Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Equipe FieldCrops coordena o maior projeto de produção sustentável de soja do Brasil

No dia 17 de junho, ocorreu a cerimônia de divulgação dos resultados e a premiação do campeão do maior campeonato de Sustentabilidade da cultura da soja no Brasil, o Campeonato Soybean Money Maker – Safra 2022/2023. O evento, que contou com a participação de produtores de todo o estado do Rio Grande do Sul e consultores do Mato Grosso do Sul, teve como coordenação a Equipe FieldCrops.

Em vista da necessidade de aumentar a produção de alimentos de forma vertical e sustentável, o Brasil assume o papel de protagonista na produção de soja, sendo o maior produtor global. Consciente desse desafio, a Equipe FieldCrops juntamente com a Brazilian Soybean Networking – um grupo de vinte empresas multinacionais e mais de 10 universidades – realizou a terceira edição do Campeonato de Sustentabilidade Soybean Money Maker.

O objetivo primordial do campeonato é gerar informações baseadas em dados de maneira transparente e imparcial, a fim de revolucionar o manejo das lavouras de soja no Brasil, buscando alcançar metas da futura produção agrícola. O diferencial do campeonato reside na busca pela eficiência produtiva de cada lavoura de soja, conciliando sustentabilidade e lucratividade, bem como promover a interação entre produtores e técnicos e o troca de conhecimentos e experiências entre as mais de 100 lavouras dos treze estados participantes.

Todas as informações e resultados gerados durante o Campeonato foram apresentados nesse eventoinesquecível e serão disponibilizados gratuitamente no E-book: “A Revolução da Sustentabilidade na Lavoura de Soja – 3ª Edição”, no site da Universidade Federal de Santa Maria até o final de junho de 2023. Essa iniciativa visa disseminar práticas sustentáveis e impulsionar o desenvolvimento responsável da produção de soja em todas as regiões abrangidas.

O coordenador da Equipe FieldCrops da UFSM, Professor Alencar Junior Zanon, ao lado de todos os participantes e colaboradores do campeonato, expressa sua satisfação em fazer parte dessa ação transformadora. Esse evento revolucionário representa um passo gigantesco rumo a um futuro agrícola mais sustentável no país, onde a produção de alimentos é priorizada sem prejuízo ao meio ambiente. A soja, em conjunto com o atual sistema de produção, são símbolos de uma nova era, onde a harmonia entre produtividade e preservação se torna uma realidade imponente.