Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

2º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura e 1ª Mostra de Produtos em Lã Ovina ocorrem na UFSM até sexta (30)



Secretário da Agricultura do RS e vice-Reitora da UFSM na abertura do evento

Com objetivo de discutir o mercado da lã, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) e do Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura do Estado, realiza o 2º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura: o mercado da lã no RS e a 1ª Mostra de Produtos em Lã Ovina, que se inicia hoje na UFSM. 

Entre os participantes estão criadores de ovinos, esquiladores, cooperativas, barracas que comercializam a lã, indústrias, artesãos e designers que utilizam a lã como matéria-prima, além de universidades, instituições de pesquisa, de Assistência Técnica e Extensão Rural e entidades que representam o setor. O Rio Grande do Sul é o maior estado do Brasil produtor de lãs, com cerca de 8,6 mil toneladas por ano. 

Conforme a analista agropecuária e florestal e membro da Secretaria Executiva do Fundovinos, Sabrina Vaz, a ideia do Simpósio é obter informações que possam contribuir para o desenvolvimento da cadeia, para agregação de valor aos produtos e para a geração de novos produtos; aproximar os atores da cadeia da lã, os agentes públicos e as instituições de ensino e pesquisa; identificar demandas dos diferentes atores; identificar possíveis usos para os diferentes tipos de lã; e propor ações, tanto para a iniciativa privada, como para o Poder Público nas diferentes esferas para o desenvolvimento da cadeia da lã. “Queremos conhecer melhor a cadeia produtiva da ovinocultura, nivelando informações disponíveis sobre a produção, beneficiamento e comercialização da lã”, afirma. 

O evento está contando com o apoio de diversas instituições envolvidas com o tema, como Embrapa Pecuária Sul, Emater/RS-Ascar, UFSM, Sebrae, Federação das Cooperativas de Lã, Laboratório de Lã da UFSM, Arco, Urcamp, Unipampa e Prefeitura de Santa Maria. A pesquisadora da Embrapa, Magda Benavides, realiza duas apresentações no evento. 

O quê: 2º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura: o mercado da lã no RS e a 1ª Mostra de Produtos em Lã Ovina

Quando: 29 e 30 de junho

Onde: Auditório Flávio Miguel Schneider, anexo ao Prédio 42 (CCR – UFSM)

Programação completa: clique aqui.

Fotos: Thalia Walker

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-8490

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes