Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

UFSM divulga o Termo de Adesão ao SiSU 2024

Inscrições estarão abertas de 22 a 25 de janeiro no Portal do MEC

A Universidade Federal de Santa Maria publicou seu Termo de Adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o ano de 2024. O documento, disponível no site ufsm.br/sisu, traz os cursos ofertados pela UFSM e suas respectivas vagas, organizadas por cota e ampla concorrência.

O Termo também lista a documentação geral e específica exigida no momento da confirmação de vaga e matrícula.

Ao todo, são 3.319 vagas oferecidas nos cursos de graduação presencial da UFSM, distribuídas no Campus Sede em Santa Maria e nos Campi Descentralizados de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

As inscrições ao SiSU estarão abertas de 22 a 25 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

O listão de pessoas classificadas na Chamada Regular deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro, também pelo pelo Portal do MEC.

Pode concorrer ao SiSU 2024 quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente a 2023, desde que não tenha zerado a prova de redação nem participado do Enem na condição de ‘treineiro”.

Em 2024, haverá apenas uma edição do SiSU, que classificará os(as) candidatos(as) para ingresso durante todo o ano, de acordo com o calendário e regras de cada instituição de ensino superior participante.

Na UFSM, alguns cursos possuem duas turmas de ingresso durante o ano. Outros cursos possuem turma única, com ingresso ou no primeiro ou no segundo semestre letivo. O Termo de Adesão descreve a distribuição de vagas de cada curso, para cada semestre.

A confirmação de vaga e matrícula de todas as pessoas classificadas na Chamada Regular está prevista para ocorrer entre 1º e 7 de fevereiro, mesmo para aquelas pessoas que forem classificadas para início das aulas no segundo semestre letivo. Os cronogramas, editais, modelos documentais e orientações específicas da UFSM serão publicados posteriormente no site ufsm.br/sisu.

Segundo o MEC, os(as) candidato(as) não poderão escolher em qual semestre irão ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerão às vagas do ano inteiro com uma única inscrição no SiSU 2024, inclusive nas chamadas da lista de espera, se estiverem aptos(as) a manifestar interesse no Portal do MEC.

Na UFSM, portanto, as confirmações de vaga serão feitas todas no início do ano, independente do semestre/turma em que a pessoa foi classificada.

NOVAS COTAS EM 2024 – Outra novidade este ano é a reorganização das cotas ofertadas no SiSU, com a inclusão de cotas para quilombolas, novas nomenclaturas e a extinção da antiga cota L10.

Dada a baixa procura da cota L10 pelos(as) candidatos(as) nas edições anteriores do SiSU, ela agora está dividida em outras categorias das ações afirmativas.

Outra mudança significativa no SiSU 2024 é a base de cálculo para as cotas socioeconômicas, que passa a ser de 1 salário mínimo, e não mais de 1,5 salário mínimo por pessoa da família.

As cotas LI são independentes de renda. Já as cotas LB exigirão da pessoa classificada a apresentação de uma série de documentos socioeconômicos do grupo familiar, a serem analisados por comissão específica da UFSM.

As cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas e/ou com deficiência seguem os procedimentos adotados anteriormente, com apresentação de documentos e entrevista (presencial ou por webconferência), de acordo com as instruções a serem divulgadas em editais específicos da chamada regular e das chamadas de lista de espera no site ufsm.br/sisu.

Verifique os novos códigos:

• AC: Ampla Concorrência, para pessoas que não se encaixam nas cotas ou que não desejam participar do SiSU por meio delas;
  • LB_PPI: Para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LB_Q: Para candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LB_PCD: Para candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LB_EP: Para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LI_PPI: Para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LI_Q: Para candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LI_PCD: Para candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • LI_EP: Para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Confira o Cronograma do SiSU 2024:

Outras informações podem ser solicitadas ao email copa.sisu@ufsm.br