Ir para o conteúdo Ciência Rural Ir para o menu Ciência Rural Ir para a busca no site Ciência Rural Ir para o rodapé Ciência Rural
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curando vidas e formando talentos: a trajetória do Hospital Veterinário Universitário da UFSM



O Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal de Santa Maria impacta de forma positiva a comunidade Santa-mariense, no que diz respeito principalmente, à  formação da próxima geração de médicos veterinários.

Na promoção da saúde animal  o HVU da UFSM desempenha um papel fundamental, sendo cenário para o avanço da pesquisa científica e na formação de profissionais capacitados na área de medicina veterinária tanto de pets convencionais, como não convencionais, como hamster, chinchilas, coelho… e animais da fauna silvestre.

O espaço oferece serviços médicos especializados para diversos animais e atende não apenas às necessidades da comunidade, mas também contribui para o desenvolvimento de técnicas inovadoras. Além disso, serve como um ambiente de aprendizado prático para estudantes de medicina veterinária, permitindo que eles apliquem teorias acadêmicas em situações reais, ganhando uma experiência e delineando assim os problemas da profissão na prática, através do uso da criatividade e conhecimento teórico-prático para conduzir com os casos clínicos.

O HVU foi inaugurado em 1972, como nos relata o médico veterinário e diretor do hospital, Dr. Flávio Desessards De La Côrte. Os procedimentos realizados atualmente incluem atendimentos nas áreas de clínica médica e clínica cirúrgica para animais de pequeno porte (cães e gatos) e grandes animais (equinos, bovinos e ovinos), além de atendimentos para animais silvestres. Segundo De La Côrte, o hospital possui um setor de internação para cães e gatos, onde os animais são acompanhados 24h por dia, tratados e monitorados. “Sobre os procedimentos cirúrgicos pode se dividir em procedimentos de baixa e alta complexidade, executados por especialistas em anestesia e cirurgia veterinária, além de vários profissionais atuando na equipe de apoio, realizando o exame de admissão do paciente até sua alta”, afirma o médico veterinário

O  laboratório de análises clínicas oferece exames laboratoriais para diagnóstico das enfermidades, além do auxílio no preparo pré-cirúrgico. O banco de sangue é responsável por colher o sangue de cães e gatos doadores, realizar todos os testes e analisar as amostras para garantir a segurança ao receptor, bem como, armazenar bolsas para as transfusões de sangue, quando necessário.

De La Côrte explica que os exames de diagnóstico por imagem, por exemplo, são realizados em setor específico, onde trabalham técnicos em radiologia, professores especialistas na área e alunos de pós-graduação e residência. No local são realizados estudos radiográficos e ultra som com laudo técnico.

Além disso, o HVU dispõe de uma farmácia que presta suporte ao atendimento interno como despensa de medicamentos e até mesmo preparo da dosagem de quimioterápicos. “Os problemas mais frequentemente encontrados nos pets trazidos ao HVU são os da área da oncologia, ortopedia, neurologia, dermatologia e clínica geral, desde casos simples até os casos mais atípicos que acometem cada espécie animal. Nosso quadro é composto por profissionais extremamente qualificados para tratar cada patologia e em diferentes espécies”, completa o médico veterinário.

Atualmente, o HVU funciona diariamente das 7h30min às 19h30min, de segunda a sexta-feira. De La Côrte informa que as consultas são marcadas preferencialmente via WhatsApp, no número 55 99161-7477, com equipe preparada para avaliar e direcionar a demanda clínica para cada especialidade médica.

Os serviços são oferecidos a toda a comunidade em geral. “Recomendamos que toda pessoa que tiver um pet possa contatar nossos serviços para marcar a consulta, evitando uma espera desnecessária, ou trazer em caso de emergência seu bichinho. É importante enfatizar que o responsável pelo pet seja maior de idade com carteira de identidade, pois este deve assumir os custos dos serviços prestados e ser responsável pela retirada do paciente quando da alta médica”, afirma. Ao chegar no HVU o tutor faz a ficha do seu pet com os técnicos administrativos os quais são preparados para orientar e apoiar os clientes na hora da consulta e direcionar para cada médico. 

Para o médico veterinário, que também é professor da UFSM, o hospital é um grande campo de aprendizado para o futuro profissional. No local, ele tem a segurança de apoio pedagógico, acompanhando consultas clínicas de rotina, e especialidades como neurologia, dermatologia, oncologia e oftalmologia sempre com orientação e supervisão de profissionais.

Tayline Alves

Bolsista de comunicação da Ciência Rural

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-901-118

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes