Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO

O Projeto Estratégico Geoparque Quarta Colônia é uma iniciativa da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este já possui uma trajetória e algumas condições para a efetivação da proposta, dentre elas, a singularidade geológica (pré-requisito indispensável para o pleito) e principalmente, interesse da comunidade acadêmica da UFSM em contribuir com a população desses lugares na construção de tal estratégia de desenvolvimento local. A intenção é implementar e coordenar uma proposta de geoparque no território da Quarta Colônia visando novas alternativas para a economia regional, de forma sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação para o meio ambiente, incentivo à geração de renda através de iniciativas privadas, bem como ao turismo local. Tudo isso, através da apropriação do conhecimento, da capacitação da comunidade, da formação acadêmica, da pesquisa, da extensão, da intervenção e da articulação junto ao poder público local, entidades e sociedade civil organizada.

A Quarta Colônia é composta por nove municípios gaúchos: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá , Nova Palma , Pinhal Grande , Restinga Seca , São João do Polêsine e Silveira Martins. As características destes municípios que compõem a Quarta Colônia, como a beleza natural das suas paisagens, da abundância de água de seus rios e de suas cascatas, da raridade dos fósseis ali encontrados que testemunham as mudanças ambientais do planeta nos últimos 250 milhões de anos e a cultura preservada dos seus imigrantes, se bem articuladas, podem permitir que essas comunidades possam legar, às próximas gerações deste planeta, um futuro em que a qualidade de vida esteja em sintonia com a conservação da sua cultura e com a sua herança geopatrimonial. 

Facebook
Instagram
Site Turístico
Relatório de Ações

No ano de 2018 algumas iniciativas já ocorreram na UFSM e nos territórios para a efetivação desse projeto. Foram realizadas reuniões ampliadas internas e outras específicas com os gestores municipais da Quarta Colônia através do Consórcio de Desenvolvimento  Sustentável da Quarta Colônia (Condesus).

Em 2019 realizamos mais de 180 viagens para sensibilização e capacitações com o poder público e setor produtivo dos municípios, além de uma chamada interna que contempla 14 projetos direcionados ao território, mais de 90 estudantes envolvidos, 50 professores e 10 Técnicos Administrativos em Educação da UFSM, além de muitos colaboradores externos.

Veículos regionais de imprensa
Planilha de contatos dos veículos de comunicação da região dos Geoparques​
Material de Apoio da II Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial do projeto Geoparque Quarta Colônia
4º Paleodia – Exposição de Ilustrações de Animais e/ou Plantas Pré-Históricas do Rio Grande do Sul – CAPPA UFSM
Materiais de apoio
Enfrentamento à covid-19: "Educação Patrimonial em tempos de pandemia"
Materiais didáticos, Mapas e Cartilhas

Materiais produzidos sobre o território da Quarta Colônia para suporte educacional aos professores da região.

Convênio Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Ações de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha no território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO

Projetos selecionados no Edital Conexões Geoparques e Empresas Juniores
Projetos e Programas desenvolvidos no território - 2020
Projetos e Programas desenvolvidos no território - 2019
Produções científicas

Em construção

Notícias
UFSM Olímpica
Pela primeira vez na história, vivemos uma olimpíada em um ano ímpar e fora do período de quatro anos. Pela primeira vez, também, temos atletas transsexuais como competidores, além de…
Em mais uma edição online, 36º Festival Internacional de Inverno da UFSM começa nesta quinta (29)
Nesta quinta-feira (29) começa o 36º Festival Internacional de Inverno (FIIUFSM) da UFSM. A abertura está marcada para as 15h, com transmissão ao vivo pelo Farol. A programação segue até…
Dia de Proteção às Florestas: conheça a atuação da UFSM na preservação das matas
Neprade tem por objetivo promover a pesquisa em restauração ecológica e recuperação de áreas degradadas O Dia de Proteção às Florestas é comemorado neste sábado, 17…
UFSM e IFFar firmam convênio para o desenvolvimento de ações junto ao Projeto Geoparques
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) assinaram, neste ano, um convênio para o desenvolvimento de ações de Pesquisa e de Extensão voltadas ao…