Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Parceria entre UFSM e a vinícola Salton reduz em 99% o uso de herbicidas



Com uma atuação cada vez mais orientada pelas demandas ESG, a vinícola Salton tem investido no aumento da sustentabilidade na produção de seus produtos, para trazer o menor impacto ao meio ambiente, otimização dos recursos naturais, preservação da biodiversidade e implementação de boas práticas de uso da terra.

A partir do Núcleo de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, a Salton desenvolveu projetos como: automatização do campo aos processos produtivos; ciência de dados; fermentação inteligente de espumantes (aplicação exclusiva da empresa nesse processo), entre outros. Cada projeto carrega a tecnologia e a inovação para trabalhar dentro do conceito de viticultura 4.0. 

As inovações na preservação da biodiversidade e implementação de boas práticas de uso da terra contribuíram para o ‘Estudo de equilíbrio entre o bioma e o uso da terra’ projeto que uniu pesquisa e ciência e trouxe uma inovação que reduziu o uso de herbicidas em 99% em seus vinhedos. Na última safra, com técnicas naturais de controles de pragas, desenvolvidas com a parceria da UFSM, através do GEPACES (Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos), as quais contribuíram também para a redução do impacto sobre a fauna e a flora locais. Nesse projeto, descobriu-se que o ciclo do Azevém (um tipo de gramínea) coincide com o ciclo vegetativo da videira, suprimindo o desenvolvimento das plantas daninhas, agindo como um herbicida natural, sem prejudicar o equilíbrio natural do ecossistema.  

Em tempo, ESG do inglês, Environmental, Social and Governance, refere-se a uma grande tendência e uma necessária resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea. É uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, por parte das empresas.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-7348

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes