Ir para o conteúdo CAPPA Ir para o menu CAPPA Ir para a busca no site CAPPA Ir para o rodapé CAPPA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

O Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM) foi criado com o objetivo de dar suporte à pesquisa paleontológica na região da Quarta Colônia, Rio Grande do Sul (municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Restinga Seca, São João do Polêsine, lvorá, Silveira Martins, Nova Palma e Pinhal Grande).

Notícias
Anatomia craniana de fóssil proveniente de São Gabriel/RS
Nesta semana, o trabalho intitulado “Endocranial morphology of the Brazilian dicynodont Rastodon procurvidens (Therapsida: Anomodontia)” foi publicado na revista Journal of Anatomy. O estudo é resultado da colaboração entre o Laboratório de Paleobiologia da Unipampa e o CAPPA da UFSM,…
01/11/2019
Novo estudo sobre anatomia craniana de Roedor
Um novo estudo publicado no periódico Journal of Morphology por Leonardo Kerber (CAPPA/UFSM), José Darival Ferreira (doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da UFSM), e Francisco Ricardo Negri (Universidade Federal do Acre), reestudou a anatomia craniana do roedor…
01/11/2019
Adiamento do 3° Paleodia
Devido ao alto volume de chuvas na última semana, especialmente nesta quinta-feira, tornou-se inviável realizar o 3° Paleodia neste sábado. Sendo assim, o evento está ADIADO, e nova data será divulgada em breve nas redes sociais do Centro de Apoio…
17/10/2019
Vem aí a 3ª edição do Paleodia da Quarta Colônia
No dia 19 de outubro de 2019, será realizada a terceira edição do Paleodia da Quarta Colônia, o já tradicional evento que acontece em comemoração ao Dia da Criança, aliando diversão e aprendizado sobre Paleontologia. Horário: a partir das 15h;…
27/09/2019
Novo registro de dinossauro em São João do Polêsine
A região central do Rio Grande do Sul, incluindo Santa Maria e os municípios Quarta Colônia, é agraciada com uma rica fauna de vertebrados fósseis do Período Triássico (233 milhões de anos), incluindo os mais antigos dinossauros do mundo. Em…
09/08/2019