Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social

Batalhão do Bem inicia curso de corte e costura na sala da Incubadora Social

Atualmente, toneladas de vestimentas militares são descartadas todos os anos, sem reaproveitamento dos tecidos. Pensando na transformação desta realidade, o projeto Batalhão do Bem de Santa Maria pretende utilizar este tipo de material para gerar renda à comunidade local. Assim, as fardas e vestimentas que não são mais utilizadas pelos militares do 4° Batalhão Logístico (4° BLog) serão doadas e reaproveitadas pelo projeto, que pretende promover  economia circular na cidade.

O Projeto Batalhão do Bem conta com o apoio do Instituto Federal Farroupilha – IFFAR, do Santa Maria Tecnoparque, da Unicred, da Cooperativa de Trabalho do Recolhimento de Inservíveis Recicláveis – CRIR, da 6° Brigada de Infantaria Blindada – Brigada Niederauer, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo RS – Sescoop/RS, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e da Ford Superauto.

Além disso, em parceria com a Incubadora Social, o Batalhão realizará os cursos de corte e costura nas salas da IS-UFSM no Complexo Multicultural da Antiga Reitoria. Nesta quinta-feira, 11/05, foi organizado o primeiro encontro do grupo, que receberá todo o suporte para o aprendizado de como manusear e costurar o novo material, transformando-o em estojos, mochilas e peças de uso em geral que, comercializadas, circulam a economia da comunidade.

Ao oferecer um destino mais sustentável a essas peças, o Batalhão do Bem, em conjunto com a Incubadora Social, gera qualificação profissional, assistindo famílias em vulnerabilidade social da região. A iniciativa oferta, ainda, todo o transporte, lanche e material necessário para aqueles inscritos no curso.

A Incubadora Social reconhece a relevância do projeto e contribui com a infraestrutura necessária para que os cursos ocorram. Atualmente, a sala da Incubadora na Antiga Reitoria recebe diariamente oficinas de diferentes projetos, alguns deles abertos à comunidade.