Ir para o conteúdo Ciência Rural Ir para o menu Ciência Rural Ir para a busca no site Ciência Rural Ir para o rodapé Ciência Rural

Pesquisas em prática: Conheça a Planta Piloto de Bioinsumos da UFSM

Projeto pode ser a chave para incentivar a diminuição de custos e maior sustentabilidade na região

O mercado de bioinsumos cresce cada dia mais no mundo, com destaque para o Brasil, por conta da alta dimensão agrícola do país. O interesse aumenta significativamente devido aos problemas de pragas, bem como ao aparecimento de doenças causadas por outros microrganismos. Em contrapartida, os consumidores também exigem uma forma sustentável de resolver esses problemas que afetam a agricultura e a produção rural.

Esse cenário de evolução no mercado se deve ao avanço do conhecimento das instituições brasileiras de ensino, aliando pesquisa e aplicação no campo. Na agricultura brasileira é muito comum a prática de experimentos, levando a pesquisa direto para o campo, acelerando assim, a implementação de boas práticas e produtos. Uma dessas iniciativas é a Planta Piloto de Bioinsumos, que deve funcionar como um laboratório aberto de prototipagem de produtos e processos biotecnológicos do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia em Bioinsumos (CEDETTEC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e que está ligada ao InovaTec Parque Tecnológico da instituição. As obras que já estão em andamento, geram expectativa no mundo da pesquisa. Segundo Márcio Mazutti, Engenheiro de Alimentos e coordenador do projeto, a inauguração do espaço deve ser no fim do ano.

A área de cerca de 400 metros quadrados vai abrigar além de atividades de pesquisa, mas também a prestação de serviços para a comunidade, com o desenvolvimento e experimentos de tecnologias elaboradas em teses e dissertações produzidas na própria Universidade. A ideia, segundo Márcio, é promover um aumento do valor competitivo dos produtos oriundos de pesquisa, já que poderão ser validados em um ambiente industrial, principalmente ligado aos bioinsumos.

“A iniciativa é fruto do esforço conjunto de pesquisadores do Centro de Tecnologia e do CCR, e contou com recursos obtidos por meio de editais”, afirma o Engenheiro. O projeto reúne várias propostas, uma delas é a utilização de pesquisas científicas e tecnológicas para servir à comunidade, bem como o fomento a startups da UFSM. Segundo Márcio, muitas das startups carecem de um local onde para produzir lotes pioneiros e realizar validação dos produtos.

Mas você sabe o que são Bioinsumos?

São organismos vivos, como bactérias, insetos ou plantas, usados para melhorar a fertilidade do solo e também no controle de pragas nas lavouras. Isso para substituir os defensivos químicos tradicionais, os agrotóxicos.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou em 2020, o Programa Nacional de Bioinsumos com o objetivo de incentivar a produção de bioinsumos nas propriedades, incentivando a estruturação de novas empresas e o desenvolvimento de normativas. A tendência é de que o Brasil desponte ainda mais como referência global, pois segundo dados do mesmo ministério, a produção nacional de bioinsumos tem um crescimento anual de 30%, número maior se comparado com o resto do mundo, que apresenta um crescimento de 18%.

Como são biodegradáveis, esses insumos promovem uma agricultura sustentável, reduzindo os impactos no solo e no ambiente em comparação com os agrotóxicos. Além disso, também trazem uma série de benefícios para a lavoura e podem favorecer o agro do futuro, aumentando a sustentabilidade na produção e incentivando a preservação da natureza através da redução de impactos ambientais.

Tayline Manganeli
Bolsista de comunicação da Ciência Rural