Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM oferta 573 vagas complementares para quem realizou o ENEM entre 2017 e 2021

As inscrições foram prorrogadas para 13 de setembro



 
A Universidade Federal de Santa Maria publicou, na última sexta-feira (2/9), o Edital de Vagas Complementares remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFSM/2022-2º semestre)

Ao todo, são ofertadas 573 vagas em 26 cursos de graduação presencial, sediados nos Campi de Santa Maria, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões.

Poderão concorrer pessoas que realizaram qualquer edição completa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), referente aos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e/ou 2021.

Caso o(a) candidato(a) tenha participado de mais de uma edição do ENEM, o sistema automaticamente considerará o escore total do ano cuja pontuação foi a mais alta.

É necessário também que o(a) candidato(a) tenha obtido no mínimo 300 pontos na prova de redação do respectivo ENEM.

As inscrições gratuitas foram prorrogadas para 13 de setembro, no site ufsm.br/sisu. Antes de acessar o sistema de inscrições, as pessoas interessadas devem ler com atenção o Edital, principalmente se forem concorrer por alguma das oito cotas, destinadas a quem cursou o Ensino Médio integralmente em escolas públicas.

A Ampla Concorrência é destinada a pessoas que não se enquadram no sistema de cotas, ou que não queiram concorrer por meio delas. Já as cotas podem solicitar a comprovação de questões socioeconômicas, étnico-raciais e/ou relativas a pessoa com deficiência, dependendo da opção realizada pelo(a) candidato(a) no sistema de inscrições.

O Edital traz a relação de documentações gerais (solicitadas para a Ampla Concorrência e Cotas) e específicas (exigidas em cada cota).

Antes de realizar a inscrição, o(a) candidato(a) deve ter a certeza de poder comprovar as condições declaradas, referentes à cota escolhida, caso seja classificado(a).

Em caso de indeferimento, as pessoas classificadas receberão um email que concede um breve prazo para novo acesso ao Portal da UFSM, a fim de que complementem ou corrijam documentos ou informações prestadas.

Após análise do recurso, caso o indeferimento seja mantido pela Comissão de Ingresso Acadêmico, a pessoa perderá o direito à vaga, uma vez que não existe migração de candidatos por entre as cotas.

Os(as) candidatos(as) terão direito a apenas uma inscrição no Processo Seletivo Vagas Complementares, valendo a última inscrição realizada, até o encerramento do prazo.

 

Atenção ao CRONOGRAMA RETIFICADO!

  • Inscrições: de 02 a 13/09/22 – Acesse o Edital com instruções de inscrição e Quadro de Vagas;
  • 16/09: Sessão Pública de Leitura dos nomes classificados em ufsm.br/youtubeprograd, às 18 horas;
  • 16/09: Publicação da lista das pessoas classificadas, junto ao Edital;
  • 21 a 25/09: Confirmação de Vaga no Portal UFSM, por meio do envio digital da documentação pelas pessoas classificadas;
  • 26/09: Publicação do Cronograma de Webconferências Obrigatórias para pessoas classificadas nas Cotas L2, L6, L9, L10, L13 e L14, junto ao Edital;
  • 27/09: Data prevista para realização das Webconferências Obrigatórias. via Google Meet, através do link enviado ao e-mail do(a) candidato(a).


Classificação e Confirmação de Vaga

No dia 16 de setembro, às 18 horas, será realizada a Sessão Pública de Leitura dos nomes classificados, dentro de cada curso e cota.

A sessão será transmitida no site ufsm.br/youtubeprograd. Posteriormente, a lista de pessoas classificadas também será disponibilizada em formato PDF junto ao Edital.

As pessoas cujo nome for citado na sessão pública deverão, de 21 a 25 de setembro, acessar o Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação da UFSM, para realizar a inserção dos documentos exigidos no Edital, de acordo com a modalidade de inscrição escolhida (Cota ou Ampla Concorrência).

No dia 26 de setembro será publicado, também junto ao Edital, o Cronograma de Webconferências Obrigatórias, destinadas às pessoas classificadas nas cotas étnico-raciais e/ou nas cotas para pessoa com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 e L14).

A data prevista para realização das webconferências, via Google Meet, é 27 de setembro. As pessoas convocadas receberão o link de acesso via e-mail.

 

E-mail de deferimento ou indeferimento

As pessoas classificadas deverão acompanhar diariamente seu email (inclusive pastas de spam e lixo eletrônico), à espera de mensagem de deferimento ou de indeferimento da UFSM.

Como não há prazo fixo previsto para envio deste email, o monitoramento deve ser constante por parte do(a) classificado(a).

Em caso de deferimento, o(a) acadêmico(a) receberá o número de matrícula, as orientações para primeiro acesso ao Portal do Aluno e a informação de que a matrícula nas disciplinas do semestre será realizada automaticamente para os(as) calouros(as).

Informações sobre o curso deverão ser obtidas com a respectiva Coordenação ou Secretaria, em ufsm.br/graduacao.

Informações sobre inscrição no Benefício Socioeconômico (BSE), para acesso a Moradia Estudantil, Restaurante Universitário, transporte subsidiado e outros direitos do(a) estudante, podem ser obtidas junto à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, no site ufsm.br/prae.

Mais informações e dicas para os(as) universitários(as) estão disponíveis no site da Calourada 2022/2º semestre.

Em caso de indeferimento, o e-mail enviado pela UFSM informará um breve prazo para que o(a) candidato(a) acesse novamente o Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação, a fim de corrigir ou complementar informações ou documentações.

As pessoas inscritas no Edital de Vagas Complementares deverão monitorar, no site ufsm.br/sisu, possíveis chamadas de suplentes.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail copa.sisu@ufsm.br, na página Confirmação de Vaga – UFSM no Facebook ou pelo telefone (55) 3220-8187.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-501-773

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes