Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Nota de Falecimento – Silvestre Peciar

Comunicamos, com pesar, o falecimento do professor aposentado Silvestre Peciar, ocorrido neste domingo (5/03/2017), em Montevideo, no Uruguai.

Peciar era uruguaio naturalizado brasileiro. Foi docente no Centro de Artes e Letras, ingressando em 1975 no curso de Desenho e Plástica da UFSM, hoje chamado Artes Visuais. Em 2001, aposentou-se na instituição, após 25 anos de dedicação à atividade docente. Foi um dos protagonistas na estruturação curricular do Curso de Artes Visuais, no qual se destacava a livre gestão formativa através da escolha do atelier, de acordo com  interesses e afinidades do aluno.

No campus da UFSM, estão dispostas algumas obras do artista, tais como o São Miguel, localizada próximo ao CAL e a escultura da mulher  junto o prédio central da UFSM. Além da escultura, Peciar tem obras em Desenho, Gravura e Pintura, algumas obras podem ser visualizadas no acervo digital do CAL.

Na RS-287, o monumento do pórtico de acesso à Silveira Martins também se configura uma de suas obras.

O artista doou grande parte do acervo pessoal e de outros artistas para o MASM e para a UFSM.

Ele tinha 81 anos. Também desenvolveu atividades, entre outros locais, no Instituto “Escuela Nacional de Bellas Artes”. O sepultamento ocorre nesta segunda-feira, 06/03, às 13h30min, no Cementerio del Norte, em Montevidéu. Direção e comunidade do Centro de Artes e Letras, de modo particular seus colegas do Departamento de Artes Visuais, manifestam profundo pesar e expressam condolências aos familiares.

Confira parte do acervo do Artista disponível na Galeria Digital do Centro de Artes e Letras clicando >>AQUI<<

peciar

Silvestre Peciar