Ir para o conteúdo Ciência Rural Ir para o menu Ciência Rural Ir para a busca no site Ciência Rural Ir para o rodapé Ciência Rural
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Instrução aos autores

SCOPO:

  1. Ciência Rural (CR) – A Revista Científica do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Maria publica artigos científicos, revisões bibliográficas e notas relativas à área de Ciências Agrárias, que devem ser enviados com exclusividade.
  2. Os artigos científicos, revisões e notas deverão ser enviados eletronicamente e editados preferencialmente em inglês. Aqueles enviados em português poderão ser traduzidos após a 1ª rodada de avaliação para que ainda possam ser revisados por consultores ad hoc e editor associado em rodada subsequente. Porém, se não forem traduzidos nesta fase e forem aprovados para publicação, terão que ser traduzidos para o inglês por empresas credenciadas pela Ciência Rural e deverão apresentar o certificado de tradução das mesmas para continuarem o processamento no CR.

 

Empresas credenciadas:     

– American Journal Experts ( http://www.journalexperts.com/ )
– Bioedit Scientific Editing ( 
http://www.bioedit.co.uk/ )
– BioMed Proofreading ( 
http://www.biomedproofreading.com )
– Edanz ( 
http://www.edanzediting.com )
– Editage ( 
http://www.editage.com.br/ )
– Editione ( 
http://www.editione.com )
– Enago ( 
http://www.enago .com.br/forjournal/ )

– GlobalEdico ( http://www.globaledico.com/ )
– JournalPrep ( 
http://www.journalprep.com )
– Liberty Medical Communications ( 
http://libertymedcom.com/ )
– Proofreading Copyediting Ireland (http://www.proofreading-copyediting-ireland.com/)

– Proof-Reading-Service.com ( http://www.proof-reading-service.com/pt/ )
– Quality Proofreading Services UK ( 
https://londonproofreaders.co.uk/ )
– Readytopub ( 
https://www.readytopub.com/home )
– STTA ( 
https://www.stta.com.br/ )
– Translation ( 
https://traduciencia.com.br/site/ )

 

LIMITE DE PÁGINAS:

Todas as linhas devem ser numeradas e paginadas no canto inferior direito. O trabalho deverá ser digitado em tamanho A4 210 x 297mm com no máximo 25 linhas por página, espaço duplo, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5cm, fonte Times New Roman e tamanho 12. O número máximo de páginas será 15 para artigo científico, 20 para revisão bibliográfica e 8 para nota, incluindo tabelas, gráficos e figuras. Figuras, gráficos e tabelas devem ser disponibilizados no final do texto e individualmente por página, não podendo ultrapassar as margens ou ser apresentados no formato paisagem.

       Considerando o formato de publicação eletrônica, consideraremos manuscritos com páginas adicionais além dos limites acima. Porém, trabalhos aprovados que possuam excesso de páginas incorrerão em custo adicional para publicação (ver taxa).  

 

ESTRUTURA:

  1. O artigo científico (Modelo .doc, .pdf)  deve conter os seguintes tópicos:  Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstrato; Palavras-chave; Introdução com Revisão de Literatura; Material e métodos; Resultados e Discussão ou resultados/discussão (em conjunto); Conclusão; Referências e Declaração de conflito de interesses. Agradecimento(s) e Apresentação; Contribuições dos autores; Fontes de Aquisição; Relatório verbal; O Comitê de Ética e Biossegurança deve comparecer antes das referências. Pesquisas envolvendo seres humanos e animais deverão apresentar parecer de aprovação de comitê de ética institucional no momento da submissão. Alternativamente, um dos modelos abaixo pode ser enviado (Modelo de declaração humano , Modelo de declaração animal). A Ciência Rural aceita arquivos eletrônicos multimídia (animações, imagens, tabelas, filmes, áudio, etc.) e outros arquivos suplementares para serem publicados online juntamente com artigo, nota e revisão. Esse recurso pode acrescer informações ao artigo do autor. Se deseja que o material suplementar seja considerado no manuscrito, os dados devem estar em um repositório permanente.  No manuscrito inserir o título Material suplementar com o link para acesso aos dados. Sendo o autor totalmente responsável pela permanência das informações na base de dados.
  2. A revisão bibliográfica (Modelo .doc, .pdf ) deve conter os seguintes tópicos:   Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstrato; Palavras-chave; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Referências e Declaração de conflito de interesses. Agradecimento(s) e Apresentação; Contribuições dos autores; Fontes de Aquisição e Relatório Verbal; O Comitê de Ética e Biossegurança deve comparecer antes das referências. Pesquisas envolvendo seres humanos e animais deverão apresentar parecer de aprovação de comitê de ética institucional no momento da submissão. Alternativamente, um dos modelos abaixo pode ser enviado (Modelo de declaração humanoModelo de declaração animal).   A Ciência Rural aceita arquivos eletrônicos multimídia (animações, imagens, tabelas, filmes, áudio, etc.) e outros arquivos suplementares para serem publicados online juntamente com artigo, nota e revisão. Esse recurso pode acrescer informações ao artigo do autor. Se deseja que o material suplementar seja considerado no manuscrito, os dados devem estar em um repositório permanente.  No manuscrito inserir o título Material suplementar com o link para acesso aos dados. Sendo o autor totalmente responsável pela permanência das informações na base de dados.
  3. A nota (Modelo .doc, .pdf )  deve conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstrato; Palavras-chave; Texto (sem subdivisão, mas com Introdução; Metodologia; Resultados e Discussão e Conclusão; pode conter tabelas ou figuras); Referências e Declaração de conflito de interesses. Agradecimento(s) e Apresentação; Contribuições dos autores; Fontes de Aquisição e Relatório Verbal; O Comitê de Ética e Biossegurança deve comparecer antes das referências. Pesquisas envolvendo seres humanos e animais deverão apresentar parecer de aprovação de comitê de ética institucional no momento da submissão. Alternativamente, um dos modelos abaixo pode ser enviado (Modelo de declaração humano, Modelo de declaração animal). A Ciência Rural aceita arquivos eletrônicos multimídia (animações, imagens, tabelas, filmes, áudio, etc.) e outros arquivos suplementares para serem publicados online juntamente com artigo, nota e revisão. Esse recurso pode acrescer informações ao artigo do autor. Se deseja que o material suplementar seja considerado no manuscrito, os dados devem estar em um repositório permanente.  No manuscrito inserir o título Material suplementar com o link para acesso aos dados. Sendo o autor totalmente responsável pela permanência das informações na base de dados.

 

COVER LETTER:

 

  1. No preenchimento do campo “cover letter”, as seguintes informações deverão ser apresentadas em inglês, exceto para artigos submetidos em português (lembrando que os artigos deverão ser submetidos preferencialmente em inglês). 

a)  What is the major scientific achievement of your study?
b)  The question your research answers?
c)  Your major experimental results and overall findings?
d)  The most important conclusions that can be drawn from your research?
e)  Any other details that will encourage the editor to send your manuscript for review?    

Para mais informações acesse o seguinte  tutorial.

  1.  Nenhuma impressão será fornecida. Os artigos estão disponíveis em formato PDF no site da revista www.scielo.br/cr .

 

TÍTULOS:

 

        8.    Descrever o título em português e inglês (se o artigo for em português) – Inglês e português (se o artigo for em inglês). Apenas a primeira letra do título do artigo deve ser maiúscula, exceto no caso de nomes próprios. Evite abreviações e nomes científicos no título. O nome científico só deve ser utilizado quando estritamente necessário. Devem aparecer nas palavras-chave, resumo e outras seções quando necessário.

      9.  As citações dos autores no texto devem ser feitas em letras maiúsculas seguidas do ano de publicação, conforme exemplos: Estes resultados estão de acordo com os relatados por MILLER & KIPLINGER (1966) e LEE et al. (1996), como malformação congênita (MOULTON, 1978).

  1. Este link fornece o estilo o arquivo de estilo para uso com o software EndNote (EndNote é um software de gerenciamento de referências, usado para gerenciar bibliografias ao escrever ensaios e artigos). O arquivo de estilo para uso com o software Mendeley também está disponível neste link,

 

REFERÊNCIAS:

 

  1. As referências deverão ser feitas no estilo ABNT (NBR 6023/2000) de acordo com as normas próprias da revista.
 

11.1.  Citação de livro:
JENNINGS, PB  The practice of large animal surgery . Philadelphia: Saunders, 1985. 2v.

TOKARNIA, CH et al. (More than two authors)  Plantas tóxicas da Amazônia a bovinos e outros herbívoros. Manaus: INPA, 1979. 95p. 

 

11.2.  Citação de livro de autoria de:
GORBAMAN, A. A comparative pathology of thyroid. 
In: HAZARD, JB; SMITH, FROM  The thyroid . Baltimore: Williams & Wilkins, 1964. Ch.2, p.32-48.

 

11.3.  Capítulo de livro sem autoria:
COCHRAN, WC The estimation of sample size. 
In: ______. Sampling techniques. 3rd ed. New York: John Willey, 1977. Ch.4, p.72-90. 


TURNER, AS; McILWRAITH, CW Fluid Therapy. In: ______. Técnicas cirúrgicas em grandes animais. São Paulo: Roca, 1985. p.29-40. 

 

11.4.  Artigo completo:
O autor deverá adicionar a url do artigo referenciado e o número de identificação DOI (Digital Object Identifiers), conforme exemplos abaixo:

 

MEWIS, I.; ULRICHS, CH. Action of amorphous diatomaceous earth against different stages of the stored product pests  Tribolium confusum (Coleoptera: Tenebrionidae),  Tenebrio molitor  (Coleoptera: Tenebrionidae),  Sitophilus granarius (Coleoptera: Curculionidae) and  Plodia interpunctella  (Lepidoptera: Pyralidae). Journal of Stored Product Research , Amsterdam (City optional), v.37, p.153-164, 2001. Available from: <http://dx.doi.org/10.1016/S0022-474X(00)00016-3> . Accessed: Mar. 18, 2002. doi: 10.1016/S0022-474X(00)00016-3. 

 

PINTO JUNIOR, AR et al (More than 2 authors). Response of  Sitophilus oryzae  (L.),  Cryptolestes ferrugineus  (Stephens) and  Oryzaephilus surinamensis  (L.) to different concentrations of diatomaceous earth in bulk stored wheat. Ciência Rural  , Santa Maria (City optional), v. 38, no. 8, p.2103-2108, nov. 2008 . Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000800002&lng=pt&nrm=iso>. Accessed: Mar. 18, 2009. doi: 10.1590/S0103-84782008000800002.

 

SENA, DA et al. Vigor tests to evaluate the physiological quality of corn seeds cv. ‘Countryside’. Ciência Rural , Santa Maria, v. 47, no. 3, e20150705, 2017 . Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782017000300151&lng=pt&nrm=iso>. Accessed: Mar. 18, 2017. Epub 15-Dec-2016. doi: 10.1590/0103-8478cr20150705 (Article published electronically).

 

11.5.  Resumo:
RIZZARDI, MA; MILGIORANÇA, ME Evaluation of cultivars from the national sunflower trial, Passo Fundo, RS, 1991/92. In: UFSM RESEARCH JOURNEY, 1., 1992, Santa Maria, RS. Annals…  Santa Maria: Dean of Postgraduate Studies and Research, 1992. V.1. 420p. p.236. (NOTE: try to avoid this type of citation).

 

11.6.  Tese e dissertação:
COSTA, JMB  Comparative study of some digestive characteristics between cattle (Charolais) and buffaloes (Jafarabad) . 1986. 132f. Monograph/Dissertation/Thesis (Specialization/Master’s/Doctorate in Animal Science) – Postgraduate Course in Animal Science, Federal University of Santa Maria. (NOTE: try to avoid this type of citation).

 

11.7.  Boletim:
ROGIK, FA  Lactose industry . São Paulo: Department of Animal Production, 1942. 20p. (Technical Bulletin, 20). (NOTE: try to avoid this type of citation).

 

11.8.  Informação verbal:
Identified in the text itself immediately after the information, through the expression in parentheses. Example: … are findings described by Vieira (1991 – Verbal report). At the end of the text, before the Bibliographic References, cite the author’s full address (include E-mail), and/or place, event, date and type of presentation in which the information was issued. 

 

11.9.  Documentos eletrônicos:
MATERA, JM  Surgical conditions of the spine: analysis of the possibilities of surgical treatment . São Paulo: Department of Surgery, FMVZ-USP, 1997. 1 CD. (NOTE: try to avoid this type of citation).

 

GRIFON, DM Arthroscopic diagnosis of elbow dysplasia. In: WORLD SMALL ANIMAL VETERINARY CONGRESS, 31., 2006, Prague, Czech Republic. Proceedings…  Prague: WSAVA, 2006. p.630-636. Online. Available from: <http://www.ivis.org/proceedings/wsava/2006/lecture22/Griffon1.pdf?LA=1>. Accessed: Mar. 18, 2005 (NOTE: try to avoid this type of citation). 

 

UFRGS. Transgenics . Zero Hora Digital, Porto Alegre, 23 March. 2000. Specials. Online. Available from: <http://www.zh.com.br/especial/index.htm>. Accessed: Mar. 18, 2001 (NOTE: try to avoid this type of citation). 

 

ONGPHIPHADHANAKUL, B. Prevention of postmenopausal bone loss by low and conventional doses of calcitriol or conjugated equine estrogen. Maturitas , (Ireland), v.34, n.2, p.179-184, Feb 15, 2000. Obtained via MEDLINE database. 1994-2000. Online. Available from: <http://www. Medscape.com/server-java/MedlineSearchForm>. Accessed: Mar. 18, 2007. 

 

MARCHIONATTI, A.; PIPPI, NL Comparative analysis between two recovery techniques for non-infected corneal ulcers at the mid-stromal level. In: SEMINARIO LATINOAMERICAN DE CIRURGIA VETERINÁRIA, 3., 1997, Corrientes, Argentina. Anais…  Corrientes: Facultad de Ciencias Veterinarias – UNNE, 1997. Floppy disk. 1 31/2 floppy disk. For use on PC. (NOTE: try to avoid this type of citation).

 

DESENHOS, GRÁFICOS E FOTOGRAFIAS:

  1. Os desenhos, gráficos e fotografias serão denominados figuras e terão o número de ordem em algarismos arábicos. A revista não utiliza o nome pintura. As figuras deverão ser disponibilizadas individualmente por página. Desenhos, figuras e gráficos (com largura máxima de 16cm) deverão ser feitos em editor gráfico sempre em qualidade máxima com no mínimo 300 dpi em extensão .tiff. As tabelas devem conter a palavra tabela, seguida do número de ordem em algarismos arábicos e não devem ultrapassar uma página. 
  2. Será obrigatório o cadastro de todos os autores nos metadados de submissão. O artigo não será processado até que este item seja atendido. Excepcionalmente, mediante consulta prévia ao Comitê Editorial, outro método poderá ser utilizado.
  3. Checklist (Checklist .doc .pdf ) .
  4. Os artigos serão publicados por ordem de aprovação.
  5. Os artigos não aprovados serão arquivados, porém será fornecida justificativa para a rejeição.
  6. Em caso de dúvida, consulte artigos de números já publicados antes de entrar em contato com o Comitê Editorial.
  7. Todos os artigos reencaminhados deverão pagar taxa de processamento (taxa de processamento). Artigos reenviados (com decisão de Rejeitar e Reenviar) deverão pagar novamente a taxa de processamento. Artigos arquivados por vencimento do prazo não terão devolução da taxa de processamento. 
  8. Todos os artigos submetidos passarão por um processo de verificação de plágio através do programa “Cross Check”. 

 

CONTRIBUIÇÃO DOS AUTORES

  1. Contribuição dos autores          
    Para se qualificar como autoria do manuscrito submetido, todos os autores listados devem ter feito contribuições intelectuais substanciais tanto para a pesquisa quanto para sua preparação. Use um dos exemplos abaixo ou faça o seu próprio.

Exemplo um

RW, RA e RCNO conceberam e projetaram experimentos. WC, LM e AA realizaram os experimentos, BB realizou as análises laboratoriais. BB supervisionou e coordenou os experimentos com animais e forneceu dados clínicos. O BB realizou análises estatísticas de dados experimentais. WC, MB e NO prepararam o rascunho do manuscrito. Todos os autores revisaram criticamente o manuscrito e aprovaram a versão final.

 

Exemplo dois

Todos os autores contribuíram igualmente para a concepção e redação do manuscrito. Todos os autores revisaram criticamente o manuscrito e aprovaram a versão final.

 

Exemplo três

Os autores contribuíram igualmente para o manuscrito.

 

ORCID:

  1. ORCID  (Open Research and Contributors Identification) permite a criação de identificadores digitais únicos (ORCID ID) para pesquisadores, facilitando a identificação nacional e internacional de pesquisadores e sua produção. Portanto, recomendamos que todos os autores de cada submissão adotem o registro ORCiD em suas publicações. 
 

CIÊNCIA ABERTA:

  1. A Ciência Rural vem se alinhando às práticas de comunicação da Ciência Aberta, em conformidade com o que é promovido pelo Programa SciELO. Portanto, a partir de 01/01/2022, os autores deverão fazer uso do Formulário de Conformidade de Ciência Aberta, que deverá ser submetido como arquivo suplementar a todo manuscrito submetido à Ciência Rural. A conformidade relatada pelos autores será verificada durante a revisão inicial dos manuscritos e posteriormente pelos editores e pareceristas. Informamos aos autores que os artigos publicados na edição v52n1 já conterão a identificação do editor-chefe e editor da área responsável pelo processamento dos manuscritos no CR, conforme norteado pelas práticas da Ciência Aberta.
  2. A Ciência Rural recomenda que todos os autores depositem preprints para acelerar a circulação dos dados dos artigos antes da revisão por pares. Se a pesquisa com preprint for aceita para publicação em CR, o preprint e o manuscrito publicado serão vinculados entre si na publicação online. Todos os autores devem vincular seu respectivo ORCID tanto à pré-impressão quanto ao manuscrito publicado. CR also recommends editors to consider the comments and information available in the preprint to support the editorial process and, when relevant, editors can incorporate the information into editorial decisions for authors. 

 CR recomenda totalmente repositórios de pré-print como BioRXiv ,  AgriRxiv  e  SciELO Preprints .

 

OPEN ACCESS, COPYRIGHT E POLÍTICA DE  AUTO-ARQUIVAMENTO:

      Todo o conteúdo da Ciência Rural (CR) e artigos publicados pela revista, salvo indicação em contrário, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution.

     Os autores de artigos publicados pela Ciência Rural (CR) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite a reutilização e distribuição de artigos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

   A Ciência Rural (CR) incentiva os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e redes sociais acadêmicas, bem como publicando-os em suas redes sociais pessoais, desde que a citação completa esteja incluída na versão do site da revista.