Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

GEPACES realiza viagem para avaliações técnicas de experimentos em Santa Catarina

Nos mês de dezembro de 2022, integrantes do Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos da UFSM estiveram nos municípios de Caçador e Fraiburgo, em Santa Catarina. O objetivo da viagem foi realizar avaliações do crescimento do sistema radicular em plantas de pessegueiro, macieira e caquizeiro a partir da técnica de minirhizotron.

Esse estudo objetiva auxiliar na determinação de melhores doses de nitrogênio nessas espécies de frutíferas. A técnica de minirhizotron permite através de imagens obter informações sobre a produção, crescimento, decomposição, expectativa de vida e taxas de turnover do sistema radicular em diferentes profundidades do solo.

O estudo é coordenado pelo pesquisador Dr. Leandro Hahn da EPAGRI (Caçador-SC), em parceria com o Grupo de Estudos. Também, esses estudos fazem parte dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos: Caroline Bleidorn de Matos, Adriano Coser e Mateus Baldissera.