A equipe de trabalho do CAPPA é composta pelo Quadro Técnico (servidores da UFSM), estudantes de pós-graduação em Biodiversidade Animal, e estudantes de graduação desta mesma universidade. Além destes, a equipe conta com pesquisadores associados vinculados a outros setores, mas que desenvolvem e/ou colaboram com as atividades aqui desenvolvidas.
Quadro Técnico
Flávio Pretto
– Paleontologia e morfologia de Vertebrados
– Sistemática e taxonomia de tetrápodes do Permiano e Triássico
– Origem e evolução de Dinosauria
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2009), Mestre em Geociências pela UFRGS (2012) e Doutor em Ciências (2017) pela mesma instituição, em que se dedicou ao estudo da biota permo-triássica, com ênfase em pararrépteis e no estudo da origem e diversificação dos dinossauros. Integra o CAPPA desde 2015 onde, além de realizar estudos anatômicos e a descrição de novos táxons, coordena estudos relacionados a reconstruções de parâmetros paleobiológicos de organismos extintos (como a massa e os tecidos musculares) e a simulações biomecânicas, com ênfase em fósseis do Período Triássico. Coordena também ações de extensão voltadas à popularização da ciência e à valorização do patrimônio fóssil, orientando estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado.
Contato: pretto.paleo@gmail.com / flavio.pretto@ufsm.br /
Leonardo Kerber
– Padrões morfológicos de espécies extintas
– Registro fóssil, taxonomia e sistemática
– Morfologia endocraniana e suas implicações evolutivas
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2008), Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2011) e Doutor em Ciências (2014) pelo mesmo programa. Foi pesquisador de Pós-Doutorado na Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul entre 2014-2015 e pesquisador de Pós-Doutorado na University of Zurich durante o início de 2016. Tem se dedicado ao estudo de mamíferos extintos e cinodontes não-Mammaliaformes da América do sul.
Atualmente é Coordenador do CAPPA/UFSM.
Contato: leonardokerber@gmail.com /
Rodrigo Temp Müller
– Paleontologia de vertebrados
– Sistemática e taxonomia de arcossauros do Triássico
– Origem e evolução de Dinosauria e Pterosauromorpha
Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) (2014), Mestre (2016) e Doutor (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem se dedicado ao estudo da biota triássica, com ênfase no estudo da origem e diversificação dos dinossauros e pterossauromorfos. Atualmente, dedica-se ao estudo da taxonomia e evolução de arcossauros do Triássico e ao refinamento bioestratigráfico das unidades geológicas do Triássico brasileiro.
Contato: rodrigotmuller@hotmail.com /
Gisela Sartori Farencena
Bacharel em Administração (2016) pela Universidade Federal de Santa maria (UFSM) e Mestre em Gestão de Organizações Públicas (2021) pela mesma instituição (UFSM).
Atualmente é Assistente em Administração no CAPPA/UFSM.
Contato: gisela.farencena@ufsm.br / gisela.adm.95@gmail.com
Alunos de Doutorado
Tem se dedicado ao estudo morfológico de mamíferos do Neógeno e do Quaternário (cervídeos e roedores). Atualmente desenvolve estudos sobre biodiversidade de roedores caviomorfos do Mioceno da Amazônia.
Débora Moro
Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS) (2019), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2021), e estudante de Doutorado na mesma instituição. Atualmente desenvolve estudos sobre descrição anatômica e filogenia de novo espécime de dinossauro Sauropodomorpha, e as implicações paleoautoecológicas e biomecânicas referentes aos primeiros dinossauros.
Contato: deboramorod@gmail.com /
Gabriela Menezes Cerqueira
– Paleontologia de vertebrados
– Sistemática e taxonomia de Pterossauros
– Padrões de alometria filogenética em Pterossauros
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) (2017), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas pela mesma instituição (2019) e estudante de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente desenvolvendo pesquisa com o uso de proporções corporais como critério taxonômico para Pterosauria.
Contato: gabrielamenezes0301@gmail.com /
Lívia Roese Miron
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre Pela Universidade de São Paulo (USP).
Desenvolveu estudos sobre morfologia de cinodontes não-mamaliaformes.
Contato: livia.roem@hotmail.com /
Maurício Garcia
– Paleontologia de vertebrados;
– Sistemática e taxonomia de arcossauromorfos do Triássico;
– Origem e evolução de Dinosauria e Pterosauromorpha
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre e Doutorando em Biodiversidade Animal pela mesma instituição. Tem experiência de pesquisa na área de Paleontologia de Vertebrados, com ênfase em Archosauromorpha do Triássico sul-brasileiro.
Contato: mauriciossauro@gmail.com /
Letícia Rezende de Oliveira
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2019). Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Animal (PPGBA) na mesma instituição.
Desenvolve estudos na área de sistemática de Archosauria.
Contato: l.rezende2707@gmail.com /
Bacharela (2021) e Licenciada (2022) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Mestre (2023) e Doutoranda em Biodiversidade Animal pela mesma instituição (PPGBA/UFSM).
Sua pesquisa está focada em sauropodomorfos e neuroanatomia de Ornithodira
Alunos de Mestrado
– Paleontologia de vertebrados
Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, e estudante de mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Animal na mesma instituição.
Contato: jossanomorais42@gmail.com /
Fabiula Prestes de Bem
– Paleontologia de vertebrados
Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidades Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW) (2019). Especialização em Perícia e Auditoria Ambiental (UniCesumar/2022). Estudante de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Contato: prestesfabiula@gmail.com /
André de Oliveira Fonseca
– Paleontologia de Vertebrados
– Evolução e Sistemática de Ornithischia
Bacharel (2023) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal na Universidade Federal de Santa Maria (PPGBA/UFSM). Projeto de pesquisa focado na anatomia poscraniana do sauropodomorfo Macrocollum itaquii.
Contato: andre_o_fonseca@outlook.com /
Jeung Hee Schiefelbein
– Paleontologia de Vertebrados
– Taxonomia e Osteologia de Rincossauros
Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Aluna de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (PPGBA/UFSM).
Sua pesquisa atual envolve Osteologia e Taxonomia de Rincossauros do Triássico do Sul do Brasil.
Mariana Doering
Bacharel (2019) em Ciências Biológicas pela UPF (Universidade de Passo Fundo). Estudante de mestrado no Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Animal pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).
Desenvolve estudos referentes a bioestratigrafia do sítio Niemeyer.
Contato: marianadoering@outlook.com /
Thais Gotuzzo de Menezes Medina
– Paleontologia de Vertebrados
– Paleoneurologia de cinodontes
Licenciada em Ciências Biológicas (2023) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Aluna de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal na Universidade Federal de Santa Maria.
Trabalha com a paleoneurologia de cinodontes, em especial do traversodontideo Massetognathus pascuali.
Contato: thais5medina@hotmail.com /
Jhonata Henrique Araújo Martins
– Paleontologia de Vertebrados
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (2024) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal na Universidade Federal de Santa Maria (PPGBA/UFSM). Atualmente desenvolve sua pesquisa com anatomia comparada e pós-craniana de traversodontídeos, em especial, de Siriusgnathus niemeyerorum.
Egressos
Lúcio Roberto da Silva
Licenciado em Ciências Biologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (2006). Mestre em Ciências Biológicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel-RS e Doutor no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Contato: luciors.bio@gmail.com /
Dilson Vargas Peixoto
Escritor, licenciado em História pela Universidade Franciscana, bacharel em Ciências Biológicas e mestre em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem como seguintes áreas de atuação e interesse: morfologia pós-craniana de preguiças terrícolas (Xenarthra, Folivora); miologia e biomecânica de “prossaurópodes” (Dinosauria); História Ambiental; Literatura Fantástica.
Cristian Pereira Pacheco
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) (2013), Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (UFSM) (2015) e Doutor (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dedicou-se ao estudo de paleoecologia, sistemática e biogeografia com foco em tetrápodes do Permiano e Triássico. Mais recentemente, à descrição anatômica, sistemática e filogenia de novos achados de Herrerasauridae.
Contato: crispachecors@yahoo.com.br /
Ane Elise Branco Pavanatto
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2010), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015) e Doutora (2019) pela mesma instituição. Desenvolveu estudos sobre a anatomia de cinodontes Traversodontidae e estudo da variação intraespecífica de Exaraetodon, um dos mais abundantes cinodontes encontrados no Triássico do Brasil.
Contato: anepavanatto@hotmail.com /
Paula Copetti
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2018) e Mestre (2020) pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal, na mesma instituição. Desenvolveu estudos sobre descrição anatômica de mamíferos fósseis do grupo Tayassuidae.
Contato: copettipaulalopes@gmail.com /
Arymathéia Franco
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/CANOAS) (2018). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal (UFSM). Dedica-se ao estudo de morfologia e taxonomia de cinodontes não-mamaliaformes.
Contato: arymatheiafranco@gmail.com /
Micheli Stefanello
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2015), Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolveu estudo sobre sistemática e anatomia de cinodontes Probainognathia.
Eduardo Neves
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2014), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e estudante de Doutorado nessa mesma instituição. Atualmente desenvolve estudo sobre sistemática e anatomia de Procolophonoidaea.
Contato: edusneves90@gmail.com /
José Darival Ferreira
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (2011), Mestre em Geociências, com ênfase em Paleontologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2014) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal na Universidade Federal de Santa Maria. Entre os principais interesses de pesquisa está o estudo da evolução do cérebro em sinápsidos, particularmente em mamíferos. Trabalhou com na evolução endocraniana dos roedores caviomorfos.
Contato: darival.ferreira@gmail.com /
Daniel Oliveira
Bacharel e Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2023). Possui experiência em paleobiologia, anatomia e sistemática de tetrápodes permotriássicos, com ênfase em Archosauromorpha e Dicynodontia. Atualmente desenvolve pesquisas com anatomia comparada e ecologia de arcossauriformes Proterochampsidae.
Contato: doliveira.simao@gmail.com /
Tiane Macedo Oliveira
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) (2016), Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolveu estudo sobre sistemática e anatomia de Archosauromorpha do Triássico Inferior.
Contato: tina13oliveira@gmail.com /
Tabata Freitas Klimeck
Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2017) e Mestre (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dedicou-se ao estudo morfológico de Cingulata do Paleogeno da Bacia de Curitiba e da Fauna da Formação Guabirotuba.