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Chefe: Emily Vivian Valcarenghi (Arquivista)
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Whatsapp: (55) 3220-8571
Email: projetos.ccs@ufsm.br
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O registro de projeto de ensino, pesquisa, extensão ou desenvolvimento institucional deve ser realizado pelo Portal de Projetos > Novo projeto
É necessário selecionar a classificação principal do projeto e, posteriormente, os demais campos obrigatórios. São 11 passos (abas) de preenchimento.
Na aba arquivos é necessário anexar o plano do projeto e seus anexos, como aceite, TCLE, Termo de apreciação HUSM assinado, entre outros.
Modelo de Projeto – Pesquisa e Ensino
Verifique o tutorial
O fluxo das tramitações dependerá das respostas marcadas com “SIM” na aba “Gestão do Projeto”.
Coordenador tramita o registro > chefia imediata analisa > Subdivisão de Projetos faz a análise técnica > Comissão analisa o mérito > Se envolve pesquisas no HUSM, HUSM analisa > se envolve Comitê de Ética, CEP ou CEUA analisam.
Caso faltem documentos, o avaliador poderá solicitar informações complementares, ou caso devam ser feitas maiores alterações, retornar ao responsável.
No CCS há um checklist criado pela ComEP/CCS para registros de projetos de ensino e de pesquisa.
2.1 Pesquisas envolvendo seres humanos
Projetos que envolvem aspectos éticos de pesquisa com seres humanos, conforme as Resol. 466/2012 e 510/2016 devem realizar concomitantemente registro na Plataforma Brasil, pois serão analisadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP.
Solicitações de informação e acompanhamento da análise ética podem ser encaminhadas ao e-mail: cep.ufsm@gmail.com
2.2 Pesquisas envolvendo animais
Projetos que envolvem uso de animais como sujeitos, filo Chordata sub Vertebrata, cfe Lei 11.794/2008 devem realizar cadastro junto a Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA.
Solicitações de informação e acompanhamento da análise ética podem ser encaminhadas ao e-mail: ceua.ufsm@gmail.com
Podem atuar como coordenadores de projetos servidores da instituição (docente ou técnico-administrativo), voluntários, pós-doutorando.
O registro e a atualização da equipe do projeto de pesquisa devem ser realizados pelo Coordenador via Portal de Projetos
A edição de projeto(s) deve ser realizada pelo Coordenador do projeto via Portal de Projetos ou caixa-postal.
Projetos em trâmite para registro não podem ser editados se não estiverem na caixa-postal do coordenador. Caso o pesquisador identifique a necessidade de correção de dados nesta etapa, deverá solicitar ao responsável pela caixa-postal a qual se encontra.
Se o projeto estiver em andamento, o coordenador poderá prorrogar, encerrar, suspender, avaliar, inserir participantes.
Alteração de órgão responsável, prorrogação acima de 5 anos, troca de supervisor financeiro, classificações, etc. deverão ser solicitadas junto à justificativas, por e-mail: coproc@ufsm.br
5.1 A troca de responsável deve ser feita via Portal de Projetos, inserindo-se uma declaração assinada pelo novo coordenador.
5.2 Em caso de impedimento do Coordenador (por falecimento, aposentadoria ou outro motivo), a solicitação de substituição de coordenador poderá ser realizada pela chefia imediata, via memorando ou e-mail: coproc@ufsm.br
Enquadra-se como membro externo participante de projeto de pesquisa sem vínculo ativo com a UFSM.
Para a inclusão de membro de equipe externa, o coordenador do projeto deverá acessar Portal de Projetos > Participantes > Cadastrar entidade externa (registro poderá levar até 24 horas para ficar ativo)
O certificado de participação de membro externo é gerado apenas pela Subdivisão de Projetos, devendo ser solicitada com antecedência por e-mail: projetos.ccs@ufsm.br, indicando número do projeto e nome completo do participante
Atingindo o prazo de término do projeto de pesquisa, o sistema envia e-mails automáticos ao coordenador.
O coordenador do projeto deve solicitar alteração de situação, por meio do Portal de projetos o encerramento, anexando o relatório de conclusão (ou artigo publicado ou trabalho de conclusão) ou a prorrogação, inserindo uma justificativa (e inserindo novas metas ou prorrogando as existentes).
Solicita-se que para a prorrogação, o coordenador faça pelo menos uma avaliação parcial das mesmas.
Funções operacionais:
- Encaminhar ao setor de contabilidade e Finanças empenhos e requisição do almoxarifado;
- Tramitar projetos (registro e manutenção);
- Organizar e encaminhar o pagamento mensal de bolsas: PROEXT, FIEX, FIPE – SIAFI, SIE, memorando, por conta;
- Cadastrar editais no portal e acompanhar inscrições, avaliações e recursos;
- Divulgar amplamente informações e esclarecimentos que tenham relação com projetos (eventos, editais, recursos, resultados, andamento das tramitações, datas…);
- Suporte/esclarecimentos referente ao portal de Editais – informações de que a subunidade dispõe, se não, orienta-se a ligar para o órgão competente.
Controlar:
- planilhas de gastos de todos os coordenadores de todos os projetos contemplados com editais (FIPE CCS, FIEX CCS, PROEXT/MEC) no ano;
- bens patrimoniais da Subdivisão;
- documentos referentes a Subdivisão.
- Gerenciar materiais adquiridos através do almoxarifado;
- Atender ao público (pessoalmente, por telefone e via e-mail);
- Participar de reuniões que estejam relacionadas a Subdivisão.
Funções estratégicas:
- Realizar estudos variados sobre temas ligados a Subdivisão, visando dar publicização de dados, principalmente no que se refere a projetos contemplados com edital, recursos utilizados, recursos não utilizados, docentes contemplados em edital por departamentos, entre outros;
- Controlar efetivamente a execução dos recursos ganhos em editais;
- Auxiliar / orientar aos coordenadores de projeto sobre todo o funcionamento/processo/andamento/tramitações de tudo aquilo que se refere a projetos;
- Participar em reuniões e eventos pertinentes a projetos;
- Apoiar às Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão;
- Ser ponto de convergência entre as Pró-Reitorias (Pós-Graduação e Pesquisa, Extensão, Ensino e Planejamento) e Unidade Universitária; Conhecer e reconhecer as necessidades dos coordenadores de projetos.
- Executar e controlar as atividades de apoio e assistência direta e imediata às Comissões de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Missão, Visão e Valores
Missão: Promover e difundir no CCS o funcionamento da Subdivisão de Projetos como órgão responsável por ações operacionais e gerenciais relacionados aos projetos nas atividades de Ensino, de Pesquisa e de Extensão.
Visão: Ser reconhecido como órgão gestor de projetos no âmbito do CCS, comprometido com a eficiência e eficácia.
Valores: Empenhar-se com a difusão da cultura pesquisadora e extensionista no âmbito do CCS/UFSM, baseada nos seguintes valores:
- Ética;
- Democracia;
- Liberdade;
- Justiça;
- Respeito à identidade e à diversidade;
- Compromisso social;
- Inovação; e,
- Responsabilidade.
Tutoriais e Formulários
CEP – Modelo de Assentimento.doc CEP
CEP – Modelo de Estrutura do Projeto de Pesquisa.doc
Roteiro Elaboração Ações Extensão – ComEx_CCS_2014.pdf
Roteiro para elaboração de projetos de extensão – PRE.pdf
Solicitao Edital FIEX 2018.pdf Solicitao Edital FIEX 2018