Ir para o conteúdo PRAE Ir para o menu PRAE Ir para a busca no site PRAE Ir para o rodapé PRAE

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informa sobre a entrada nas moradias provisórias no 1º semestre letivo de 2020.

Moradias provisórias são oferecidas apenas no campus sede da UFSM, em Santa Maria.

Solicitamos encarecidamente o preenchimento da pesquisa abaixo, para melhor previsão da demanda (não é necessário imprimir).

Pesquisa demanda moradias provisórias

O que são as moradias provisórias?

As moradias provisórias da UFSM consistem em espaços coletivos, onde os estudantes, de fora de Santa Maria, COM MATRÍCULA, podem permanecer durante a avaliação do processo do Benefício Socioeconômico (BSE), enquanto não conseguem vaga na moradia estudantil.

Como são as moradias provisórias?

Atualmente, contamos com os seguintes espaços para moradia provisória:

– Casa do Estudante I (CEU I), localizada no centro da cidade, com 30 vagas de alojamento provisório;

– União Universitária, localizada dentro do campus Santa Maria (bairro camobi), possui 3 salões coletivos, 1 feminino, 1 masculino, e 1 misto. Para este semestre, teremos, INICIALMENTE, em torno de 200 vagas disponíveis nos três espaços. Ao surgirem mais vagas, as pessoas serão chamadas conforme lista de espera. (A lista de espera será liberada no site e presencialmente assim que atingirmos lotação máxima)

– Bloco 34 da CEU II, exclusivo para estudantes com menos de 18 anos, apartamentos para 6-7 pessoas, atualmente com 45 vagas disponíveis. A previsão de liberação destas vagas é o dia 14/02/2020. Aqueles que chegarem antes, serão encaminhados à União Universitária, para, após o dia 14, serem encaminhados ao 34 (por ordem de chegada). Estudantes que completam 18 anos até o dia 09/05/2020, serão encaminhados à União Universitária

– Apartamento na Casa do Estudante III (CEU III), exclusivo para estudantes de pós-graduação, mais detalhes sobre a entrada e número de vagas em noticia separada.

Como ter acesso às moradias provisórias?

O acesso às moradias provisórias estará liberado, somente no horário de expediente da PRAE, a partir do dia 03/02/2020 para os estudantes de fora de Santa Maria.

Estudantes veteranos que desejarem acessar as moradias provisórias deverão passar por avaliação prévia da Pró-Reitoria. (Não pode ter seu BSE inativo)

É disponibilizada apenas a cama, sendo de responsabilidade do estudante colchão, roupa de cama, pratos, talheres, itens de higiene pessoal, cobertores, etc.

Em caso de lotação esgotada das moradias provisórias, será feita lista de espera. Entraremos em contato com o estudante via telefone/whatsapp assim que houver liberação de vaga;

Quais documentos devo levar para ingressar na moradia provisória?

Para ter acesso às moradias provisórias, o estudante necessita realizar cadastro na PRAE, entregando os seguintes documentos:

– 2 fotos 3×4

– Cópia da ficha cadastral do aluno (disponível no portal do aluno).

– Cópia do comprovante de residência da cidade origem (água, luz ou telefone, com data de dezembro, janeiro, fevereiro ou março). Caso o comprovante não esteja no nome do estudante, de seus pais ou cônjuge, declaração de moradia cedida, com assinatura do proprietário do apartamento, assim como cópia de documento com foto e assinatura do proprietário (RG OU CNH)

O modelo abaixo pode ser utilizado:

DECLARAÇÃO DE MORADIA CEDIDA

– Carteira de vacinação (não será recolhida pela pró-reitoria, apenas deve ser apresentada)

– Os estudantes com menos de 18 anos de idade, precisam entregar o termo abaixo relacionado, assinado por seus responsáveis, assim como uma cópia de documento com foto e assinatura do assinante. (pode ser de apenas um dos responsáveis, não precisa registrar em cartório).

TERMO DE RESPONSABILIDADE_34-2020

O estudante poderá optar por trazer a ficha cadastral já preenchida, no entanto, ela só será válida com o carimbo e assinatura da PRAE.

Ficha moradia provisória-2020

Não serão aceitos documentos diferentes dos estipulados acima.

Como serão os encaminhamentos às vagas disponíveis?

O(a)s estudantes serão encaminhado(a)s conforme a ordem de atendimento na PRAE e a disponibilidade de vagas. Deverão apresentar a cópia da ficha cadastral à portaria/direção de casa correspondente, demais orientações serão informadas na secretaria da PRAE.

A entrada nas moradias provisórias é liberada apenas para estudantes que irão permanecer no local, não sendo possível reservar vagas.

OBSERVAÇÕES

Os pertences no local são de responsabilidade do estudante.

A carteira de acesso ao R.U. deve ser solicitada através do portal do R.U.

O acesso ao Restaurante Universitário (R.U) se dá com o comprovante de matrícula (código de barras), do Cartão Digital, ou e-mail de confirmação de vaga + documento com foto, até a emissão da carteira definitiva.

O estudante deve realizar o pagamento das refeições até seu Benefício Socioeconômico (BSE) provisório ser inserido, o que leva cerca de 7 dias úteis APÓS O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DO BSE, QUE DEVE SER LIBERADO AO INICIO DE MARÇO!!!!.

O agendamento obrigatório das refeições deve ser realizado através do Portal do R.U. ou aplicativo UFSM digital.

Guia de sobrevivência VERSÃO 2019, OS HORÁRIOS DE AGENDAMENTO DO R.U. FORAM ALTERADOS! A MANEIRA DE ACESSAR O SERVIÇO DE EMERGÊNCIA FOI ALTERADA!!

Para os horários de agendamento do R.U., acessar ru.ufsm.br/horários ou aplicativo UFSM DIGITAL

Dúvidas através do fone 3220 8311, do e-mail secretariaprae@ufsm.br ou do facebook.

O horário de atendimento da PRAE, até o dia 21 de fevereiro, é das 07:30 às 13:30.

No dia 26 de fevereiro, quarta-feira, das 14 às 18.

A partir do dia 27 de fevereiro, é das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia, de segunda à sexta-feira.