Ir para o conteúdo PRAE Ir para o menu PRAE Ir para a busca no site PRAE Ir para o rodapé PRAE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Benefício Socioeconômico

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi a PRIMEIRA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL do interior do País que acolheu um público regional, composto por muitos filhos de pequenos agricultores e trabalhadores urbanos, em situação de vulnerabilidade social. Este contexto os impedia, muitas vezes, de seguirem com os estudos e, com a preocupação de
mantê-los na instituição, a UFSM implementou o que hoje é um direito.

A Assistência Estudantil da UFSM é financiada com recursos próprios e conta também com verba oriunda do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), criado pelo Decreto 7234/2010.

O que é o Benefício Socioeconômico (BSE)?

O Programa de BSE é a porta de entrada da Assistência Estudantil da UFSM, executada pela Pró Reitoria de Assuntos  Estudantis (PRAE), para estudantes em situação de vulnerabilidade social. As ações desenvolvidas visam possibilitar condições de ingresso e permanência destes estudantes na Instituição.

Através da inclusão no Programa de BSE, os estudantes podem acessar editais específicos para:

  •  Moradia estudantil na Casa do Estudante Universitário (CEU); 
  • Restaurante Universitário (RU); 
  • Bolsa transporte (ônibus urbano municipal); 
  • Auxílio para aquisição de materiais pedagógicos, entre outros.

Podem solicitar BSE os estudantes com matrícula ativa em curso presencial, que se encontrem em situação de  vulnerabilidade social.

Como faço para solicitar o BSE?

Para solicitar o BSE, é importante ler e seguir todas as orientações do Edital de BSE, que é publicado pela PRAE, no início de cada semestre letivo.

Os documentos necessários à avaliação para ingresso no Programa de BSE são gerados automaticamente, pelo sistema, de acordo com as respostas individuais informadas no Formulário Eletrônico de solicitação. É importante que todos os documentos solicitados sejam anexados ao formulário para agilizar a análise técnica documental e o resultado.

O formulário eletrônico para solicitar o Benefício Socioeconômico é acessado através do Portal do Aluno, com login e senha individuais.

Mais Informações sobre o BSE devem ser solicitadas aos setores responsáveis pela execução do programa, em cada Campi da UFSM, pelos e-mails listados abaixo:

Santa Maria: bse@ufsm.br
Frederico Westphalen:
servico.social.fw@ufsm.br
Palmeira das Missões:
servicosocialpm@ufsm.br
Cachoeira do Sul:
naeufsmcsul@ufsm.br

Manual para anexo da documentação online:

1º Semestre de 2021

1º Semestre de 2020

 

Notícias BSE
Confirmação de vaga do Vestibular UFSM 2024 acontece desta terça (20) até quinta (22)
As pessoas classificadas na edição de 2024 do Vestibular UFSM terão entre os dias 20 e 22 de fevereiro para realizar sua confirmação de vaga no processo seletivo. A confirmação consiste no envio digital da documentação descrita no Edital 019/2024, anexo ao Edital 131/2023, através do Portal de…
20/02/2024
Prae divulga edital de seleção do Programa de Benefício Socioeconômico
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) publicou nesta segunda-feira (19) o edital do processo seletivo, para o primeiro semestre letivo de 2024, do Programa de Benefício Socioeconômico. O benefício pode ser solicitado até o dia 19 de abril por estudantes…
19/02/2024
Gestão da UFSM apresenta conquistas e avanços do biênio 2022/23
Vice-reitora fez a abertura do seminário de gestão A gestão da UFSM realizou na manhã desta segunda-feira (8) um seminário para apresentação do relatório das atividades desenvolvidas ao longo dos primeiros dois anos em que esteve…
08/01/2024
RU informa sobre funcionamento do Restaurante durante período não letivo
O Restaurante Universitário (RU) do campus sede da Universidade Federal de Santa Maria informa que durante o período não letivo, entre 02 de janeiro de 2024 e 08 de março de 2024, terão acesso automático ao RU: Estudantes com benefício…
05/12/2023
Prêmio Tese UFSM: entrevista com Carine Daiana Binsfeld, do CE
Carine Daiana Binsfeld Graduada em Pedagogia pela UFSM, Carine Daiana Binsfeld saiu de Horizontina, município de cerca de 18 mil habitantes, a quase 300 quilômetros de distância de Santa Maria, em 2013. Vinda de uma cidade…
19/10/2023