Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

Leitura dos nomes classificados no Edital de Vagas Complementares acontecerá no dia 26/4 às 15 horas

Candidatos(as) classificados(as) deverão inserir seus documentos no Portal de Confirmação de Vaga de 26 a 28/4

A Universidade Federal de Santa Maria divulgou, nesta quarta-feira (13), o Edital do Processo Seletivo de Vagas Complementares dos cursos de graduação presencial, destinado a candidatos(as) participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições estarão abertas entre os dias 18 e 24 de abril e deverão ser realizadas no link de acesso ao sistema, divulgado junto ao Edital 017/2022-Prograd.

Podem concorrer candidatos(as) que realizaram pelo menos um Enem completo, referente aos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e/ou 2021, e que obtiveram pelo menos 300 pontos na prova de redação do referido ano.

Caso o(a) candidato(a) tenha feito mais de um Enem nesse período, será considerado automaticamente pelo sistema o Exame do ano com maior pontuação.

O Quadro de Vagas e Cursos disponíveis, organizado por cotas e ampla concorrência, foi divulgado no dia 18/4 junto ao Edital.

Cada candidato(a) terá direito a apenas uma inscrição, que é gratuita. Caso a pessoa se inscreva mais de uma vez, será válida somente a última inscrição realizada na íntegra.

Antes de realizar a inscrição e optar por uma das oito modalidades de cota, o(a) candidato(a) deve verificar no Edital a documentação exigida nas cotas e na ampla concorrência.

É responsabilidade do(a) candidato(a) ter a certeza de que poderá comprovar as condições declaradas em caso de classificação, sejam elas de ordem socioeconômica, étnico-racial ou referentes às vagas destinadas a pessoa com deficiência, de acordo com a cota escolhida.

Em caso de indeferimento, o(a) candidato(a) terá breve prazo para novo acesso ao portal da UFSM, para correção ou inserção de documentos e informações faltantes. Após a análise do recurso, caso seja mantido o indeferimento, a pessoa perderá a vaga.

O cronograma do processo seletivo, as orientações para inscrição e os modelos documentais podem ser acessados no Edital 017/2022-Prograd. Outras informações são obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br, pelo telefone 55 3220 8187 e pela página Confirmação de Vaga – UFSM no Facebook.

DE OLHO NO CRONOGRAMA RETIFICADO!

📌 De 18 a 24/4: Inscrições em https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/editais/017-2022/
📌 Edital com instruções e modelos de documento para as cotas e ampla concorrência
📌 Quadro de Vagas;

👉 NOVA DATA26/4: Sessão Pública de leitura dos nomes classificados, às 15 horas, transmitida pelo site ufsm.br/youtubeprograd.
Posteriormente, a lista de pessoas classificadas será publicada junto ao Edital;

📌 NOVA DATA26 a 28/4: Prazo para as pessoas classificadas (na Ampla Concorrência ou nas Cotas) acessarem o Portal de Confirmação de Vaga e anexarem digitalmente toda a documentação exigida, de acordo com sua inscrição por cota ou ampla concorrência, conforme orientações do Edital Retificado;

👉 NOVA DATA29/4: Publicação, junto ao Edital, do cronograma das webconferências obrigatórias para inscritos(as) nas cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoas com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 e L14). As instruções e o link para acesso ao Google Meet serão enviados ao email de cada classificado(a) destas cotas;

📌 NOVA DATA – 02/5: Realização das webconferências obrigatórias das cotas L2, L6, L9, L10, L13 e L14.

👉 Os(as) candidatos(as) da ampla concorrência ou das oito modalidades de cota que foram classificados(as) e anexarem sua documentação no Portal de Confirmação de Vaga deverão monitorar diariamente seu email (inclusive caixa de spam e lixo eletrônico), à espera de mensagem de deferimento ou indeferimento da UFSM.