Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Homenagem póstuma do DTCA ao Professor Nelcindo Nascimento Terra



O Departamento de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFSM presta esta homenagem, em forma de texto, ao Prof. Nelcindo Nascimento Terra, um dos fundadores deste Departamento, falecido em janeiro deste ano.

Professor Nelcindo Nascimento Terra

Nascido em 11 de setembro de 1939 em Santiago (RS), iniciou como professor na UFSM em março de 1966. Trabalhou mais de 50 anos na UFSM. Graduado em Farmácia pela UFSM, especialista em Tecnologia de Alimentos, mestre e doutor em Ciências de Alimentos e pós-doutor pelo Centro de Tecnologia de la Carne. Formou centenas de profissionais que hoje atuam em Universidades, empresas públicas e privadas no Brasil e no exterior.

A maioria de suas pesquisas eram voltadas para as necessidades de empresas de todo o Brasil, fossem elas pequenas, médias ou grandes, sendo o pioneiro na relação empresa-universidade. Como orientador aprofundava o conhecimento científico, reflexivo e crítico do estudante, dando autonomia e articulando a ciência e a tecnologia com as suas repercussões sociais. Foi por muitos anos Pesquisador 1 do CNPq, consultor do CNPq, consultor da CAPES, consultor de inúmeras revistas científicas. Agraciado com vários prêmios e menções honrosas, como Pesquisador Gaúcho (FAPERGS) e André Tosello, concedido à profissionais que por sua dedicação e esforço promovem o desenvolvimento das ciências ligadas aos alimentos, tanto nos seus aspectos básicos, quanto nos aplicados.

Foi um dos criadores do Departamento de Tecnologia e Ciências dos Alimentos, que na época contava com mais três professores e hoje somam 27 professores que ministram disciplinas nos diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM. Foi, também, um dos criadores da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Membro da ASTM (American Society for Testing and Materials) e Presidente da sbCTA (Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos) no Biênio 2001/2002 e conselheiro Nato da sbCTA. Expoente da área de Tecnologia de Alimentos com reconhecimento nacional e internacional, principalmente na área de carne.

Estimado por sua mente brilhante e sua humildade em repassar conhecimentos. Deixou um grande legado e uma legião de pesquisadores e profissionais que o tem na mais alta estima.

Texto e fotos: Prof.ª Neila Richards
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-2655

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes