Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM oferta 563 vagas em 35 cursos presenciais de graduação para quem realizou o ENEM entre 2018 e 2022

Inscrições gratuitas no Processo Seletivo de Vagas Complementares seguem até 4/9



 

A Universidade Federal de Santa Maria está com o edital aberto para seleção às Vagas Complementares remanescentes do SiSU e do Vestibular Extraordinário, para ingresso ainda no segundo semestre de 2023.

Estão aptas a participar do processo as pessoas que realizaram algum Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) completo, referente aos anos de 2018, 2019, 2020, 2021 e/ou 2022.

Também é necessário ter conquistado 300 pontos ou mais na prova de redação do Enem do referido ano. O sistema vai selecionar automaticamente o escore do ano com maior pontuação, caso o(a) candidato(a) tenha participado de mais de uma edição do Enem.

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 4 de setembro.

Antes de realizar a inscrição e optar por alguma cota ou pela ampla concorrência, as pessoas interessadas devem ler com atenção o Edital 093/2023/Prograd.

O(a) candidato(a) precisa verificar antecipadamente se possui toda a documentação solicitada e todas as condições exigidas para concorrer por alguma cota. Em caso de indeferimento, após análise de recurso, ele(a) estará sujeito à perda da vaga.

Ao todo, são ofertadas 563 vagas em 35 cursos, distribuídos no Campus Sede em Santa Maria e nos Campi da UFSM em Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões.

 

CRONOGRAMA

A inscrição deve ser realizada até o dia 4 de setembro, às 23h59min, no link indicado junto ao Edital.

No dia 5 de setembro, após as 17 horas, será publicada a “Lista de Pessoas Aptas a fazer a Habilitação na Chamada Oral“.

Habilitação é o envio, pelo(a) candidato(a), de toda a documentação digitalizada, conforme a opção por cota ou ampla concorrência, no Portal de Habilitação da UFSM.

Os(as) candidatos(as) devem organizar antecipadamente toda a sua documentação em formato digital, para inseri-la de uma só vez ao realizar o login no Portal.

O Portal estará aberto para Habilitação do dia 05 ao dia 10 de setembro, até as 23h59min.

No dia 11 de setembro, será realizada a Chamada Oral Presencial, no Centro de Convenções da UFSM, no Campus Sede, para os cursos de todos os campi. A entrada no prédio se dará das 16 às 17 horas.

Na Chamada Oral, será permitida a entrada apenas de candidatos(as) e de representantes com procuração preenchida e assinada pelo(a) candidato(a), caso este(a) não possa comparecer, todos devidamente habilitados a concorrer às vagas.

A procuração pode ser utilizada apenas por candidatos da Ampla Concorrência e das Cotas L1 e L5.

Candidatos(as) das cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoas com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 e L14) NÃO poderão enviar procurador, pois passarão por entrevista presencial junto à respectiva Comissão.

Durante a Chamada Oral, são convocados os nomes de candidatos presentes ou representados, por ordem decrescente de pontuação em cada curso e cota, até o preenchimento das vagas anunciadas.

A vaga poderá migrar de cota, caso não encontre candidato(a) presente ou representado(a) apto(a) a preenchê-la, conforme ordem de migração descrita no item 4.8 do Edital.

Edital 093/2023, com todas as instruções para inscrição, modelos documentais, envio dos documentos para Habilitação e erros mais comuns cometidos durante a habilitação, pode ser encontrado no site da Pró-reitoria de Graduação, em ufsm.br/prograd.

Outras informações podem ser solicitadas ao e-mail copa.sisu@ufsm.br ou ainda à página “Confirmação de Vaga UFSM” no Facebook.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-501-946

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes