Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

Quinze cursos da UFSM recebem qualificação máxima no Guia do Estudante da Editora Abril

O Guia do Estudante, publicação de caráter educacional lançada anualmente pela Editora Abril, divulgou os dados de sua mais recente pesquisa envolvendo as Instituições de Ensino Superior do país. A Universidade Federal de Santa Maria teve quinze cursos de graduação avaliados como excelentes, recebendo a qualificação de cinco estrelas, três a mais que no ano passado: Agronomia, Arquivologia, Artes Visuais (bacharelado), Ciências Sociais (bacharelado), Direito, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal, Filosofia (bacharelado), Filosofia (licenciatura), Geografia (licenciatura), História (licenciatura), Medicina Veterinária, Produção Editorial, Química (bacharelado) e Serviço Social, todos do campus sede.

Outros 49 cursos da UFSM receberam quatro estrelas, sendo avaliados como muito bons. Treze cursos foram qualificados como bons, recebendo três estrelas da editora. Alguns nomes de cursos são adaptados à metodologia da consulta.

A avaliação do Guia do Estudante constitui-se de uma pesquisa realizada com professores e coordenadores de curso, atribuindo “estrelas” às graduações, a fim de apontar aos vestibulandos os melhores cursos do país e refletir a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica nacional.

Alguns cursos, como aqueles criados recentemente, em processo de extinção, os cursos superiores de tecnologia ou cujas coordenações não aceitem participar da coleta de dados, acabam ficando de fora do levantamento da editora.

As informações obtidas referem-se ao corpo docente, à produção científica, à internacionalização, ao projeto didático-pedagógico e às instalações físicas de cada curso. A nota final média dos pareceristas acaba sendo convertida em “estrelas”. Cursos entre três estrelas (bons) e cinco estrelas (excelentes) são divulgados pela editora no Guia “Profissões Vestibular 2019”, disponibilizado nas bancas e pelo site www.guiadoestudante.abril.com.br.

Clique na imagem para ampliá-la ou baixe-a em PDF: