Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo da UFSM finaliza elaboração do vocabulário da pandemia do novo coronavírus

Projeto teve a colaboração de 26 pesquisadores de 10 instituições de ensino superior brasileiras



O Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso (Pallind) da UFSM finalizou o projeto de pesquisa dedicado ao estudo do vocabulário da pandemia do novo coronavírus. O trabalho foi realizado entre os anos de 2021 e 2023, com a colaboração de 26 pesquisadores de 10 instituições de ensino superior brasileiras, num esforço conjunto de muitos pesquisadores da área de estudos linguísticos e discursivos.

O grupo dedicou-se intensamente por dois anos a um trabalho de pesquisa, análise e registro de palavras e expressões que emergiram e circularam nos meios noticiosos digitais em decorrência da pandemia de Covid-19. O objetivo era compreender e registrar as novas formas de significação das palavras num momento tão desafiador.

Foram produzidos diversos verbetes, como “Aglomeração”, apresentada como “a reunião de muitas pessoas no mesmo local, o que configura o descumprimento das medidas de prevenção da covid-19. Exemplo: ‘Para evitar aglomerações e filas, a Prefeitura de São Paulo abriu oito novos grandes postos de vacinação com acesso para pedestres’ (Agência Brasil).”

Após a publicação do último verbete, “Genocídio”, na primeira semana de maio de 2023, o projeto está sendo considerado finalizado. O encerramento coincidiu com o término da emergência sanitária decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O grupo concluiu seu trabalho com a produção de um livro que reúne parte dos verbetes produzidos durante a pesquisa. O livro foi lançado durante a 50ª Feira do Livro de Santa Maria, oportunidade em que os pesquisadores apresentaram o resultado do trabalho a um público acadêmico e para a comunidade em geral.

O Grupo de Estudos Pallind agradece a todos os envolvidos no projeto: as pessoas da comunidade em geral que sugeriram palavras, bem como os pesquisadores e as instituições que apoiaram a pesquisa. O trabalho realizado contribuiu de forma significativa para a compreensão e o registro histórico de um momento singular e desafiador do tempo presente.

A obra pode ser acessada em formato digital, no site e em PDF.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62328

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes