Ir para o conteúdo CAPPA Ir para o menu CAPPA Ir para a busca no site CAPPA Ir para o rodapé CAPPA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

O Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM) foi criado com o objetivo de dar suporte à pesquisa paleontológica na região da Quarta Colônia, Rio Grande do Sul (municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Restinga Seca, São João do Polêsine, lvorá, Silveira Martins, Nova Palma e Pinhal Grande).

Notícias
Adiamento do 3° Paleodia
Devido ao alto volume de chuvas na última semana, especialmente nesta quinta-feira, tornou-se inviável realizar o 3° Paleodia neste sábado. Sendo assim, o evento está ADIADO, e nova data será divulgada em breve nas redes sociais do Centro de Apoio…
17/10/2019
Vem aí a 3ª edição do Paleodia da Quarta Colônia
No dia 19 de outubro de 2019, será realizada a terceira edição do Paleodia da Quarta Colônia, o já tradicional evento que acontece em comemoração ao Dia da Criança, aliando diversão e aprendizado sobre Paleontologia. Horário: a partir das 15h;…
27/09/2019
Novo registro de dinossauro em São João do Polêsine
A região central do Rio Grande do Sul, incluindo Santa Maria e os municípios Quarta Colônia, é agraciada com uma rica fauna de vertebrados fósseis do Período Triássico (233 milhões de anos), incluindo os mais antigos dinossauros do mundo. Em…
09/08/2019
Divulgado estudo de reconstrução virtual do endocrânio de Cinodontes Traversodontídeos
O que pensavam os ancestrais dos mamíferos? Talvez nunca saibamos. Entretanto, graças à tomografia computadorizada, é possível reconstruir a morfologia externa do cérebro dos animais extintos!Na semana passada foi publicado um novo estudo intitulado “Virtual reconstruction of cranial endocasts of…
05/07/2019
Novo estudo da equipe do CAPPA/UFSM publicado
Descobertas realizadas na última década revelaram importantes informações acerca dos dinossauros do Período Triássico da região central do Rio Grande do Sul, os mais antigos dinossauros do mundo. Entretanto, alguns espécimes estudados anteriormente ainda permanecem obscuros ou pouco compreendidos. Este…
04/07/2019