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Subdivisão de Projetos do Centro de Ciências da Saúde

Apresentação
A Subdivisão de Projetos do Centro de Ciências da Saúde tem como objetivo encaminhar, tramitar projetos, organizar o pagamento mensal de bolsas: PROEXT, FIEX, FIPE – SIAFI, SIE, memorando por conta, cadastrar editais e divulgar informações e esclarecimentos que tenham relação com projetos (eventos, editais, recursos, resultados, andamento das tramitações, prazos).
Utilidades
Equipe

Chefe: Emily Vivian Valcarenghi (Arquivista)

Ramal: 3220-8571

Whatsapp: (55) 3220-8571

Email: projetos.ccs@ufsm.br

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Notícias
Orientações para registro de projetos de Ensino no âmbito do CCS
A Comissão de Ensino e Pesquisa do CCS – ComEP/CCS deliberou em sua 25ª reunião definiu algumas orientações para o…
15/02/2023
Edital FIPE 2023
Está aberto do Edital FIPE 2023: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais/005-2023 Inscrições de 06/02 a 24/03/2023: https://portal.ufsm.br/bolsasprojetos/solicitacao/listarEditais.html
03/02/2023
Edital FIEX 2023
Está aberto o edital FIEX 2023: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/editais/083-2022-2 Inscrições de 02/01/2023 a 15/03/2023 pelo link: https://portal.ufsm.br/bolsasprojetos/solicitacao/listarEditais.html
22/12/2022
Calendário de reuniões do Comitê de Ética em Pesquisa 2023
Está disponível o calendário de reuniões do Comitê de Ética em Pequisa com Seres Humanos – CEP/UFSM para o ano…
25/10/2022
Ligas Acadêmicas ativas no CCS
Para atividades de pesquisa ou extensão relacionadas a área da Liga, assim como eventos, deve ser registrado novo projeto, referenciando…
05/10/2022
Chamadas Públicas de editais externos
Está disponível link de acesso a chamadas públicas de editais externos. Acesse: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/gap/editais-externos/
26/08/2022
Modelos
Registro de projetos: Modelo de Projeto de Extensao-IN-001-2019 Modelo de Projetos de Pesquisa Modelo de Projeto de Ensino Roteiro_registro_de_consentimento Modelo…
26/08/2022
Pesquisa de satisfação SProj/CCS
Participe da nossa pesquisa de satisfação e deixe seu feedback para melhor lhe atendermos: https://forms.gle/auG67UV8MMHdNosBA
21/06/2022
Datas Reuniões ComEP/CCS
Reuniões 2023 1º/02 – quarta-feira 22/03 – quarta-feira – 10:30 – Sala 1352 04/04 – terça-feira – 10:30 12/04 –…
13/06/2022

O registro de projeto de ensino, pesquisa, extensão ou desenvolvimento institucional deve ser realizado pelo Portal de Projetos > Novo projeto

É necessário selecionar a classificação principal do projeto e, posteriormente, os demais campos obrigatórios. São 11 passos (abas) de preenchimento.

Na aba arquivos é necessário anexar o plano do projeto e seus anexos, como aceite, TCLE, Termo de apreciação HUSM assinado, entre outros.

Modelo de Projeto – Pesquisa e Ensino

Modelo de Projeto de Extensão

Verifique o tutorial

O fluxo das tramitações dependerá das respostas marcadas com “SIM” na aba “Gestão do Projeto”.

Coordenador tramita o registro > chefia imediata analisa > Subdivisão de Projetos faz a análise técnica > Comissão analisa o mérito > Se envolve pesquisas no HUSM, HUSM analisa > se envolve Comitê de Ética, CEP ou CEUA analisam.

Caso faltem documentos, o avaliador poderá solicitar informações complementares, ou caso devam ser feitas maiores alterações, retornar ao responsável.

No CCS há um checklist criado pela ComEP/CCS para registros de projetos de ensino e de pesquisa.

2.1  Pesquisas envolvendo seres humanos

Projetos que envolvem aspectos éticos de pesquisa com seres humanos, conforme as Resol. 466/2012 e 510/2016 devem realizar concomitantemente registro na Plataforma Brasil, pois serão analisadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP. 

 Solicitações de informação e acompanhamento da análise ética podem ser encaminhadas ao e-mail: cep.ufsm@gmail.com

2.2 Pesquisas envolvendo animais

Projetos que envolvem uso de animais como sujeitos, filo Chordata sub Vertebrata, cfe Lei 11.794/2008 devem realizar cadastro junto a Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA.

Solicitações de informação e acompanhamento da análise ética podem ser encaminhadas ao e-mail: ceua.ufsm@gmail.com

 

Podem atuar como coordenadores de projetos servidores da instituição (docente ou técnico-administrativo), voluntários, pós-doutorando.

O registro e a atualização da equipe do projeto de pesquisa devem ser realizados pelo Coordenador via Portal de Projetos

 

A edição de projeto(s) deve ser realizada pelo Coordenador do projeto via Portal de Projetos ou caixa-postal.

Projetos em trâmite para registro não podem ser editados se não estiverem na caixa-postal do coordenador. Caso o pesquisador identifique a necessidade de correção de dados nesta etapa, deverá solicitar ao responsável pela caixa-postal a qual se encontra.

Se o projeto estiver em andamento, o coordenador poderá prorrogar, encerrar, suspender, avaliar, inserir participantes.

Alteração de órgão responsável, prorrogação acima de 5 anos, troca de supervisor financeiro, classificações, etc. deverão ser solicitadas junto à justificativas, por e-mail: coproc@ufsm.br

5.1 A troca de responsável deve ser feita via Portal de Projetos, inserindo-se uma declaração assinada pelo novo coordenador.

5.2 Em caso de impedimento do Coordenador (por falecimento, aposentadoria ou outro motivo), a solicitação de substituição de coordenador poderá ser realizada pela chefia imediata, via memorando ou e-mail: coproc@ufsm.br

Enquadra-se como membro externo participante de projeto de pesquisa sem vínculo ativo com a UFSM.

Para a inclusão de membro de equipe externa, o coordenador do projeto deverá acessar Portal de Projetos > Participantes > Cadastrar entidade externa (registro poderá levar até 24 horas para ficar ativo)

O certificado de participação de membro externo é gerado apenas pela Subdivisão de Projetos, devendo ser solicitada com antecedência por e-mail: projetos.ccs@ufsm.br, indicando número do projeto e nome completo do participante

Atingindo o prazo de término do projeto de pesquisa, o sistema envia e-mails automáticos ao coordenador.

O coordenador do projeto deve solicitar alteração de situação, por meio do Portal de  projetos o encerramento, anexando o relatório de conclusão (ou artigo publicado ou trabalho de conclusão) ou a prorrogação, inserindo uma justificativa (e inserindo novas metas ou prorrogando as existentes).

Solicita-se que para a prorrogação, o coordenador faça pelo menos uma avaliação parcial das mesmas.

Funções operacionais:
  •  Encaminhar ao setor de contabilidade e Finanças empenhos e requisição do almoxarifado;
  •  Tramitar projetos (registro e manutenção);
  •  Organizar e encaminhar o pagamento mensal de bolsas: PROEXT, FIEX, FIPE – SIAFI, SIE, memorando, por conta;
  •  Cadastrar editais no portal e acompanhar inscrições, avaliações e recursos;
  •  Divulgar amplamente informações e esclarecimentos que tenham relação com projetos (eventos, editais, recursos, resultados, andamento das tramitações, datas…);
  •  Suporte/esclarecimentos referente ao portal de Editais – informações de que a subunidade dispõe, se não, orienta-se a ligar para o órgão competente.
Controlar:
  • planilhas de gastos de todos os coordenadores de todos os projetos contemplados com editais (FIPE CCS, FIEX CCS, PROEXT/MEC) no ano;
  • bens patrimoniais da Subdivisão;
  • documentos referentes a Subdivisão.
  • Gerenciar materiais adquiridos através do almoxarifado;
  • Atender ao público (pessoalmente, por telefone e via e-mail);
  • Participar de reuniões que estejam relacionadas a Subdivisão.
    Funções estratégicas:

  •  Realizar estudos variados sobre temas ligados a Subdivisão, visando dar publicização de dados, principalmente no que se refere a projetos contemplados com edital, recursos utilizados, recursos não utilizados, docentes contemplados em edital por departamentos, entre outros;
  •  Controlar efetivamente a execução dos recursos ganhos em editais;
  •  Auxiliar / orientar aos coordenadores de projeto sobre todo o funcionamento/processo/andamento/tramitações de tudo aquilo que se refere a projetos;
  •  Participar em reuniões e eventos pertinentes a projetos;
  •  Apoiar às Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  •  Ser ponto de convergência entre as Pró-Reitorias (Pós-Graduação e Pesquisa, Extensão, Ensino e Planejamento) e Unidade Universitária; Conhecer e reconhecer as necessidades dos coordenadores de projetos.
  •  Executar e controlar as atividades de apoio e assistência direta e imediata às Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
Tutoriais e Formulários
1º link Tutorial nova plataforma de projetos
 
CEP – Modelo de Assentimento
CEP – Modelo de Assentimento.doc CEP
 
CEP – Modelo de Autorização Institucional
CEP – Modelo de Autorização Institucional.doc
 
CEP – Modelo de Estrutura do Projeto de Pesquisa
CEP – Modelo de Estrutura do Projeto de Pesquisa.doc
 
Tutorial Georeferenciamento
Tutorial-Georeferenciamento.pdf
 
Formulário encerramento Projetos
modelo_relatorio_projetos.doc
 
CEP – Modelo de Termo de Confidencialidade
CEP – Modelo de Termo de Confidencialidade
 
CEP – Modelo tcle (1)
CEP – Modelo tcle (1).doc
 
Roteiro Elaboração Ações Extensão – ComEx_CCS_2014
Roteiro Elaboração Ações Extensão – ComEx_CCS_2014.pdf
 
Roteiro para elaboração de projetos de extensão – PRE
Roteiro para elaboração de projetos de extensão – PRE.pdf
 
Solicitação de bolsas e Auxílios- FIEX 2018
Solicitao Edital FIEX 2018.pdf Solicitao Edital FIEX 2018
 
Avaliação de Relatórios
AVALIAO DE RELATORIOS.pdf