Ir para o conteúdo Coronavírus - COVID-19 Ir para o menu Coronavírus - COVID-19 Ir para a busca no site Coronavírus - COVID-19 Ir para o rodapé Coronavírus - COVID-19
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 – UFSM (COE-E UFSM)

Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 – UFSM

Avisos importantes:

O COE-E UFSM informa que sugestões, reclamações ou denúncias devem ser enviadas diretamente para chefias imediatas (no caso de servidores da instituição) e coordenação de curso (no caso de alunos), e, posteriormente, para a ouvidoria da Universidade.

As Comissões de Biossegurança Setoriais e o COE-E têm poder consultivo na UFSM, não podendo punir servidores e/ou alunos no que diz respeito ao cumprimento das recomendações de biossegurança durante a pandemia de Covid-19.

Orientações sobre uso de máscaras

Sobre o manual de Biossegurança

Manual de Biossegurança
Atualizado

Terceira dose da vacina

Suspeita de Covid-19

Testes Covid-19

Notícias sobre o plano de retorno

COE-E UFSM informa que suas atividades estão suspensas
  O Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação (COE- E UFSM) informa que suas atividades, bem como as atividades das Comissões Setoriais de Biossegurança, foram encerradas na…
UFSM
03/06/2022
COE-E UFSM emite nota sobre uso de máscaras em ambientes fechados
O COE-E-UFSM, considerando o disposto no Decreto nº 56.474, de 28 de abril de 2022, do Governo do RS, RECOMENDA FORTEMENTE o uso de máscara em salas de aula e…
UFSM
09/05/2022
Colégio Politécnico da UFSM inicia as aulas presenciais do Ensino Médio
Antes da recepção, cada aluno ganhou três máscaras PFF2 O Colégio Politécnico da UFSM deu início às aulas do Ensino Médio na manhã desta terça-feira (22).…
UFSM
22/03/2022
UFSM publica normativa que regulamenta o controle vacinal na Instituição
Nesta quarta-feira (16), a UFSM publicou a Instrução Normativa N. 01/2022 que objetiva operacionalizar a fiscalização do esquema vacinal para servidores, colaboradores e estudantes da UFSM, bem como para a…
UFSM
17/03/2022
UFSM estabelece retorno presencial integral das atividades administrativas a partir de segunda-feira (14)
O Gabinete do Reitor informa que, a partir da próxima segunda-feira, 14, os servidores deverão cumprir suas jornadas de trabalho de forma integralmente presencial, devendo ser observados os protocolos de…
UFSM
09/03/2022
Retorno presencial das atividades acadêmicas e Calendário UFSM 2022 são aprovados pelo CEPE
Em reunião que ocorreu na manhã e no início da tarde desta terça, dia 15 de fevereiro, o Conselho Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou o calendário UFSM 2022 e…
UFSM
15/02/2022

Saiba mais

Apresentação

Em 17 de agosto de 2021, a Comissão de Biossegurança da Universidade Federal de Santa Maria – COVID-19 (CBio) e o Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação  COVID 19  UFSM (COE-E UFSM), fundiram-se pela portaria N. 1.330, a fim de estabelecer normas visando à proteção da comunidade acadêmica quanto à transmissão do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19 ou doença do novo coronavírus, classificada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020.

De transmissão por secreções respiratórias e salivares, a doença continua em fase de mitigação no estado e no país. Nesta fase há a transmissão comunitária, e a suspensão de aulas e atividades presenciais (conforme Portaria N. 97.935, de 16 de março de 2020) serve para evitar a transmissão local e dispersão ainda maior do vírus. 

Tem-se planejado ações de prevenção à COVID-19, enfatizando a educação e conscientização, através da confecção do Manual de Biossegurança para a Comunidade Acadêmica durante a Pandemia de COVID-19, de instruções normativas, cartazes, vídeos, cards, entre outros materiais de apoio.

Neste site, que estará em constante atualização devido à natureza dinâmica da pandemia, o público-alvo e a comunidade poderão buscar esclarecimentos com relação às ações institucionais, conhecer os membros do COE-E UFSM.

Nesse contexto, o COE-E UFSM continuará seu trabalho, enquanto houver a necessidade de adaptações e adequações da Universidade, conforme normas ditadas por órgãos governamentais e autoridades sanitárias do estado e do país, isto é, enquanto a pandemia e seus efeitos continuarem sendo uma iminente ameaça à vida dos membros da comunidade acadêmica da UFSM.