Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Convênios internacionais do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo consolidam oportunidades de intercâmbio

Os professores Dalvan Reinert e Telmo Amado, do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da UFSM, realizaram missão internacional de trabalho pelo Projeto UFSM/CAPES-PrInt, de 09 a 22 de fevereiro de 2023. Neste período, visitaram quatro instituições na França: Faculdade de Ciências da Université de Limoges, École d’Ingénieurs de Limoges, Université de Poitiers e Institut National de Recherche Pour L’agriculture, L’alimentation et L’environnement.

Também visitaram uma instituição na Holanda: Wageningen University & Research. O objetivo da missão foi consolidar parcerias existentes, bem como, prospectar e propor novas parcerias de pesquisa e intercâmbio para professores e estudantes.

Além disto, os professores Dalvan e Telmo visitaram o professor Danilo R. dos Santos, que também é do PPGCS e se encontra como bolsista do PrInt na França. Como representantes da UFSM foram muito bem recebidos em todos os locais e obtiveram êxito em consolidar parcerias, pela manifestação de renovação de convênios existentes e pelo desenvolvimento de pesquisas e publicações conjuntas.

As instituições universitárias estão abertas para intercâmbio de professores e estudantes, com recursos financeiros de cada instituição. Com a Universidade de Limoges, foi acordado um convênio que possibilitará a visita de três professores franceses à UFSM em outubro de 2023.