Ir para o conteúdo Ciência Rural Ir para o menu Ciência Rural Ir para a busca no site Ciência Rural Ir para o rodapé Ciência Rural
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Desvendando mistérios da saúde animal: a importância da Patologia Veterinária



 

A patologia veterinária trata e estuda as doenças dos animais. Diversos exames podem ser feitos para que se possa fazer o diagnóstico das enfermidades.

 

Na busca constante para promover a saúde e o bem-estar dos animais, a Patologia Veterinária emerge como uma peça-chave na compreensão e no tratamento das doenças que os afetam. Este campo científico desempenha um papel crucial na identificação, diagnóstico e prevenção de condições que podem impactar a vida dos pets.

 

A patologia é uma área da Medicina Veterinária voltada ao diagnóstico de doenças dos animais com base no estudo de lesões macroscópicas e histológicas em tecidos. A esfera envolve a realização de autópsias em animais; análise macroscópica de peças de biópsia – retiradas cirurgicamente dos pacientes; e análise histopatológica.

 

Conforme a professora e médica veterinária Mariana Martins Flores, o patologista é o profissional capacitado para analisar cadáveres e peças cirúrgicas em busca de lesões macroscópicas – aquelas que conseguimos visualizar sem auxílio do microscópio – e histológicas nos tecidos. O conjunto de informações obtidas através das análises permite ao patologista estabelecer um diagnóstico para cada animal.

 

Diagnóstico preciso para tratamento eficaz

 

Um dos principais aspectos da Patologia Veterinária é o diagnóstico preciso. Ao examinar amostras de tecidos, os patologistas conseguem identificar padrões característicos de doenças. Esse conhecimento aprofundado permite aos veterinários clínicos prescrever tratamentos específicos, melhorando as chances de recuperação dos animais.

 

Aos tutores, vai o alerta da veterinária Flores: o patologista veterinário pode ser procurado em situações diversas. Um dos exemplos mais comuns, é quando se quer descobrir a causa da morte precoce ou súbita do pet. Nesses casos é preciso realizar a autópsia. Muitos veterinários também procuram o patologista quando querem diagnosticar alguma lesão retirada cirurgicamente de seus pacientes. Tudo isso ajuda na escolha do melhor tratamento. As doenças mais diagnosticadas em cães na nossa região, por exemplo, são as infecciosas e as neoplásicas. Dentre as mais comuns estão a leishmaniose, a parvovirose e a cinomose.

 

Patologia Veterinária e pesquisa científica

 

Além de sua aplicação clínica, a Patologia Veterinária desempenha um papel vital na pesquisa científica. Estudos patológicos contribuem para o avanço do entendimento das doenças animais, possibilitando a descoberta de novas terapias e aprimorando a prevenção de epidemias.

 

Tayline Manganeli

Bolsista de comunicação da Ciência Rural

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-901-114

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes