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Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)



Eaí, pessoal. Tudo bem? Nesta semana no PET Redação, iremos falar sobre as principais técnicas de otimização de um site para os mecanismos de busca, como o Google por exemplo.

De acordo com o Resultados Digitais, site reconhecido pelo trabalho com SEO, “92% dos possíveis clientes utilizam a internet como primeiro canal de pesquisa”, e procuram no Google antes de qualquer compra. Dito isso, sabemos que qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, precisa estar presente na internet e contar com boas estratégias de marketing para alavancar o seu negócio, como algumas ações que são capazes de atrair novos consumidores e estreitar os relacionamentos com aqueles que já conhecem a marca. 

Mas existem milhares de sites online e muitos outros sendo publicados todos os dias na internet, e isso faz com que haja bastante concorrência. Portanto, como fazer com que uma página fique à frente das outras nas buscas? É aí que entra o SEO (Search Engine Optimization). Como a própria tradução já sugere, SEO é uma otimização para os mecanismos de busca, isto é, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada. Agora vamos entender um pouco mais sobre marketing para os mecanismos de busca e a melhor forma de otimizar seu site para o Google.

  • O que é SEM (Marketing para Mecanismos de Busca)?

É uma área de marketing visando os mecanismos de buscas na internet. Entende-se como marketing uma série de teorias, estratégias e ferramentas usadas para melhorar vendas e imagem de marcas e empresas. Na maioria da vezes, de forma paga. Vale a pena pesquisar mais sobre isso!

  • O que é SEO (Otimização para os Mecanismos de Busca)?

Faz parte do SEM. É um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar um site nas primeiras páginas dos sites de busca, como Google. São ações que tornam um site relevante perante os motores de busca. Funciona de forma orgânica, ou seja, sem custos. E é neste ponto que iremos focar esta redação.

 

Primeiramente vamos recapitular os principais motivos de se ter um site e as vantagens que ele pode trazer à sua empresa:

  1. Melhor forma de ter visibilidade online;
  2. Apresentação da empresa e dos serviços;
  3. Acompanhamento dos resultados/conversões;
  4. Facilita o contato com o cliente através de formulário para mensagens, endereço, telefone e e-mail;

Sabendo de tudo isso, vamos conversar sobre técnicas a serem trabalhadas em um site, para agregar ainda mais valor ao seu conteúdo, e assim, trazer cada vez mais acessos a sua página, aumentando suas taxas de conversão e a possibilidade de fidelizar novos clientes.

 

 

  • Responsividade

 

Um dos principais pontos que o Google e outros mecanismos de busca verificam antes de indexar o seu site na primeira página das buscas, é a sua responsividade. Um site responsivo nada mais é do que uma página da web que se adapta a diferentes tamanhos de tela da melhor forma possível, trazendo ao usuário a mesma experiência que ele teria em um computador, adaptando  todo o layout do site, assim como o tamanho das imagens e da fonte, de uma forma harmônica.

 

  • Imagens leves e com as tags devidas

 

Usualmente, sites que demoram para carregar são os que têm as imagens mais pesadas e isso tem um impacto direto na velocidade em que o usuário consegue interagir com a página. Por isso, o recomendado é sempre utilizar de imagens leves e otimizadas para facilitar o carregamento do site independente da velocidade de internet do usuário. Outro ponto importante em relação às imagens da página são as tags de texto alternativo. É o preenchimento desse item que auxilia os softwares de leitura de tela e o algoritmo do Google a entenderem o que a imagem apresenta. O próprio Google recomenda que o texto alternativo seja descritivo em relação à imagem que representa e não fique muito longo, isso também ajuda no posicionamento orgânico do conteúdo.

 

  • Palavras chaves e estruturação dos textos;

 

A definição da palavra-chave do seu site é essencial para os mecanismos de busca qualificarem o seu conteúdo, uma boa palavra chave pode fazer toda a diferença. Além disso, o conteúdo é o ponto mais importante para um bom trabalho de otimização. A utilização da sua palavra-chave em seu conteúdo facilita as chances de que o Google exiba o seu site como resultado para quem busca aquela palavra. Outras dicas que são muito úteis: estruturar o seu texto buscando facilitar a leitura por parte do usuário, utilizando de parágrafos curtos, títulos e subtítulos claros, assim como uma tag title e um meta description, pontos que influenciam diretamente na taxa de cliques do site.

 

  • Domínios e links

 

O link, ou URL, da página é considerado outro elemento que os robôs do Google analisam durante as suas verificações. Uma URL amigável normalmente tem a preferência em relação à outros links. É recomendado utilizar da palavra-chave do que de apenas um código de referência no link, por exemplo: site.com/palavra-chave-da-pagina é sempre melhor avaliado do que site.com/ 4815162342. Links internos e externos também podem ajudar no melhor ranqueamento nas buscas do Google, isto é, páginas que referenciam outros conteúdos similares, tanto dentro como fora do seu site.

Entre outras técnicas comuns de otimização, também podemos citar a obtenção de um certificado SSL para habilitar o protocolo HTTPS, algo que o Google entende como um “site seguro” e isso acaba interferindo na qualidade do site. Além disso, não podemos esquecer da Experiência do Usuário (UX) que também agrega valor à interação com o site e pode gerar uma boa conversão.

O impacto desse trabalho é enorme, pois a busca orgânica (não paga) pode se tornar uma das principais fontes de geração de tráfego no site e, posteriormente, de conversão. Sempre bom salientar que o trabalho de SEO apresenta resultados em médio a longo prazo, mas são bem duradouros. Então, nada de desistir antes da hora!

 

Referências:
Orgânica Digital
Resultados Digitais


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