Ir para o conteúdo SiSU Ir para o menu SiSU Ir para a busca no site SiSU Ir para o rodapé SiSU
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prorrogadas para o dia 17/3 as inscrições gratuitas no Edital de Vagas Complementares da UFSM; confira novas datas e orientações

Vagas presenciais na graduação são destinadas a quem realizou algum ENEM completo entre os anos de 2019 e 2023



 

A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas ao Edital de Vagas Complementares 2024. Ao todo, são 1.884 vagas distribuídas em 99 cursos presenciais de graduação, ofertados no campus sede em Santa Maria e nos campi descentralizados de Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões.

As vagas são destinadas a quem realizou algum Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) completo entre os anos de 2019 e 2023. O sistema vai considerar automaticamente o ano de maior pontuação, caso a pessoa tenha participado de mais de uma edição do ENEM.

É necessário também ter obtido um mínimo de 300 pontos na prova de Redação do ENEM, no ano adotado.

As inscrições gratuitas no Edital de Vagas Complementares foram prorrogadas para o dia 17 de março e podem ser feitas no site ufsm.br/prograd.

É possível realizar apenas uma única inscrição por candidato. Caso a pessoa tenha se inscrito mais de uma vez, somente a última inscrição será homologada.

Antes de realizar a inscrição, as pessoas interessadas devem ler as orientações do Edital Retificado e do novo Quadro de Vagas com informações sobre enquadramento nas Cotas, pois é de sua responsabilidade o correto fornecimento de dados pessoais, entre eles o e-mail para contato da UFSM.

Os(as) candidatos(as) deverão preencher com cuidado o Questionário Socioeconômico no momento da inscrição, pois suas informações sociais (renda, cor/raça, declaração que é quilombola ou pessoa com deficiência) serão usadas para enquadramento em cota.

Após o preenchimento do Formulário de Inscrição, deve-se clicar em “Enviar ficha de inscrição por e-mail” para receber os dados informados.

Com o Número Único de Consulta, disponível na ficha de inscrição, é possível verificar a situação da inscrição através do Portal, na aba “Minhas Inscrições – Pesquisar Inscrição”.

 

CRONOGRAMA TRAZ NOVAS DATAS!

No dia 19 de março, foi publicada a Lista de Pessoas Classificadas, junto ao Edital 032/2024.

Segundo nova orientação, as pessoas que acabaram classificadas pela Ampla Concorrência ou pela cota LI_EP não necessitarão enviar novamente seus documentos para realizar a Habilitação e Confirmação de Vaga. Elas devem apenas aguardar o email enviado pela UFSM, o qual informa o deferimento ou o indeferimento.

Segundo a nova orientação, após a publicação da lista, apenas as pessoas que acabaram classificadas pelas cotas LB_EP, LB_PPI, LI_PPI, LB_PCD, LI_PCD, LB_Q e LI_Q deverão realizar a Habilitação e Confirmação de Vaga, até o dia 21 de março às 23h59min.

Elas deverão acessar o Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação, selecionando o concurso “Vagas Complementares UFSM 2024”, informando apenas seu CPF e Data de Nascimento (sem necessidade de número de inscrição) e inserindo sua documentação digitalizada, de acordo com a cota.

Em nova data (22 de março), será divulgado o cronograma de webconferências obrigatórias junto ao Edital, para pessoas que forem classificadas nas cotas para quilombolas, pessoas pretas, pardas ou indígenas e pessoas com deficiência (códigos LB_PPI, LI_PPI, LB_PCD, LI_PCD, LB_Q e LI_Q).

As webconferências, via Google Meet, serão realizadas no próprio dia 22 de março.

Todas as pessoas classificadas deverão aguardar o e-mail da UFSM, que informará:

a) o deferimento da vaga, com número de matrícula e instruções de primeiro acesso ao Portal Estudantil, onde constarão as disciplinas do semestre, no link “Minhas Turmas”. Outras informações poderão ser obtidas com a Coordenação ou Secretaria do curso, em ufsm.br/graduacao; ou  

b) o indeferimento da vaga, caso haja alguma inconsistência nas documentações ou informações prestadas. Após o envio do email pela UFSM, o(a) candidato(a) terá 72 horas para novo acesso ao Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação, para complementar ou corrigir documentos ou informações via recurso.

Como não há prazo fixo para envio do email de deferimento ou indeferimento, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) recomenda às pessoas que confirmarem vaga que monitorem diariamente sua caixa de email, inclusive spam e lixo eletrõnico, até o recebimento da mensagem.

O Edital 032/2024, com o Quadro de Vagas, a documentação geral e específica exigida paras as cotas, além de orientações e link para inscrição, está disponível no site ufsm.br/prograd

Dúvidas podem ser encaminhadas ao Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos, pelo e-mail falecom@nisa.ufsm.br

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-501-1047

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes