Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

O Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM) foi criado com o objetivo de dar suporte à pesquisa paleontológica na região da Quarta Colônia, Rio Grande do Sul (municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Restinga Seca, São João do Polêsine, lvorá, Silveira Martins, Nova Palma e Pinhal Grande).

Notícias

Curso de elaboração e tratamento de imagens digitais
O CAPPA/UFSM está organizando um curso de Elaboração e Tratamento de Imagens Digitais.Serão disponibilizadas 20 vagas, preenchidas por ordem de envio de e-mail solicitando inscrição. O curso acontecerá de 6 a 8 de maio de 2019, nos dois turnos, manhã e…
12/04/2019
Divulgado novo estudo de espécie de preguiça terrícola
Em um novo estudo intitulado “Um novo registro de Lestodon armatus Gervais, 1855 (Xenarthra, Mylodontidae) do Quaternário do Sul do Brasil e considerações na sua anatomia pós-craniana”, o acadêmico Dilson Vargas-Peixoto, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da UFSM…
02/04/2019
Novo estudo sobre roedor que viveu há cerca de 10 milhões de anos na Amazônia
Durante o Mioceno da América do Sul (23 a 5 milhões de anos atrás), os roedores caviomorfos (capivaras, porcos-da-índia, chinchilas, porcos-espinho, entre outros) eram muito mais diversos em formas e tamanhos corporais do que os seus parentes viventes. Para se…
20/03/2019
Apresentado elemento fragmentário do membro posterior de um novo morfotipo de lagerpetídeo
Cerca de 230 milhões de anos atrás durante o Período Triássico, onde hoje é o sul do Brasil e a Argentina, estavam surgindo os primeiros dinossauros do mundo. Além dos dinossauros, outros grupos muito próximos compartilhavam as paisagens que viriam…
18/03/2019
Vídeo institucional do CCNE
Lançado novo vídeo institucional do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM. Nele o CAPPA também está contemplado.
16/06/2016