Ir para o conteúdo Incubadora Social Ir para o menu Incubadora Social Ir para a busca no site Incubadora Social Ir para o rodapé Incubadora Social
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM compartilha experiências do Hub de Inovação Social no FORTEC Nordeste 2025



Durante o primeiro dia do Encontro Regional FORTEC Nordeste 2025, realizado de 4 a 6 de junho em Salvador (BA), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apresentou as iniciativas do seu Hub de Inovação Social (HubIS) no painel “NITs e Inovação Social”. O evento é promovido pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) e reúne instituições de todo o país para debater os rumos da inovação no Brasil, com foco especial no fortalecimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

Representando a UFSM, o Prof. Dr. Lucas Ávila, coordenador do HubIS, compartilhou a trajetória do espaço interinstitucional, que articula universidade, governo, empresas e sociedade civil para o desenvolvimento de soluções inovadoras com alto impacto social. A proposta está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a política institucional de inovação social da universidade, fortalecendo o papel das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) como agentes de transformação social.

Destaques da apresentação do HubIS

  • Estruturação de ecossistemas de inovação social na região Sul do Brasil, com suporte de políticas públicas e conexão com redes nacionais e internacionais;
  • Aplicação de metodologias participativas em projetos com comunidades vulneráveis, por meio da Incubadora Social da UFSM, especialmente pelos programas de Incubação e Formação Profissional (Progredir);
  • Fomento ao empreendedorismo social, com programas voltados a estudantes e egressos, apoiando a criação de negócios de impacto;
  • Realização de eventos de cocriação e ações formativas para enfrentamento de desafios sociais complexos;
  • Reconhecimento nacional como caso de boas práticas em inovação social universitária, com destaque para a atuação da universidade em sua terceira missão: o compromisso com a sociedade.

O painel foi mediado por Vinicius Moraes de Almeida (MCTI/SEDES) e contou também com apresentações da UFRJ, da Rede Synapse e da Incubadora de Economia Solidária da UFBA. As discussões giraram em torno da pergunta central: “Como incluir a agenda da inovação social no portfólio dos NITs?”, buscando ampliar o escopo tradicional de atuação desses núcleos, incorporando a dimensão social como eixo estratégico.

Compromisso com uma inovação mais inclusiva

Ao integrar o FORTEC Nordeste 2025, o Hub de Inovação Social da UFSM reforça seu papel como referência na área, promovendo a aprendizagem coletiva, a transferência de tecnologias sociais e a articulação interinstitucional. Esses pilares são fundamentais para a construção de uma inovação mais inclusiva, sustentável e conectada aos desafios contemporâneos da sociedade brasileira. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-570-1233

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes