Ir para o conteúdo Coronavírus - COVID-19 Ir para o menu Coronavírus - COVID-19 Ir para a busca no site Coronavírus - COVID-19 Ir para o rodapé Coronavírus - COVID-19
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 – UFSM (COE-E UFSM)

Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 – UFSM

Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 – UFSM
(COE-E UFSM)

Plano de retorno às atividades presenciais

Atividades acadêmicas

Considerando que o COE E UFSM está sistematizando os fluxos que deverão seguir as solicitações de retorno das atividades práticas e para que a solicitação de atividades práticas seja realizada, é importante atentar para o que segue.

Clique para ampliar
Para cursos Técnicos e Ensino Médio

1. Que o Plano de Contingência da Unidade esteja aprovado pelo COE E UFSM.

2. Que o curso demandante preencha o formulário padrão e seus anexos e encaminhe para ciência do departamento de ensino. Este trâmite deve ser pelo PEN-SIE, no tipo processual 122.31 (confira o passo a passo);

3. Que após ciência do departamento de ensino, o curso demandante encaminhe processo à CBio Setorial

4. A CBio Setorial terá a atribuição de avaliá-lo. No caso de necessitar complementação, o plano deverá retornar ao curso. Uma vez aprovado, deverá ser encaminhado ao Setor de Registro e Controle Acadêmico  (Politécnico)/Coordenação de Registros Escolares (CTISM);

5. O Setor de Registro e Controle Acadêmico (Politécnico)/Coordenação de Registros Escolares (CTISM) deverá providenciar a oferta de acordo com o demandado;

6. Ao Setor de Registro e Controle Acadêmico (Politécnico)/Coordenação de Registros Escolares (CTISM) cabe comunicar ao COE E UFSM sobre esta oferta e as condições da mesma, para o acompanhamento de ações do COE. 

Clique para ampliar
Para cursos de Graduação

1. Que o Plano de Contingência da Unidade esteja aprovado pelo COE E UFSM.

2. Que o curso demandante, após acordo com o departamento de oferta (com relação a horários, espaço físico e docente), preencha o formulário padrão e encaminhe à CBio Setorial. Este trâmite deve ser pelo PEN-SIE, no tipo processual 122.31 (confira o passo a passo);

3. A Cbio Setorial terá a atribuição de avaliá-lo. No caso de necessitar complementação, o plano deverá retornar ao curso. Uma vez aprovado, deverá ser encaminhado à PROGRAD.

4. A PROGRAD deverá providenciar a oferta de acordo com o demandado.

5. À PROGRAD cabe comunicar ao COE E UFSM sobre esta oferta e as condições da mesma, para o acompanhamento de ações do COE.

Clique para ampliar
Para cursos de Pós-Graduação

1. Que o Plano de Contingência da Unidade esteja aprovado pelo COE E UFSM.

2. Que o curso demandante, após acordo com o departamento de oferta (com relação a horários, espaço físico e docente), preencha o formulário padrão e encaminhe à CBio Setorial. Este trâmite deve ser pelo PEN-SIE, no tipo processual 122.31 (confira o passo a passo);

3. A CBio Setorial terá a atribuição de avaliá-lo. No caso de necessitar complementação, o plano deverá retornar ao curso. Uma vez aprovado, deverá ser encaminhado à PRPGP.

4. A PRPGP deverá providenciar a oferta de acordo com o demandado, através do Núcleo de Controle Acadêmico.

5. À PRPGP cabe comunicar ao COE E UFSM sobre esta oferta e as condições da mesma, para o acompanhamento de ações do COE. 

 

O COE E UFSM se coloca à disposição para  esclarecimentos de dúvidas através do e-mail: coe@ufsm.br

 

Notícias sobre o plano de retorno

Nota sobre o fluxo para realização de disciplinas práticas presenciais na UFSM
Desde março de 2020, a UFSM foi cautelosa nas suas decisões e orientações à comunidade acadêmica. Sempre se pautou em informações científicas fornecidas pelos comitês instituídos: Gabinete de Gestão de…
UFSM
26/10/2021
Atividades administrativas retornam integralmente de forma presencial na UFSM
Através da Portaria Normativa UFSM N. 035, de 25 de outubro de 2021, ficou estabelecido que a jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação deverá ser cumprida integralmente de…
UFSM
26/10/2021
Live esclarece dúvidas sobre o retorno das atividades presenciais administrativas e perspectivas futuras na UFSM
A reitoria da UFSM realizou nesta quarta-feira (29), a live tira-dúvidas sobre o retorno das atividades presenciais administrativas e as perspectivas futuras para a universidade. O retorno presencial das atividades…
UFSM
29/09/2021
Retorno presencial das atividades administrativas ocorrerá no dia 1º de outubro
De acordo com a portaria normativa N. 032 de 22 de setembro de 2021, a UFSM estabelece o retorno das atividades presenciais administrativas escalonadas no âmbito da Universidade a partir…
UFSM
22/09/2021
Perspectivas para o retorno presencial na UFSM: confira as principais dúvidas
Após problemas ocorridos na última quarta-feira (20) com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), a reunião extraordinária "Perspectivas sobre o retorno presencial na UFSM em 2021" aconteceu nesta sexta-feira (22)…
UFSM
22/01/2021

Orientações sobre uso de máscaras

Sobre o manual de Biossegurança

O retorno às atividades presenciais

Manual de Biossegurança da UFSM é atualizado

Variante
Delta

Servidores com sintomas, o que fazer?

Saiba mais

Apresentação

Em 17 de agosto de 2021, a Comissão de Biossegurança da Universidade Federal de Santa Maria – COVID-19 (CBio) e o Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação  COVID 19  UFSM (COE-E UFSM), fundiram-se pela portaria N. 1.330, a fim de estabelecer normas visando à proteção da comunidade acadêmica quanto à transmissão do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19 ou doença do novo coronavírus, classificada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março de 2020.

De transmissão por secreções respiratórias e salivares, a doença continua em fase de mitigação no estado e no país. Nesta fase há a transmissão comunitária, e a suspensão de aulas e atividades presenciais (conforme Portaria N. 97.935, de 16 de março de 2020) serve para evitar a transmissão local e dispersão ainda maior do vírus. 

Tem-se planejado ações de prevenção à COVID-19, enfatizando a educação e conscientização, através da confecção do Manual de Biossegurança para a Comunidade Acadêmica durante a Pandemia de COVID-19, de instruções normativas, cartazes, vídeos, cards, entre outros materiais de apoio.

Neste site, que estará em constante atualização devido à natureza dinâmica da pandemia, o público-alvo e a comunidade poderão buscar esclarecimentos com relação às ações institucionais, conhecer os membros do COE-E UFSM.

Nesse contexto, o COE-E UFSM continuará seu trabalho, enquanto houver a necessidade de adaptações e adequações da Universidade, conforme normas ditadas por órgãos governamentais e autoridades sanitárias do estado e do país, isto é, enquanto a pandemia e seus efeitos continuarem sendo uma iminente ameaça à vida dos membros da comunidade acadêmica da UFSM.