Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social

Incubadora Social UFSM promove cursos práticos para 100 pessoas em Santa Maria

As ações visam à geração de trabalho e renda para a comunidade

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Incubadora Social da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), selecionou propostas para suporte às demandas dos empreendimentos incubados pela Instituição, mediante o Edital 61/2022. Dentre elas, foram contempladas as ações Reciclando na Escola e Ensacolando Arte e Reciclagem, coordenadas pela professora Amara Holanda, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSM.

As iniciativas envolvem cinco turmas de até 20 integrantes cada, que atuarão na produção de objetos através do reaproveitamento de materiais recicláveis. O objetivo é estimular a geração de trabalho e renda à população feminina em situação de vulnerabilidade em Santa Maria (RS). A coordenadora pretende unir o grupo no aprendizado sobre a confecção de produtos com potencial de rentabilidade – como ecobags, necessaires e estojos –, com vistas também à ressignificação do cotidiano dessa população.

As atividades iniciaram na última segunda-feira (17), e além da presença do público atendido e da professora, participaram o Pró-reitor de Extensão Flavi Ferreira Lisboa Filho; o Coordenador Substituto da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania e Chefe do Observatório de Direitos Humanos,  Victor De Carli Lopes; o Chefe da Incubadora Social, Lucas Veiga Ávila; o Secretário de Desenvolvimento Social de Santa Maria, João Chaves; a Chefe do Prédio de Ações Comunitárias e Empreendedoras, Ana Paula Perlin; e demais servidores e apoiadores dos projetos.

Em encontros semanais, os cursos práticos abrangem cinco espaços da cidade: Prédio de ações Comunitárias e Empreendedoras (Antiga Reitoria), Casa de Passagem Mundo Novo, Cozinha Comunitária Fraternidade Chico Xavier – Lorenzi, Feira da Economia Solidária e Escola do Bairro Urlândia. Para viabilizar as atividades, a Incubadora Social, articulada à PRE, assegurou bolsas de Extensão a estudantes para atuação nos projetos, além de espaço físico, materiais para o desenvolvimento de produtos, máquinas de costura e demais insumos para suporte. As ações também recebem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Secretaria de Cultura de Santa Maria e da artesã Lise Maria Schill, entre outros parceiros.

As iniciativas atendem a um conjunto de políticas públicas que propõem a melhoria na qualidade da oferta de trabalho. Lucas Ávila explica que atividades como as propostas por Amara são de grande importância para os objetivos da Incubadora Social, ao passo que possibilitam aos empreendimentos incubados e à comunidade a qualificação no desenvolvimento de produtos para a geração de renda. Ainda, representam uma contribuição para os princípios da economia solidária, da economia circular, bem como o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. As práticas extensionistas também fortalecem a aproximação entre a Universidade e a sociedade.

Além de buscar suporte aos empreendimentos da Incubadora Social, o edital 61/2022 possui outros seis propósitos, a saber: formar recursos humanos por meio das ações a serem desenvolvidas pelos proponentes, como cursos de capacitação, oficinas, assessorias, consultorias, etc.; fomentar a integração do Ensino, da Pesquisa e das atividades complementares de Extensão na UFSM; fortalecer o empreendedorismo, o cooperativismo, a economia solidária, a sustentabilidade e a inovação social para o desenvolvimento de empreendimentos sociais; promover a cooperação e a interação entre o setor público e o privado; desenvolver economicamente iniciativas sociais; e promover a inovação em produtos, serviços e tecnologias sociais.