Ir para o conteúdo PET Ciência da Computação Ir para o menu PET Ciência da Computação Ir para a busca no site PET Ciência da Computação Ir para o rodapé PET Ciência da Computação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Página 17 – GESTANTE SEM EXPOSIÇÃO PRÉVIA À TARV

GESTANTE SEM EXPOSIÇÃO PRÉVIA À TARV

 GVHIV em início de TARV durante a gestação, sem histórico de exposição prévia à TARV, independentemente da idade gestacional:

O esquema inicial preferencial de TARV deve incluir a combinação de dois inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeos (ITRN) e um terceiro ARV.

A recomendação da dupla de ITRN é a coformulação de tenofovir e lamivudina (TDF 300mg + 3TC 300mg).

É importante que as escolhas terapêuticas sejam feitas de forma compartilhada com a equipe de saúde, a fim de proporcionar a essas mulheres opções individualizadas e informadas a respeito do seu esquema terapêutico.

Genotipagem pré-tratamento: está indicada para todas as gestantes vivendo com HIV em início de TARV, de forma a orientar o esquema terapêutico. A realização de genotipagem para gestantes deve ser considerada uma prioridade na rede de assistência, uma vez que a escolha de um esquema antirretroviral eficaz tem impacto direto na TV do HIV. Contudo, ressalta-se que o início do tratamento não deve ser retardado pela espera do resultado desse exame.

Quando há falha na supressão viral relacionada à má adesão, intolerância e sensibilidade aos ARVs, há indicação de inclusão do 3º ARV no. As recomendações de escolha do 3º ARV, com esquemas preferenciais e alternativos, a serem discutidas e decididas de forma compartilhada entre a equipe de saúde e a paciente são:

São contraindicações ao DTG:

› Uso concomitante dos seguintes anticonvulsivantes: oxicarbamazepina, dofetilida ou pilsicainida;

› Efeito adverso ou intolerância ao medicamento.

Esquemas alternativos do 3o ARV: (BRASIL, 2022 pág 82 e 83)                                               

  1. RAL (400mg) 12/12 horas – Avaliar troca de RAL para DTG após o parto;

  2. ATV (300mg) + RTV (100mg)/dia;

  3. DRV (600mg) + RTV (100mg) 12/12 horas.

(BRASIL, 2022 pág 85)