Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU

Chamada oral do SiSU UFSM 2024: novos alunos comemoram ingresso na Universidade

Processo iniciou na segunda (26) e vai até sábado (2) para preencher 1.990 vagas

foto colorida horizontal com pessoas em uma grande fila, e algumas estão em pé em frente a pessoas sentadas em mesas com computadores
No Centro de Convenções do Campus Sede, chamada oral vai até quinta (29)

O Centro de Convenções do Campus Sede da UFSM recebe nesta semana centenas de pessoas com a expectativa de ingressar na Universidade pela Chamada Oral do SiSU 2024. O processo teve início na segunda (26) e segue até quinta-feira (29) em Santa Maria. Na sexta (1º), a chamada oral será nos campi de Frederico Westphalen e Palmeiras das Missões, e no sábado (2), no campus de Cachoeira do Sul.

No total, são oferecidas 1.990 vagas para quem realizou a habilitação pelo Portal de Confirmação. Confira as datas e horários da chamada para cada curso.

Na segunda-feira à tarde, candidatos ansiosos aguardavam para ingressar no Centro de Convenções acompanhados por seus familiares. Para Caroline Aires Cordeiro, que acompanhava a irmã Allison, candidata para vaga no curso de Filosofia, é de suma importância para ela, como irmã mais velha, poder dar esse apoio. “É uma ansiedade muito grande, a gente fica com o coração apertado. Uma expectativa alta e com uma torcida também muito significativa, porque a gente sabe que a UFSM tem um papel muito importante, tanto na cidade, mas principalmente para a vida acadêmica do aluno”, comentou a irmã. Allison concorda com a irmã, mas ressalta estar sendo realista para caso não seja chamada.

foto colorida retangular de pessoas sentadas em um grande auditório com cadeiras azuis
Candidatos aguardam pela chamada oral no auditório

Expectativa antes da chamada

Mariane Teloken e Cauê de Castro também mantinham a expectativa em alta. Os dois vieram de Sobradinho para tentar uma vaga no curso de Desenho Industrial e se disseram “tranquilos, mas com boas expectativas”. Quem trouxe os jovens foi a mãe de Mariane, Gisele Pereira, que já tem outros dois filhos formados na Universidade. “Eu estou vivendo o que eu não vivi, o que eu não consegui fazer eu faço por eles”, contou a mãe.

Enquanto observava sua filha entrar no auditório, o pai de Gabriele Machado, Volmir, comentou que trouxe a jovem de Santa Cruz do Sul porque acredita ser relevante a família estar presente nesses momentos. “É importante pelo menos tentar. Se deu certo, deu, se não for agora, é no próximo”, relatou o pai.

A abertura da chamada oral contou com a presença dos representantes do Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE), que se disponibilizaram para auxiliar os novos alunos da Universidade no que fosse necessário. A seguir, o professor Jerônimo Tybusch, pró-reitor de Graduação, relatou como iria funcionar o procedimento e explicou a mudança na política de cotas do SiSU, que determina que todos os estudantes inscritos no sistema sejam classificados primeiramente na ampla concorrência.

Alegria após a confirmação

Após a leitura dos nomes, a alegria e emoção dos estudantes que se tornaram os mais novos calouros da UFSM contagiaram o Centro de Convenções. Assim que Alisson foi chamada para realizar o processo de matrícula, sua irmã ligou para a mãe delas para anunciar a notícia.

Já Guilherme Lappe, o mais novo integrante da turma de Produção Editorial, destacou a felicidade e o alívio de ter conseguido o curso com o qual sempre sonhou. “Ainda estou em êxtase com tudo que está acontecendo, está formigando o corpo inteiro, mas é uma sensação maravilhosa. É um alívio tão grande poder ligar pra tua mãe e falar que tu conseguiu passar”, disse. O jovem ainda ressaltou que deseja o melhor para quem não conseguiu dessa vez, lembrando que ainda existem muitas oportunidades.

Mais informações sobre a chamada oral podem ser consultadas em ufsm.br/sisu.

Confira imagens da chamada oral no Centro de Convenções na tarde de segunda-feira:

Texto e fotos: Gabriel Escobar da Silva, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Fonte: ufsm.br