Ir para o conteúdo Coronavírus - COVID-19 Ir para o menu Coronavírus - COVID-19 Ir para a busca no site Coronavírus - COVID-19 Ir para o rodapé Coronavírus - COVID-19
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comissão de Biossegurança – COVID-19 (CBio)

Apresentação

A Comissão de Biossegurança da Universidade Federal de Santa Maria – COVID-19 (CBio) foi criada em 19 de junho de 2020, pela Portaria N. 98.213, no intuito de estabelecer normas visando à proteção da comunidade acadêmica quanto à transmissão do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19 ou doença do novo coronavírus, classificada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020.

De transmissão por secreções respiratórias e salivares, a doença continua em fase de mitigação no estado e no país. Nesta fase há a transmissão comunitária, e a suspensão de aulas e atividades presenciais (conforme Portaria N. 97.935, de 16 de março de 2020) serve para evitar a transmissão local e dispersão ainda maior do vírus. 

A CBio tem planejado ações de prevenção à COVID-19, enfatizando a educação e conscientização, através da confecção do Manual de Biossegurança para a Comunidade Acadêmica durante a Pandemia de COVID-19, de instruções normativas, cartazes, vídeos, entre outros materiais de apoio.

Neste site, que estará em constante atualização devido à natureza dinâmica da pandemia, o público-alvo e a comunidade poderão buscar esclarecimentos com relação às ações da CBio, conhecer seus membros e, ainda, as comissões setoriais criadas para que toda a comunidade acadêmica possa ser atendida, conforme suas especificidades.

Ademais, devido ao fato de muitas pessoas serem portadoras assintomáticas e ao mesmo tempo transmissoras do vírus, existe a preocupação quanto ao possível retorno à presencialidade, já que ainda não existe vacina comprovadamente eficaz e nem tratamento específico para essa doença.

Nesse contexto, a CBio continuará seu trabalho, enquanto houver a necessidade de adaptações e adequações da Universidade, conforme normas ditadas por órgãos governamentais e autoridades sanitárias do estado e do país, isto é, enquanto a pandemia e seus efeitos continuarem sendo uma iminente ameaça à vida dos membros da comunidade acadêmica da UFSM.

Anexos