Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa: patrimônio histórico, gestão documental, memória, preservação

Coordenadora: Maria Medianeira Padoin

Resumo: Várias ações vêm sendo desenvolvidas no que tange a extensão, tendo aporte conjunto a pesquisa e o ensino, que envolvem a temática do Programa “Patrimônio Histórico, Gestão Documental, Memória e Preservação”, no Eixo de Cultura e Arte e na Linha de Patrimônio Cultural. Participam docentes e discentes principalmente das áreas de História e da Arquivologia, tanto da graduação como do pós-graduação. Nesse sentido, a presente proposta é de incorporar este Programa de Extensão ao Projeto Institucional “Geoparques” – Quarta Colônia. Acreditamos que a região é propícia e demanda projetos que considerem a gestão de territórios em municípios de pequena densidade demográfica, possuindo um forte potencial para a relação “inteligente e humana” da preservação do patrimônio cultural em uma perspectiva e base para o desenvolvimento sustentável regional.

Assim, o Programa visa a partir das Humanidades, dialogar e atuar tanto com as outras áreas do conhecimento de forma multidisciplinar, e com as comunidades locais, com o fim de contribuir na preservação de seu patrimônio cultural. Nesse momento, as ações propostas envolvem atividades que visam colaborar com a preservação efetiva do patrimônio histórico cultural e assim da memória da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul.Pretendemos que as ações previstas junto à Prefeitura de S.J. do Polêsine e também do CPG de Nova Palma (como pilotos) integrem o Projeto GEOPARQUE (ação 2.1- a).

As ações objetivam a atuação na organização do acervo documental da Prefeitura de S. J. do Polêsine, a colaboração na criação de políticas para a implementação do arquivo histórico municipal, na oferta de minicursos de capacitação e planejamento, e na produção de uma síntese histórica e a produção de um vídeo. No que se refere ao Centro de Pesquisas Genealógicas (CPG) de Nova Palma, em 2018 trabalhamos na reedição ampliada do livro de História da Quarta Colônia (de Breno Sponchiado), pela Editora da UFSM.Pretendemos agora continuar com o apoio técnico na preservação daquele rico acervo documental e na divulgação de projetos que foram produzidos a partir deste. Assim, as ações que envolvem os minicursos de capacitação além da parte específica para S.J. do Polêsine, também há a parte geral aberta as demais prefeituras do Condesus Quarta Colônia (como já foram realizados uma primeira fase em 2018). Pretende assim dar continuidade ao tratamento arquivístico e na organização do Arquivo Municipal de S.J. do Polêsine, bem como na ampliação e continuidade da pesquisa da história local/municipal/regional e na divulgação deste trabalho. Estão incluídos os minicursos e as reuniões com secretários e servidores para a implementação de uma política interna de avaliação e gestão documental, como da criação de um arquivo histórico público municipal em S.J. Polêsine, como a melhoria no CPG de N.Palma.A divulgação dos resultados em eventos e a produção/impressão de pôsters são previstos.

A proposta é uma ação do Programa Patrimônio Histórico, Gestão Documental, Memória, Preservação. Para acessá-lo no Portal de Projetos, clique aqui.