Ir para o conteúdo Ciência Rural Ir para o menu Ciência Rural Ir para a busca no site Ciência Rural Ir para o rodapé Ciência Rural
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Táticas inovadoras: estratégias eficientes no combate de plantas daninhas na cultura do arroz



O controle de plantas daninhas no cultivo de arroz se torna essencial ao pensar nos diversos impactos negativos que as plantas invasoras podem ter sobre a produção e qualidade do arroz. 

As plantas daninhas competem com as culturas de arroz por recursos essenciais, como luz solar, água, nutrientes e espaço. Essa competição pode ter impactos significativos na produção de arroz, prejudicando o rendimento e a qualidade do cultivo. De acordo com o professor e agrônomo André da Rosa Ulguim, a competição entre as plantas ocorre quando existem recursos limitados. Conforme o professor, quanto mais semelhante morfologicamente a planta daninha for da cultura, mais problemática ela será, devido a competitividade e a dificuldade de controle químico e cultural é maior.

As principais plantas daninhas presentes nas lavouras de arroz irrigado no Rio Grande do Sul (RS) são o arroz-daninho (Oryza sativa L.), capim-arroz (Echinochloa spp.) e as ciperáceas ou junquinho (Cyperus spp.). O arroz-daninho, por pertencer ao mesmo gênero e espécie do arroz cultivado (Oryza sativa L.), torna-se a principal planta daninha da cultura.

O grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. André Ulguim realiza estudos para avaliar a interação entre a mistura do propaquizafop com herbicidas latifolicidas utilizados em arroz irrigado. Devido aos casos de resistência de plantas daninhas aos herbicidas inibidores da acetolactato sintase (ALS), uma alternativa para o controle de arroz-daninho resistente às imidazolinonas são as novas tecnologias de genótipos de arroz com tolerância aos herbicidas inibidores da acetil coenzima-A carboxilase (ACCase), com tolerância ao propaquizafop, sendo estudado para este trabalho a tecnologia Max Ace®.

                                                                                   

As plantas daninhas muitas vezes extraem nutrientes do solo, reduzindo a disponibilidade desses nutrientes para as plantas de arroz e diminuindo a produtividade. Isso pode levar a deficiências nutricionais nas plantas de arroz, afetando sua saúde e capacidade de produzir grãos de qualidade. Além disso, a presença de plantas daninhas na plantação de arroz pode resultar em contaminação dos grãos com sementes indesejadas, impurezas e resíduos de plantas daninhas. Isso pode comprometer a qualidade do arroz, afetando sua aceitação no mercado e seu valor comercial.

 

O controle eficiente de plantas daninhas é crucial para garantir o bom desempenho das culturas, como o arroz. Métodos de controle incluem práticas culturais, como rotação de culturas e manejo adequado do solo, bem como o uso de herbicidas e métodos mecânicos, dependendo das condições específicas da plantação.

 

Referências:

XXXIII Reunião Técnica da Cultura do Arroz Irrigado (7. : 2022 : Restinga Seca, RS)

Arroz irrigado [livro eletrônico] : recomendações técnicas da pesquisa para o sul do

Brasil — 33. ed. — Restinga Seca, RS : SOSBAI ; Porto Alegre, RS: Epagri, Embrapa,

Irga, UFPel, UFRGS, UFSM, 2023. — (Reunião técnica da cultura do arroz irrigado ; 33) PDF. Disponível em: https://www.sosbai.com.br/uploads/documentos/recomendacoes-tecnicas-da-pesquisa-para-o-sul-do-brasil_310.pdf

 

Silva AL, Streck NA, Zanon AJ, Ribas GG, Fruet BL, Ulguim AR. Levantamentos do manejo de plantas daninhas na produtividade do arroz irrigado no Sul do Brasil. Ciência das Ervas Daninhas . 2022;70(2):249-258. doi:10.1017/wsc.2021.77

 

Tayline Manganeli

 

Bolsista de comunicação da Ciência Rural 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-901-116

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes