Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Coluna sobre Agronegócio escrita pela vice-Reitora da UFSM é publicada no Diário de Santa Maria

A Professora Martha Adaime, do Departamento de Química/CCNE e vice-Reitora da UFSM, escreveu sobre o agronegócio em sua coluna no Diário de Santa Maria. Leia o texto na íntegra abaixo.

Formação para o Agronegócio

O agronegócio ocupa um lugar de destaque na economia mundial, principalmente nos países em desenvolvimento, pois contribui para o crescimento da exportação, além de manter o sustento alimentar da sua população. A comunidade do Centro de Ciências Rurais (CCR) desenvolve suas atividades voltadas para esse segmento econômico, que vem se apresentando com grande dinamismo e uma forte capacidade de evolução na geração de renda e oferta de emprego, de acordo com a Confederação Nacional da Agricultura.

Servidores e alunos do CCR estão comprometidos em compartilhar o conhecimento gerado com a comunidade produtiva e científica, além de garantir a formação e capacitação profissional e acadêmica aos discentes, que serão os futuros agentes envolvidos no processo da produção agropecuária brasileira. Essa unidade da UFSM se faz presente como um dos importantes atores na formação de recursos humanos de qualidade e no desenvolvimento econômico, social e científico, não apenas regionalmente, mas também no cenário nacional e mundial. O Centro possui mais de 2,5 mil discentes distribuídos nos seus sete cursos de graduação (Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Alimentos e Educação do Campo – EaD) e nos dez de pós-graduação (Agronomia, Ciência do Solo, Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Extensão Rural, Medicina Veterinária, Zootecnia, Educação do Campo e Inovações Sociais – EaD – e Residência em Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária).

Com excelência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, a principal meta do CCR é a produção de novos saberes, formando profissionais com conhecimentos técnicos e científicos comprometidos com os problemas socioambientais que envolvem o setor produtivo voltado ao agronegócio. Entre os desafios da Unidade e do agronegócio como um todo, podemos destacar a produção em grande escala, evitando o desperdício de água e a poluição. A redução do desperdício e a distribuição de alimentos de forma mais equânime também são destacados entre os desafios. Para isso, o uso adequado de fertilizantes e agrotóxicos é fundamental. Também é importante possibilitar a produção sem desmatamento ou degradação do solo, atentando para o cuidado com o meio ambiente e com os nossos recursos naturais. Todas essas questões necessitam de ciência e tecnologia para que possamos enfrentá-las de maneira adequada. E esse é o importante papel do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria.

Fonte: Diário de Santa Maria, 24 de abril de 2023.