – UFSM).

O professor do curso pode também consultar no Moodle, no bloco participantes, se seu cadastro já existe no Moodle.

Caso seu cadastro já exista no Moodle, você pode gerar uma nova senha clicando aqui , sendo então enviado um e-mail para você com mais informações sobre a troca de senha.

Caso isto não funcionar entre em contato com a equipe do Suporte Moodle via e-mail: suportemoodleufsm@gmail.com

O usuário (login) dos professores dos cursos presenciais de graduação ou pós-graduação da UFSM geralmente é o Nº SIAPE, isto é, o mesmo usuário (login) utilizado para acessar o Portal do Professor – UFSM  (exemplo:  1460308);

A geração de nova senha somente pode ser feita via o Portal do Professor, clicando-se no link “Esqueci a senha”. 

A senha do Portal do Professor será sempre igual a senha do ambiente Moodle.

Soluções para problemas de acesso:

1) Caso tenha dificuldade para acessar ou trocar a senha no Portal do Professor, talvez o portal esteja fora do ar:

     => ligue para o atendimento de usuários do SIE – CPD: (55) 3220-8314.

2) Caso consiga acessar o portal do professor, mas não o ambiente Moodle Presencial:

     => realize a reexportação da sua disciplina no Portal do Professor.

            Clique aqui para maiores informações sobre exportação de disciplinas do Portal do Professor para o Moodle Presencial

3) Se ainda assim não conseguir acessar o ambiente moodle presencial

     => Envie mensagem para a equipe do Suporte Moodle via e-mail:  suportemoodleufsm@gmail.com

Os tutores dos cursos de extensão, são geralmente estudantes da UFSM e seu usuário (login) é o seu Número de Matrícula.

Geralmente o número de matrícula começa com o ano de ingresso no curso.

Exemplo de usuário (login) de aluno: 201320139 

A primeira senha do estudante (calouro) será igual a sua data de nascimento, no seguinte formato: DDMMAAAA.  Exemplo de primeira senha: 05/03/1994.

A senha do estudante no Moodle será sempre igual a senha do estudante no Portal do Aluno.

Se o estudante alterar a senha no Portal do Aluno, a mesma também será alterada no ambiente Moodle.

Caso o estudante não lembre de sua senha, ele pode gerar uma nova senha acessando o Portal do Aluno da UFSM e clicando no link “Esqueci minha senha” conforme figura 1:

Figura 1 – Portal do Aluno – UFSM

Caso necessite de informações mais detalhadas, clique aqui para fazer o download do manual de troca de senha.

Caso consiga se logar no Portal do Aluno, mas não no ambiente Moodle, entre em contato com o professor ou o coordenador do curso de extensão e solicite a ele que seja realizada a exportação do curso de extensão para o Moodle.

Somente entre em contato com o Suporte Moodle (suportemoodleufsm@gmail.com) depois de verificar com o professor do curso de extensão se o curso já foi exportado para o Moodle.

Tutoriais e Dúvidas Moodle
Ambiente UAB e EAD

 O usuário (login) dos coordenadores dos cursos e coordenadores de tutoria dos cursos EAD da UFSM é geralmente um e-mail. 

Exemplo: fulano_de_tal@gmail.com

A primeira senha será exatamente igual ao login, isto é, igual ao e-mail do coordenador

Exemplo: login: beltrano_da_silva123@ufsm.br

1ª Senha: beltrano_da_silva123@ufsm.br

Atenção: a maioria dos coordenadores de curso possuem dois usuários:

1) Um usuário (login) para acessar o perfil de coordenação.

2) Outro usuário (login) para acessar as disciplinas na qual é professor. Geralmente o login é um Nº SIAPE.

No caso de problemas de acesso, a geração de uma nova senha pode ser solicitada para a equipe do Suporte Moodle via e-mail: suportemoodleufsm@gmail.com

 O usuário (login) dos professores dos cursos de graduação ou pós-graduação da UFSM pode ser de 2 tipos:

1) Nº SIAPE:  este é o login mais utilizado, sendo o mesmo usuário (login) utilizado para acessar o Portal do Professor – UFSM  (exemplo:  1460308);

2) E-mail: este login somente é utilizado para os professores que não possuem nº SIAPE, isto é, não possuem cadastro no RH da UFSM. São chamados de professores externos. (exemplo: fulano_de_tal@gmail.com).

O procedimento para troca de senha depende do tipo de login:

1) Login Nº SIAPE:  A geração de nova senha somente pode ser feita via o Portal do Professor, clicando-se no link “Esqueci a senha”. 

A senha do Portal do Professor será sempre igual a senha do ambiente Moodle.

Caso tenha dificuldade para acessar ou trocar a senha no Portal do Professor, favor ligar para o atendimento de usuários do SIE – CPD: (55) 3220-8314 .

2) Login E-mail: A primeira senha será exatamente igual ao login, isto é, ao e-mail do professor.

No caso de problemas de acesso, a geração de nova senha deve ser solicitada para a equipe do Suporte Moodle via e-mail: suportemoodleufsm@gmail.com

O usuário (login) dos estudantes dos cursos de graduação ou pós-graduação da UFSM é o seu Nº de Matrícula. Geralmente o número de matrícula começa com o ano de ingresso no curso.

Exemplo de usuário (login) de aluno: 201320139 

A primeira senha do estudante (calouro) será igual a sua data de nascimento, no seguinte formato: DDMMAAAA , sem barras, sempre 8 dígitos.  Exemplo de primeira senha: 05031994 

A senha do estudante no Moodle será sempre igual a senha do estudante no Portal do Aluno.

Se o estudante alterar a senha no Portal do Aluno, a mesma também será alterada no ambiente Moodle.

Caso o estudante não lembre de sua senha, ele pode gerar uma nova senha acessando o Portal do Aluno da UFSM e clicando no link “Esqueci minha senha” conforme figura 1:

Figura 1 – Portal do Aluno -UFSM

Caso necessite de informações mais detalhadas, clique aqui para fazer o download do manual de troca de senha.

Se mesmo após ter lido e seguido os passos do manual, você continua com algum problema ou dúvida, dependendo do seu caso:

1) Caso a página do Portal do Aluno – UFSM estiver fora do ar:

   => Atendimento ao usuário do SIE: (55) 3220-8314 

2) Caso não conseguir se logar ou trocar a senha no Portal do Aluno:  

   =>  DERCA: (55) 3220-8204    

3) Caso tenha conseguido se logar no Portal do Aluno, mas continua não conseguindo se logar no Ambiente Moodle, com o mesmo usuário e senha utilizado no portal do aluno:

   => Entre em contato com o professor da disciplina no qual você é Docente Orientado e pergunte se ele realizou o procedimento de indicação de docente orientado no portal do professor e depois realizou a re-exportação da disciplina para o Moodle

4) Qualquer outra situação diferente das anteriores:

  => Suporte Moodle: e-mail: suportemoodleufsm@gmail.com

O usuário (login) dos tutores e professores externos dos cursos da UFSM é geralmente o seu e-mail. 

Exemplo: fulano_de_tal@gmail.com

A primeira senha será exatamente igual ao login, isto é, igual ao e-mail do tutor ou professor externo.

Exemplo:   login: beltrano_da_silva123@ufsm.br

                           1ª Senha: beltrano_da_silva123@ufsm.br

Você pode gerar uma nova senha clicando aqui e seguindo as informações indicadas.

Caso tiver qualquer dificuldade ao executar o procedimento acima, entre em contato com a equipe do Suporte Moodle via e-mail: suportemoodleufsm@gmail.com.  

Tutoriais e Dúvidas Moodle
Ambiente Capacitação

O usuário (login) dos estudantes dos cursos de capacitação da UFSM é determinado pelo próprio estudante no momento do seu cadastro. 

Você pode gerar uma nova senha clicando aqui e seguindo as informações indicadas.

Caso encontre dificuldade ao executar o procedimento acima, entre em contato com a equipe do Suporte Moodle via e-mail: suportemoodleufsm@gmail.com

O usuário (login) dos professores dos cursos de capacitação da UFSM é geralmente o seu e-mail. 

Exemplo: fulano_de_tal@gmail.com

A primeira senha será exatamente igual ao login, isto é, igual ao e-mail do professor.

Exemplo:          login: beltrano_da_silva123@ufsm.br

                  1ª Senha: beltrano_da_silva123@ufsm.br

Você pode gerar uma nova senha clicando aqui e seguindo as informações indicadas.

Caso tiver qualquer dificuldade ao executar o procedimento acima, entre em contato com a equipe do Suporte Moodle via e-mail: suportemoodleufsm@gmail.com

O usuário (login) dos tutores dos cursos de capacitação da UFSM é geralmente o seu e-mail. 

Exemplo: fulano_de_tal@gmail.com

A primeira senha será exatamente igual ao login, isto é, igual ao e-mail do tutor.

Exemplo:          login: beltrano_da_silva123@ufsm.br

                  1ª Senha: beltrano_da_silva123@ufsm.br

Você pode gerar uma nova senha clicando aqui e seguindo as informações indicadas.

Caso tiver qualquer dificuldade ao executar o procedimento acima, entre em contato com a equipe do Suporte Moodle via endereço de e-mail: suportemoodleufsm@gmail.com 

Videos Tutoriais

Dicas Importantes

Configuração de Disciplina e Perfil

Inserção de Atividades

Inserção de Recursos

Produção de Material Didático