Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Apicultura e Meliponicultura realiza mais um dia de vistoria nas meliponas



O Laboratório de Apicultura e Meliponicultura (Lapimel – UFSM) realizou hoje mais um dia de vistoria e estudo das meliponas, abelhas nativas sem ferrão, em suas instalações.

As meliponas são espécies de abelhas nativas do Brasil conhecidas por sua importância na polinização de diversas plantas, além de produzirem um mel valorizado por suas propriedades medicinais. O Lapimel da UFSM dedica-se também ao estudo dessas abelhas e à preservação de suas colônias.

No dia de hoje, uma equipe realizou a vistoria nas colônias de meliponas mantidas no laboratório. O objetivo principal foi avaliar a saúde das abelhas, a produção de mel e o desenvolvimento das colônias. Ao realizar essas vistorias regulares, é possível identificar precocemente possíveis problemas de saúde nas colônias, como infestações de parasitas ou doenças, e tomar medidas preventivas.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas no laboratório têm sido utilizados para orientar produtores e apicultores interessados no manejo das abelhas nativas sem ferrão. Com mais um dia de vistoria bem-sucedido, o Lapimel da UFSM reafirma seu compromisso em contribuir para a preservação das meliponas e para o avanço do conhecimento sobre essas abelhas que desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade e na produção sustentável de mel.

Fotos: divulgação Instagram.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-8281

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes