Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde NIEEMS – Geoparque Quarta Colônia

Coordenador: Luiz Fernando Cuozzo Lemos

Resumo: A comunidade da região central do estado utiliza amplamente o balneário de Nova Palma-RS para se refrescar e vivenciar momentos de prazer, em especial no verão. Todavia, o espaço ainda é subutilizado, principalmente no quesito relacionado com os esportes náuticos e atividades físicas de aventura na natureza. Além disso, próximo a esse local existe o Parque Nacional da Quarta Colônia, no qual há uma bela barragem que também pode oportunizar a prática desse tipo de esportes.

Assim, pretende-se implantar uma escola de canoagem para, inicialmente, apenas as crianças e adolescentes do município de Nova Palma. Num segundo momento, esse educandos poderão se tornar guias e monitores das atividades, principalmente atuando com turistas que visitarem o local.

A canoagem é um esporte belíssimo, no qual o praticante tem contato direto nos recursos naturais e, por conta disso está amplamente aderido no processo de educação ambiental e de preservação da natureza, assim, os canoístas são verdadeiros agentes de proteção ambiental.

Além disso, pretende-se realizar eventos esportivos (passeios embarcados e competições esportivas náuticas), movimentando toda a região do Geoparque da Quarta Colônia, atraindo mais pessoas para conhecer e se encantar com as belas naturais do local.

Os alunos do município que se destacaram participarão da equipe de canoagem da UFSM em competições regionais, estaduais e nacionais, podendo até mesmo, em pouco tempo, virem a integrar a equipe nacional da modalidade.

A proposta é uma ação do Núcleo de de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS). Para acessá-lo, clique aqui.