Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GEPACES monitora experimentos na região da Campanha Gaúcha



 

No dia 31 de março os professores Gustavo Brunetto e William Natale, integrantes do GEPACES – Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos – estivarem visitando pomares de oliveira, nogueira pecã e vinhedos em propriedades na região da Campanha Gaúcha. Na oportunidade foram realizadas reuniões com produtores e produtoras, bem como ténicos e técnicas. 

Um dos objetivos foi diagnosticar dificuldades enfrentadas pelas cadeias produtivas, o que pode direcionar pesquisas futuras. Além disso, foram visitados experimentos de longa duração com adubação em videiras, conduzidos pelo Grupo. Os experimentos possuem 12 anos de condução e, provavelmente, são alguns dos experimentos mais antigos do Brasil com adubação na cultura da videira.

O GEPACES destaca que, atualmente, no interior dos vinhedos experimentais predominam espécies nativas do Bioma Pampa. Isso mostra que o cultivo de videiras e de outras frutíferas também possibilitam a preservação desse Bioma.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-8001

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes