Certificação Digital – Solicite a seu via PEN-SIE conforme tutorial em anexo.
O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física ou jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade e integridade ao documento assinado. O certificado digital permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, proporcionando agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.
Quem pode solicitar o certificado digital: servidores ativos da UFSM que no desempenho de suas atividades utilizam os sistemas estruturantes do governo federal (SIAFI, SIAPE, SIASS, SCDP, …), sistemas esses que necessitam a certificação digital por meio do token (A3).
O custo da emissão ou renovação do certificado digital é de responsabilidade da unidade de lotação do servidor solicitante e os valores deverão ser transferidos para a UGR 153601-Reitoria. Para informações sobre os custos da certificação, entrar em contato com a Pró-Reitoria de Administração pelo e-mail pra@ufsm.br ou telefone (55) 3220-8362.