Ir para o conteúdo Gabinetes de Projetos Ir para o menu Gabinetes de Projetos Ir para a busca no site Gabinetes de Projetos Ir para o rodapé Gabinetes de Projetos

Registro de Projetos de Ensino no CCS

ORIENTAÇÕES DA ComEP/CCS SOBRE REGISTRO DE PROJETOS DE ENSINO

Considerando o caráter instrutivo e não impositivo da IN 021/2022 PROGRAD a respeito de projetos de Ensino no âmbito da UFSM, a Comissão de Ensino e Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da UFSM estabelece as seguintes orientações a respeito do registro de novos projetos pelos servidores desta unidade de ensino.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

• Este documento não se caracteriza como normativa, apenas apresenta orientações elaboradas pela ComEP/CCS com intuito de auxiliar o registro de projetos de ensino em nossa unidade de ensino.
  • As Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão do CCS têm entendimento de que as Ligas Acadêmicas se classificam como atividades de Ensino, para as quais já constam no sítio eletrônico da subdivisão de projetos do CCS orientações para registro destas atividades.
  • Entende-se que monitorias não devem ser registradas como projetos de ensino, uma vez que seguem as resoluções institucionais 020/1996, 007/2000 e 036/2019.
  • O registro e contabilização das atividades complementares de graduação são feitas pelas coordenações de curso, conforme os projetos pedagógicos de cada curso.
  • Todo registro de projeto de ensino deverá apresentar carta de aprovação pelo colegiado do curso ao qual estará vinculado

CARACTERIZAÇÃO

Entende-se por projeto de ensino aquele que propõe inovação, diversificação ou aprofundamento de metodologias, atividades teóricas e práticas ou processos educativos relacionados à construção do conhecimento. Nestes projetos podem ser registradas, em caráter temporário, atividades de formação complementar não continuada, extracurricular, que visam diversificar e melhorar os processos de ensino-aprendizagem a nível de graduação e/ou pós-graduação.

A ComEP/CCS poderá avaliar e sugerir a necessidade de registro das atividades de ensino como disciplina complementar de graduação (DCG).

Entende-se que os projetos de ensino têm por objetivo:

I – Contribuir para o aprimoramento da formação dos discentes e enriquecimento pedagógico do corpo docente;

II – Impulsionar o desenvolvimento de estratégias, recursos e metodologias para os processos de ensino e de aprendizagem;

III – Propiciar inovações nas práticas pedagógicas;

IV – Estimular a produção, socialização e divulgação do conhecimento;

EQUIPE

Os projetos poderão ser de responsabilidade de docentes ou técnico-administrativos em educação na qualidade de coordenadores, colaboradores ou consultores e de discentes com orientação docente. A participação no projeto fica estendida para quaisquer categorias do corpo acadêmico e participantes externos.

ESTRUTURA E REGISTRO

O registro de projetos de ensino deve ser feito via portal de projetos conforme orientações e modelos disponibilizados pela Pró-Reitora de Planejamento da UFSM – PROPLAN.

Além dos modelos disponibilizados pela PROPLAN, no CCS solicita-se ainda Folha de Registro aprovada em Colegiado de Curso, assinada.

CRONOGRAMA

O plano de trabalho deve conter um cronograma esclarecendo que as ações do projeto serão realizadas fora dos horários das disciplinas.