Ir para o conteúdo UMA Ir para o menu UMA Ir para a busca no site UMA Ir para o rodapé UMA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PROGEP e CIMDE coordenam curso de capacitação da separação de resíduos para os servidores do Restaurante Universitário



Foto: Carla Brasil, nutricionista do Restaurante Universitário da UFSM campus sede.

Na última sexta-feira (19/11), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e a Coordenadoria de Ingresso, Mobilidade e Desenvolvimento (CIMDE) realizaram um curso de capacitação da separação de resíduos para os servidores do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ministrado pela Assistente de Laboratório do Setor de Planejamento Ambiental/Pró-Reitoria de Infraestrutura (SPA/Proinfra),  Marcela Bromberger Soquetta. Marcela é Bacharel em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), licenciada pelo Programa Especial de Graduação para Formação de Professores (UFSM), especialista em Ciência de Alimentos (UFPel), mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFSM) e doutora em Engenharia Química (UFSM).

O Restaurante Universitário, órgão suplementar da UFSM, integra o Programa de Assistência Estudantil desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O RU oferece aos estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes da UFSM refeições a baixo custo. Com a terceirização dos Restaurantes Universitários do Campus sede,  tornou-se necessária a capacitação dos servidores em relação à separação, armazenamento e destinação dos resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos gerados nos Restaurantes Universitários. Bem como orientação sobre medidas adotadas no contrato com a empresa contratada.

Foto: Carla Brasil, nutricionista do Restaurante Universitário da UFSM campus sede.

A ação teve carga horária de 2 horas e aconteceu no próprio RU, seguindo todos os protocolos de  biossegurança orientados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação (COE-UFSM), como utilização de máscaras por parte dos presentes, distanciamento de 1,5m, ambiente ventilado e respeito ao teto de ocupação.

Ao final do  curso, os estudantes  estavam aptos  a supervisionar a separação de resíduos gerados no Restaurante Universitário, além de terem conhecimento da responsabilidade dos servidores da UFSM e das empresas contratadas. Os participantes que cumprirem os critérios de certificação e atenderem os objetivos propostos receberão certificados, que serão fornecidos pela Progep, podendo ser emitido no Portal de Capacitação, no link Meus Cursos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-609-991

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes