Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Nova edição do Glossário de Fitopatologia da Embrapa está disponível para download gratuito

Está disponível a 4ª edição revista e ampliada do Glossário de Fitopatologia, obra da Embrapa direcionada a apresentar conceitos relacionados às doenças de plantas e seu controle e servir de guia orientador e facilitador para comunicação entre estudantes e profissionais envolvidos com esta área de conhecimento da agronomia.

O livro, em formato digital, conta com 596 páginas. Esta edição é resultado do esforço e participação de pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, da Embrapa Café, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e da Universidade de Brasília.

Na apresentação do livro, o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Rabelo Cordeiro, afirma que a fitopatologia é uma área de extrema importância para o agronegócio brasileiro, pois suas pesquisas visam minimizar os prejuízos diretos e indiretos causados pelas doenças de plantas. Cordeiro cita que  há centenas de profissionais envolvidos no ensino, na pesquisa e em atividades de campo para o controle de doenças de plantas no Brasil, que é um país expoente na produção mundial de alimentos e de produtos florestais.

Nesse contexto, a obra é direcionada a estudantes, professores, pesquisadores, fiscais agropecuários, técnicos da extensão rural e da iniciativa privada, consultores e produtores rurais que atuam na área do controle de doenças de plantas.

Na foto, técnico observa sintomas da doença Sigatoka negra em folha de bananeira.

O Glossário de Fitopatologia teve sua primeira edição em 2010, com atualizações em 2014 e 2016. Um dos autores do livro, o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Luadir Gasparotto, informa que nesta 4ª edição (2023) foram incluídos 1.650 verbetes, resgatados de literatura nacional e internacional, acessados após a publicação da 3ª edição. Ao todo são cerca de 8 mil verbetes sobre diversos assuntos da fitopatologia.

De acordo com Gasparotto, o objetivo da obra é despertar, em estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da área agronômica o interesse pelo conhecimento e uso correto dos termos ligados à fitopatologia e ao controle de doenças de plantas.

O download do livro é gratuito e pode ser feito clicando aqui.

São autores do Glossário de Fitopatologia: Luadir Gasparotto , engenheiro-agrônomo, doutor em Fitopatologia, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental;  José Clério Rezende Pereira (in memoriam), engenheiro-agrônomo, doutor em Fitopatologia, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental; Rogério Eiji Hanada, engenheiro-agrônomo, doutor em Biotecnologia, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Juvenil Enrique Cares, engenheiro-agrônomo, Ph.D. em Fitopatologia, professor da Universidade de Brasília; José Cristino Abreu de Araújo, engenheiro-agrônomo, doutor em Fitopatologia, pesquisador aposentado da Embrapa Amazônia Ocidental; Paula Cristina da Silva Ângelo, bióloga, doutora em Ciências Biológicas, pesquisadora da Embrapa Café.

Texto e foto de Síglia Souza (Mtb 66/AM) – Embrapa Amazônia Ocidental