Ir para o conteúdo Ciência Rural Ir para o menu Ciência Rural Ir para a busca no site Ciência Rural Ir para o rodapé Ciência Rural
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação

Ciência Rural é um periódico científico existente desde 1971 (na época como Revista do Centro de Ciências Rurais). 

A revista publica artigos científicos, revisões bibliográficas e notas referentes à área de Ciências Agrárias.

A publicação da revista é em forma continuada, e está indexada em diversas plataformas internacionais, como Scielo, Scopus, Web of Science, entre outros.

Dados da revista

ISSN Eletrônico: 1678-4596

Qualis CAPES (2017-2020): A4

Fator de Impacto (JCR 2022): 0,8

CiteScore (Scopus 2022): 1,7

Utilidades
Sobre a revista

Missão

     Publicar artigos científicos, revisões bibliográficas e notas relativas à área das Ciências Agrárias.

 

Propriedade intelectual

   Todo o conteúdo do periódico, exceto quando identificado de outra forma, é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution BY. A Ciência Rural até out/2015 adotou a licença BY-NC Creative Commons. A partir de nov/2015 a licença em uso é do tipo BY.

 

 

Critérios de avaliação

    Todos os trabalhos submetidos são inicialmente examinados pela equipe de CR, comitê editorial e de área e posteriormente enviados a pelo menos dois avaliadores ad hoc. As avaliações são normalmente submetidas a três consultores ad hoc.

 

 

Política editorial

      A política editorial da Ciência Rural é publicar artigos originais, notas e resenhas que contribuam significativamente para o conhecimento das Ciências Agrárias. Será dada preferência a artigos originais que relatem novos conhecimentos e que não sejam meros substitutos de informações já conhecidas. A decisão de recomendar a publicação depende da aprovação do Comitê Editorial, Comitê de Área e revisão por pares. Os editores e avaliadores são externos à instituição.

Notícias
Alternativas para produção sustentável: Consórcio gramínea e leguminosas
O uso consorciado de leguminosas forrageiras em pastagens pode reduzir a emissão de gases de efeito estufa sem impactar na produtividade animal. A pecuária no Brasil é baseada na utilização de pastagens, uma forma econômica de produção de leite e…
09/11/2023
38ª Jornada Acadêmica Integrada: Projeto Divulgação Científica da Ciência Rural
        Durante a 38ª JAI a equipe de comunicação apresentou o trabalho “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM VÍDEO: RETORNOS DO PROJETO EM PARCERIA COM O CTE”. O objetivo foi analisar o alcance dos vídeos publicados no ano de 2023,…
30/10/2023
Insetos-praga e os impactos na lavoura
Praga é o termo usado para insetos que causam prejuízos às plantas cultivadas tanto por se alimentarem dessas quanto por transmitir doenças e provocar alterações fisiológicas que resultem em redução de produtividade e, consequentemente em perdas econômicas. Insetos-pragas são organismos…
23/10/2023
Bebidas funcionais: fermentado de laranja com extrato de ervas aromáticas
Doutora pela UFSM dedicou anos de estudo para desenvolver uma bebida fermentada de laranjae avaliar a contribuição da adição de extratos de camomila, capim-limão e hortelã. Saudáveis, fáceis de encontrar e ainda oferecem nutrientes. As bebidas funcionais estão cada vez…
23/10/2023
Plantas forrageiras e a pecuária
  Plantas são a base da dieta dos ruminantes e quando bemmanejadas podem tornar a pecuária ainda mais produtiva. A pecuária é uma das atividades mais importantes do Brasil e do Rio Grande do Sul. A alimentação de rebanhos ovinos…
29/08/2023