Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Equipe FieldCrops da UFSM irá estimar o potencial de produtividade de soja no Paraguai

Durante os dias 26, 27 e 28 de maio de 2021, os integrantes da equipe e alunos de pós-graduação Anderson Haas Poersch, Camille Flores, Michel da Rocha e Paula Cardoso juntamente com o Professor Alencar Junior Zanon, visitaram as regiões Centro-Sul e Centro-Norte do Paraguai, principais regiões produtoras de soja.

O país é o quinto produtor mundial de soja com uma área cultivada de 3 milhões de hectares e continua em plena expansão. O principal objetivo da visita foi caracterizar o sistema produtivo paraguaio e identificar o potencial produtivo das lavouras e os fatores limitantes de produtividade.

Nessa visita, a Equipe FieldCrops fechou parceria com a Agrihold representada pelo Engenheiro Agrônomo Sidinei Neuhaus, o qual contatou a equipe para juntos desenvolver um projeto a fim de aumentar produtividade utilizando os mesmos recursos, auxiliando no desenvolvimento do setor sojícola do país.

Primeiramente, a AgroTech realizou uma apresentação de dados climáticos e de produtividade, caracterização de solos e a área cultivada de diferentes culturas no país. Em um segundo momento, a equipe apresentou os objetivos e o desenvolvimento do projeto Potencial e Lacunas de Produtividade de soja no Paraguai, o qual será parte da tese de um aluno de doutorado Eduardo Lago do Programa de Pós-graduação em Agronomia e integrante da Equipe.

Foto: Equipe FieldCrops

O coordenador da Equipe FieldCrops destaca “O kick off do projeto de potencial de produtividade de soja no Paraguai chancela a internacionalização e o reconhecimento mundial da Equipe FieldCrops na produção sustentável de alimentos”.