Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Resultados do questionário encaminhado à comunidade através dos alunos da EEEF Arroio Grande – aluno x família.



  • As questões foram propostas em reuniões do NEA de Arroio Grande, realizadas dias 16/03/10 e 06/04/10, e encaminhadas a Direção da Escola, sendo que a professora de Ciências, Beatriz Teixeira Salermo, comprometeu-se em adequar os termos do questionário e encaminhar as mesmas à comunidade através dos alunos. Os questionários foram encaminhados a aproximadamente 100 alunos da 5ª a 8ª série, no período compreendido entre final de maio a inicio de julho de 2010, tendo sido devolvidos 18 questionários.

 

1.    Quais as boas práticas preservacionistas que são praticadas em sua residência familiar e em sua propriedade, buscando a sustentabilidade do meio ambiente?

 
  • (1) A separação dos resíduos domésticos, juntamente com a retenção do óleo de cozinha. Após a armazenagem adequada destes materiais, os mesmos são encaminhados a entidades que darão uma disposição final adequada. Também, é feito o uso sustentável da água e da energia elétrica.
  • (2) Cuidado com o esgoto cloacal.
  • (1) Coleta do lixo.
  • (1) Coleta do lixo e disponibilizado em local onde passa o caminhão do lixo em Camobi.
  • (2) Coleta seletiva do lixo – separação do lixo.
  • (2) Cuidado com o lixo – não colocando no chão.
  • (1) Recolhendo e devolvendo embalagens de agrotóxicos.
  • (2) Reaproveitando o lixo orgânico, dos restos de alimentos – transformando em adubo para plantas e verduras.
  • (6) Sem desmatamento – sem corte de árvores.
  • (1) Plantando árvores.
  • (1) Mantendo árvores plantadas para proteger o solo das erosões.
  • (1) Preservando o mato nativo nas nascentes.
  • (1) Utilizando somente árvores secas como lenha.
  • (3) Cuidando, preservando, limpando os rios.
  • (4) Não jogando lixo nos córregos e rios.
  • (1) Não jogando lixo na sanga e sempre retirando galhos e “sujeiras” da mesma.
  • (2) Cuidando das ruas para não entupir boeiros.
  • (1) Reciclagem.
  • (1) Reciclagem de garrafas pet, as transformando em potes, porta jóias, licheirinhas e outras coisas mais.
  • (1) A não poluição.
  • (1) A preservação.
  • (1) Produzindo alimentos para o próprio consumo.
  • (1) Utilizando o cultivo mínimo no preparo do solo.
  • (1) Utilizando o plantio direto na palha.
  • (1) Procurando preservar aves e animais silvestres.
  • (1) Cuidando de nossas residências, conservando sempre limpas e caprichadas.
  • (1) Evitar queimadas.
  • (1?) Queimando o lixo para evitar o transporte do mesmo para o rio quando chover..

  2.    Quais os problemas e conflitos ambientais que existem na sua residência familiar, propriedade e comunidade de Arroio Grande?

 
  • (1) Degradação das cabeceiras dos rios, erosão, perda de nutrientes da terra, morte de raíze, desmoronamento de encostas, que acabam arrancando e levando árvores nativas e muitas outras plantas.
  • (1) Erosão.
  • (1) Animais soltos nas ruas.
  • (1) Desmatamento.
  • (1) Muito desmatamento em Três Barras e Arroio Grande.
  • (1) Queima de lixo.
  • (2) Queimadas.
  • (3) Rios poluídos.
  • (1) Colocação de lixo nas sangas, rios.
  • (1) Colocação de lixo nas ruas.
  • (1) Quando chove vem lixo dos vizinhos pelo córrego e arroios.
  • (1) Utilização de veneno nas lavouras.
  • (1) Saneamento básico deficiente.
  • (1) O descaso público relacionado com o saneamento básico, por não oferecer uma rede de esgoto viável em nossa comunidade, forçando as pessoas a agirem por si só.
  • (1) Falta de encanamento para o esgoto, de calçada nas ruas, de iluminação pública, de lixeiras, de orelhão público, de creche, de pracinha.
  •  (1) Esgoto.
  • (2) Poluição.
  • (1) A descarga dos resíduos dos banheiros diretamente na sanga.
  • (5) Enchentes.
  • (1) Falta de consciência da população.
  • (1) Nenhum na minha residência. Observo que em outras casas não tem lixeira, sendo que o lixo é colocado no chão, revirados pelos cães e no outro dia ficam espalhados sobre o chão.
  • (1) Nenhum na minha residência. Nos rios e sangas, o problema das embalagens de agrotóxicos jogadas a céu aberto.
  • (1) As discussões sobre proteger o meio ambiente. 

 3.    Quais as possíveis alternativas que você e sua família sugerem visando minimizar ou solucionar os problemas e conflitos ambientais existentes?

 
  • (2) Saneamento básico.
  • (1) Tratamento do esgoto. (1) Obras para encanamento para o esgoto, de calçada nas ruas, de iluminação pública, de lixeiras, de orelhão público, de creche, de pracinha.
  • (1) Patrolamento das ruas de 6 em 6 meses.
  • (1) Pavimentação das ruas.
  • (1) Conservar estradas limpas.
  • (3) Não jogar lixo no chão e nos rios.
  • (2) Cuidar e preservar os rios.
  • (1) Limpeza dos rios, retirando árvores.
  • (1) Não jogar lixo em bueiros e limpar os mesmos semanalmente, evitando transbordamentos e enchentes.
  • (5) Não desmatar, não cortar árvores.
  • (1) Plantar árvores.
  • (1) Mais coleta de lixo no interior do distrito.
  • (1) Não fazer queimadas.
  •  (2) Não poluir o ar.
  • (1) Reciclagem do lixo.
  • (1) Colocar o lixo no lixo.
  • (1) Não mal tratar dos animais.
  • (1) Reaproveitamento do lixo orgânico nas hortas.
  • (1) Cada um cuidando do seu jeito que pode ajudar.
  • (1) As pessoas devem pensar antes de destruir a natureza. Certos problemas e conflitos existentes são culpa de nós mesmos. Agimos sem pensar e depois vemos as conseqüências com nossos próprios olhos.
  • (1) Educação das crianças e adultos.
  • (1) Informar aos moradores com palestras; com avisos em casa, instalar placas perto dos rios; cuidar das matas.
  • (1) Mais fiscalização pelos órgãos públicos.
  • (1) Construir leis específicas e que tenham monitoramento das pessoas para que a mesma não seja burlada.
  • (1) Fazer mutirõesde cidadãos para que seja, realizadas limpezas, para pelo menos minimizar ou solucionar os problemas da sociedade.
  • (1) Mudanças de atitudes baseadas na conscientização ambiental. Projetos educativos junto às escolas e comunidade, buscando sempre agregar ao invés de desagregar.
  

4.    Como você ou sua família podem auxiliar ou participar na execução das possíveis alternativas sugeridas?

 
  • (1) Criando um núcleo e debatendo os problemas na minha localidade.
  • (2) Criando uma Associação Comunitária.
  • (1) Cuidando do meio ambiente e das ruas, como não jogando lixo no chão e nos rios.
  • (1) Cuidando bem da natureza.
  • (1) Recolhendo o lixo doméstico.
  • (1) Recolhendo enbalagens de agrotóxicos.
  • (1) Não jogando lixo nos rios.
  • (2) Não fazendo queimadas.
  • (1) Preservando a natureza.
  • (1) Não desmatar.
  • (1) Plantando mais árvores.
  • (1) Não mal tratando os animais.
  • (1) Buscando a união com outras pessoas que pensam iguais.
  • (1) Pedindo para que as pessoas não maltratem a natureza, por que senão ela vai ficar cada vez mais destruída e vai se revoltar contra nós.
  • (1) Informar aos vizinhos, participar de palestras, cuidar dos rios e preservar as matas.
  • (1) Conscientizando as pessoas em não jogar lixo em local inadequado.
  • (1) Conscientizando as pessoas de que o lixo não deve ser queimado e nem jogado nos rios. Devem ser acondicionadas e disponibilizadas para o caminhão de coleta. De que as ambalagens de agrotóxicos não devem serem queimadas nem atiradas no pátio ou galpão, mas que devem ser devolvidas.
  • (1) Informando a outras famílias os ganhos que obtemos em relação a qualidade de vida com a adoção de medidas e atitudes sustentáveis.
  • (1) Com o voto, com participação da comunidade.
  • (1) Cuidando das providências tomadas; dando a nossa opinião; e tentando por em prática.
  • (1) Ajudando na execução de mutirões de limpeza junto com a sociedade.
  • (1) Pagando a parte que nos compete para ser feito.
  

5.    Quais as dificuldades encontradas por você ou por sua família para auxiliar ou participar na execução das possíveis alternativas sugeridas detectadas?

 

  • (1) Falta de apoio dos órgãos governamentais.
  • (3) Não existem. Nenhuma.
  • (1) Nem todas as pessoas pensam em preservar o meio ambiente.
  • (1) Que muitas pessoas não tem consciência de que estão prejudicando a natureza e a si mesma.
  • (1) Falta de conscientização de alguns produtores na atividade rural, que tem o hábito de usar muitos venenos e não respeitar o limite das lavouras com os rios.
  • (1) Falta de conscientização das pessoas da comunidade.
  •  (1) As pessoas não valorizam nossa natureza. Se ao cortar uma árvore dada pessoa dissesse “cortei uma árvore e agora vou plantar duas em seu lugar”. Assim não teria tanta erosão em nossa natureza.
  • (1) A falta de informação por parte de outras pessoas em relação a práticas preservacionistas são grandes entráveis na busca por avanços nesta área.
  • (3) Deslocamento.
  • (1) As pessoas não se interessam em fazer o serviço certo, com exceção de algumas.
  • (1) Toda a família trabalha fora.

  

6.    Você e sua família gostariam de participar das reuniões do Núcleo de Educação Ambiental de Arroio Grande, onde são discutidas as questões ambientais da comunidade, planejando, definido e executando ações de educação ambiental? Se “sim”, qual o melhor horário e local?

 
  • (1) Sim. Na minha localidade (São Marcos), às 20:00 horas.
  • (1) Sim. Podem ser em meu bar (São Marcos), às 19:00 ou 20:00 horas.
  • (1) Sim. No salão paroquial, às 20:00 horas.
  • (1) Sim. No salão paroquial, às 19:00 horas no inverno e às 21:00 horas no verão.
  • (1) Sim. Na sala de reuniões do conselho paroquial ou no salão paroquial, à tarde ou à noite.
  • (1) Sim. No Salão da igreja de São Valentim; após as 18:00 horas.
  • (1) Sim. A tarde.
  • (1) Sim. Nas quintas-feiras, as 9:00 horas.
  • (1) Sim. Após as 20:00 horas, em qualquer local.
  • (1) Sim. Na sede do distrito, talvez na escola ou no salão paroquial. O melhor horá´rio seria às 18:00 horas, pois a grande maioria das pessoas desta comunidade trabalhão.
  • (1) Talvez. Se muitas pessoas participarem e se realmente quiserem fazer alguma coisa para melhorar.
  • (1) Gostaria. Na nossa residência (sábado a tarde, as 14:00 horas.
  • (1) Gostaria. Mas não temos tempo; não temos condução para se deslocar até Arroio Grande; e tem membro da família com problema de coluna e não pode caminhar muito longe.
  • (1) Gostaria. Mas a falta de tempo muitas vezes nos impede de nos comprometermos.
  • (1) Gostaria. Não é que não quero, pois trabalho o dia inteiro. Por isso não posso escolher um horário. Fica difícil participar.
  • (1) Não. Mas basta nós cuidarmos da natureza para vivermos num ambiente preservado.
  • (2) Não.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-5374

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes