Ir para o conteúdo Avaliação Institucional Ir para o menu Avaliação Institucional Ir para a busca no site Avaliação Institucional Ir para o rodapé Avaliação Institucional

Resultados da Avaliação Docente 2019/1 já estão disponíveis

Fundo roxo, frase em branco "Avaliação Docente Pelo Discente 2019/1. Confira os resultados!"

Os resultados da Avaliação Docente Pelo Discente do primeiro semestre de 2019 já estão disponíveis para consulta da comunidade. Por meio do link https://www.ufsm.br/reitoria/avaliacao/resultados-avaliacao-docente/ é possível acessar os dados por unidade de ensino, curso ou departamento. Neste semestre, em comparação com o primeiro semestre de 2018, o resultado geral de participação dos estudantes se manteve em 50%.

A Avaliação do Docente pelo Discente tem como objetivo identificar a percepção do estudante em relação à atuação dos professores nas atividades desenvolvidas no curso, com vistas ao aperfeiçoamento e acompanhamento da qualidade de ensino oferecido na UFSM. Os resultados desta avaliação são utilizados no planejamento e na implementação de ações que busquem a melhoria da prática pedagógica na Instituição.

Neste primeiro semestre, duas Unidades de Ensino se destacaram nos resultados: o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), que saltou de 51,9% para 66,5%, e o campus de Cachoeira do Sul, que aumentou de 57,1% para 64,7% nos índices de participação dos alunos.

De acordo com o coordenador da Comissão Setorial de Avaliação (CSA) do CCNE, Henrique Faccin,  as estratégias de divulgação para alcançar estes resultados começaram ainda no segundo semestre de 2018 em parceria com a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) e com o Núcleo de Divulgação Institucional (NDI) do Centro.  A participação dos estudantes era estimulada através de “desafios”, cujo prêmio aos vencedores eram camisetas características dos cursos do CCNE. “À época, a participação nas brincadeiras eram condicionadas a um 100% de respostas do acadêmico na Avaliação Docente. Ao mesmo tempo, era explicada a importância da avaliação e trabalhado a conscientização dos acadêmicos. Outros tópicos como acolhimento e reconhecimento também foram trabalhados”, afirma Faccin.

O relações públicas do CCNE, Wellington Gonçalves, relata que houve um diagnóstico, realizado através de reuniões entre CSA, UAP e NDI com grupos de Programa de Educação Tutorial e Diretórios Acadêmicos integrantes do Centro. A partir dessa conversa, dois pontos críticos foram identificados: a falta de incentivo a partir dos docentes e a não identificação de um resultado prático a partir da participação. Tendo em vista estes problemas apontados e a verba reduzida para ações de divulgação da Avaliação Docente no primeiro semestre de 2019, uma das paredes  do prédio 13 foi convertida em um grande quadro negro para dar publicidade e visibilidade aos indicadores do painel dinâmico desenvolvido pela Pró-reitoria de Planejamento (Proplan).

Foto do quadro do ranking de avaliação docente.
Parede do prédio 13 transformada em quadro negro (Foto: CSA/CCNE)

No campus de Cachoeira do Sul, a estratégia de comunicação foi o envio de e-mails aos estudantes e a divulgação pessoal em sala de aula. Já no campus de Frederico Westphalen, um Arraiá da CSA com diversas brincadeiras típicas como tiro-ao-alvo estimulam a participação dos estudantes na Avaliação. “Quem preenche a Avaliação tem direito à jogar”, conta a Relações Públicas do campus, Júlia Cervo.

A Avaliação Docente Pelo Discente acontece duas vezes por ano, ao final do primeiro e segundo semestres letivos. A pesquisa online tem como objetivo avaliar o desempenho dos professores que ministraram aulas durante o semestre a partir da percepção dos alunos regularmente matriculados. Lembrando que a Avaliação é anônima e importante para a melhoria das aulas.

Por fim, os resultados das Avaliações Docentes, a partir do segundo semestre de 2016, estão disponíveis para consulta. O novo formato da divulgação foi lançado ainda no dia 12 de junho deste ano. Agora é possível realizar buscas de dados a partir de filtros: Unidade de Ensino, curso, semestre, Departamento, ensino médio e integrado, ensino técnico e graduação, tudo de forma interativa.

Fundo branco, gráficos em rosa e frase em azul "Resultados da Avaliação Docente".
Resultados da Avaliação Docente em novo formato